ERROS QUE OS PAIS

NÃO PODEM COMETER




Introdução

O estudo de Eunice observa que na sociedade atual vários tipos de pais podem ser observados, como

marido-pai, avô-pai, tio-pai,

namorado-pai, irmão-pai,

pai-substituto, pai-padrasto,

pai-solteiro, pai-instável,

pai-desajustado, pai-filho,

pai-problema, pai-ignorado,

pai-não assumido,

pai-maternal,
se extendendo desde aquele pai extremamente participativo que acompanha a esposa no pré-natal, freqüenta reuniões da escola do filho, até o pai omisso que aguarda o resultado do exame de DNA para assumir ou não seu papel de pai.

- Ser pai é como ser um escultor, que pega uma madeira bruta e dela faz uma linda "obra de arte", que enche os olhos de todos.

- Essa não é uma tarefa simplista, fácil e comum, pelo contrário, é uma missão que exige aptidão, devoção, entrega, sacrifício, renúncia, amor e muita dedicação.

- É comum, ouvir após as minhas palestras, sobre: "o desafio de criar filhos em um mundo conturbado", pais com os olhos cheios de lágrimas, dizendo: "Por que eu não escutei tudo isso à 30 anos atrás? Com certeza não teria cometido os erros que cometi e teria sido um pai melhor".

- Diante desse desafio, a pergunta que você pode estar fazendo, é: "Como se preparar para a paternidade responsável?"

Primeiro - Aprendendo com as experiências dos pais. Meus pais criaram 9 filhos, 4 homens e 5 mulheres. Do processo de educação de todos eles, muitas coisas devem ser copiadas, e outras, devem ser evitadas. Aprendemos até mesmo com os erros que os nossos pais cometeram. Hoje eu compreendo que, nas áreas que meus pais erraram, é porque estavam tentando acertar.

Segundo: Ouvindo outros pais que foram bem sucedidos em sua missão. Quando os meus filhos ainda eram pequenos, em uma das minhas viagens fiquei hospedado na casa de um pastor durante uma semana. Foram dias de aprendizagem. Eu e a minha esposa ficamos impressionados com a educação, o respeito, o carinho e a submissão daqueles filhos para com os pais e vice versa. Durante todo o tempo que passamos naquela casa, deu para perceber o quanto aqueles pais foram bem sucedidos na sua missão paternal. Antes de viajar de volta para a nossa casa, eu chamei aquele pai à parte, e perguntei: - Querido, qual é o segredo para se ter filhos assim? Qual é a receita para formar filhos com esse perfil? Eu estava ainda no começo, e não queria errar no exercício da minha missão como pai. Tivemos um bom tempo junto, onde ele me deu uma "aula" inesquecível de "como educar filhos" para que sejam fonte de alegria dentro e fora de casa. Apliquei aqueles princípios, já fazem mais de dezesseis e ainda sou grato a este meu amigo que me ensinou a ser um pai melhor. Muito daquilo que aprendi com ele, vou estar compartilhando com você mais adiante.

QUANTO ANTES MELHOR

1. Eles começaram o processo de educação e disciplina depois que as crianças nasceram, começaram tarde - erraram.

"É verdade que o processo de educação dos filhos começa 20 anos antes do nascimento deles?"

- Quando educamos filhos, estamos esculpindo os nossos netos. Filhos bem treinados, netos abençoados.

- "Grandemente se alegrará o pai do justo, e quem gerar a um sábio nele se alegrará".

(1) Educar filhos pensando na próxima geração, nos ajuda a exercer essa tarefa com mais diligência.

- As marcas que você deixar nos seus filhos, serão transferidas para os netos, bisnetos, para a geração futura.

- Você sabia que a semelhança de José, você pode ser o redentor(a) da sua família.

- As falhas de caráter que encontramos na família, de Abraão até Jacó, não encontramos em José e sua família.

(2) Isso significa que, a partir de você, toda a história de sua família pode ser mudada.

- Qual é o legado que você quer deixar para seus filhos, netos, bisnetos... sua posteridade?

- Tenha isso sempre em mente, educar bem os filhos, é "esculpir os netos".

- Vamos pensar um pouco sobre a "educação intra-uterina".

- Muitos pais erraram por não saber, que, se começa bem à educação de um filho, quando se começa a partir da gravidez.

- Precisamos de algumas informações sobre o processo de gestação, que pode nos orientar facilitando na difícil tarefa de criar filhos com inteligência.

- Em um artigo da revista Super-Interessante n/ do mês sobre Escola Dentro do Útero, o jornalista_____ escreveu um artigo muito esclarecedor.
Aos seis meses de gestação

"Quando o bebê chega aos seis meses de gestação, tem boa parte dos sentidos de um adulto. O sistema auditivo está completo, ele já percebe diferenças de claridade, tem tato no corpo inteiro, além de paladar e olfato. Por isso, alguns acontecimentos traumáticos nessa fase podem ficar em sua memória inconsciente. 'No final da gestação, o feto é mais esperto do que o recém-nascido' diz a Dra.Vera Iaconeli. É que, boiando no líquido amniótico, ele consegue se mover com mais facilidade do que depois de nascer, quando seus membros lhe parecem pesados demais.

Prazer e aversão

Nessa fase, o bebê suga, chupa o dedo, mexe as pálpebras, soluça, brinca com o cordão umbilical", enumera Maria Valeriana, da Unicamp. "Às vezes, ele também chora." Os modernos aparelhos de ultra-som descobriram que, além de tudo isso, ele começa a sorrir quando algo o agrada e demonstra claramente quando sente aversão. Se a mãe come um quitute diferente, com um toque muito amargo, o líquido amniótico fica amargo também e a fisionomia do feto deixa claro que ele não gostou nada da receita exótica.

O ultra-som também revelou, pelo movimento ocular, que o feto sonha. 'Ele passa 16 horas por dia dormindo e sonha durante 65% desse tempo', diz o neurologista Rubens Reimão, especialista em distúrbios do sono. Não se sabe bem com o que ele sonha. Provavelmente, repassa o que passou durante as breves vigílias. 'O final da gestação é a época em que se estabelece a maior quantidade de sinapses, as transmissões entre um neurônio e outro', prossegue Reimão. 'E, para que elas se formem, é preciso estímulo. O sonho é um momento de atividade intensa do cérebro, que favorece a criação das sinapses.'(sinapses?3) É uma etapa fundamental para a inteligência - quanto mais estímulos, melhor.

Ensino acelerado

Quer dizer então que o feto cursa uma espécie de pré-escola na barriga da mãe? Em termos, sim. 'Já foi mostrado que o recém-nascido prefere e se acalma com músicas que ouviu durante a gestação', diz Berenstein. 'Acredito que a sensibilidade musical possa começar a se formar dentro do útero'.

- Há histórias impressionantes, como a do maestro canadense Boris Brott, que, quando criança estranhava a facilidade com que aprendia trechos de algumas obras. Comentou isso com a mãe, que era violoncelista, e ela lhe disse que esses trechos eram exatamente aqueles que ela tocava enquanto estava grávida e não voltou a executar depois. Também é possível que a habilidade lingüística comece a ser adquirida na fase final da gestação. As mães que conversam com o feto estariam habituando-o ao ritmo e à musicalidade da língua. 'Há relatos de crianças que passaram a gravidez em um país estrangeiro, onde a mãe falava outro idioma, e depois tinham dificuldade em aprender a língua pátria', conta Maria Valeriana.

Ainda não se sabe o quanto se pode aprender no útero. Mas não há dúvida de que, ao sair da sua salinha escura depois de nove meses, você já nasceu sabendo ser o que é. Ao menos um pouco.

Aos seis meses.

Quase todos os sentidos funcionam nos últimos meses de gravidez, o bebê já percebe muito do que acontece ao seu redor. Alguns pesquisadores acham que ele até começa apreciar música e a se acostumar com a linguagem. (ver numero da revista e pág)

Com base nessas informações, podemos compreender quais são as conseqüências sobre o bebe quando a gravidez da mãe, não foi desenvolvida em um ambiente saudável, nutridor, abençoador. Sempre que dou palestras às mulheres grávidas, procuro mostrar a importância de elas durante todo o período de gestação, com o apoio dos maridos, criar uma atmosfera propícia dentro da relação de casal e de família, pensando na saúde emocional do bebe. Você já parou para pensar como um pai pode abençoar seu filho(a) ainda no útero da mãe, recitando textos da Bíblia como o Salmo 23.1: "O Senhor é o 'nosso pastor' e nada 'nos' faltará" e também dizendo palavras carinhosas como "você é especial para Deus e para o papai e a mamãe" enquanto acaricia a barriga dela afetuosamente?

- O contrário também é verdadeiro. Muitos pais não tem noção do quanto estão prejudicando ou prejudicaram o bebe, quando na gravidez dizem palavras que geram uma psicologia de destruição da auto-imagem e estima da mãe e da criança. Por causa disso, algumas crianças já nascem com complexos, traumas e tantos outros sentimentos negativos gerados intra-uterinamente. Quando os pais sabem abençoar nutrindo as emoções dos filhos a partir da gestação, eles facilitam o processo de educação quando os mesmos saem da escola "chamada útero materno".

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". (4)

CASAMENTO EQUILIBRADO, FILHOS ABENÇOADOS.

2. Eles pensaram que era possível separar o casamento dos seus filhos.

"Os filhos diziam, preferíamos quem sabe morar em uma casa menor, ter um pouco menos do que temos, mas ter a alegria de ver nossos pais se amando. Nada gera mais insegurança e medo em nós, do que ver nossos pais próximos de uma separação".

- O casamento é a espinha dorsal da família, por isso, é impossível ter uma família equilibrada, se a vida conjugal dos pais está doente.
A saúde da família depende da estabilidade do casamento dos pais. Quando marido e mulher tem uma vida a dois ajustada, os mais beneficiados são os filhos.

- Lares onde é comum os filhos assistirem as "brigas" entre os pais, acabam se tornando um lugar de "deformação". A estabilidade conjugal dos pais é um fator determinante no processo de educação dos filhos. Ou marido e mulher facilitam ou dificultam o exercício da paternidade.

- Como é o ambiente da sua casa, tóxico ou nutridor?

- É um lugar de transformação ou de deformação?

- É um lugar patológico ou terapêutico?

- É um lugar de alegria ou desprazer?

___________________________

1) Provérbios 23.24

2) Gênesis cap 37 ao 51

3) sinapses

4) Provérbios 22.6

APRENDENDO COM OS ERROS DE CINCO PAIS NA BÍBLIA:

Qual foi o erro de Eli - PASSIVIDADE.

· Eli ouviu tudo o que os filhos faziam... (1 Sm 2:22; 3:13)

· "... porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu." (1 Sm 3:13)

· A Bíblia diz: "...criando os filhos sob disciplina, com todo respeito." (1 Tm 2:4,12)

Qual foi o erro de Isaque e Rebeca e Jacó - PREFERIR UM FILHO MAIS QUE O OUTRO.

· O que o sentimento de rejeição pode gerar na criança, no jovem ou no adulto.

· Rebeca ouvi o que o Pai fala para Esaú e monta um esquema mentiroso para que Jacó cheque na frente e roube a bênção do irmão, a preferência dela era por Jacó. O plano deu certo, veja o que ela gerou no coração de Esaú "Passou Esaú a odiar a Jacó...". (Gn 27:41) Esse ódio foi cuzinhado no coração separou os irmãos por 5 anos...

· Jacó tinha 12 filhos: Rúben, Simeão , Levi , Judá , Dã , Naftali , Gade , Aser , Issacar , Zebulão , José ,Benjamim, mas o preferido era José (Gn 37:3) "Ora Israel amava mais a José que a todos seus filhos, porque............"

Autor: Pr. Josué Gonçalves

:::::::::::::::::::::::::

==============




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem