O SOFRIMENTO HUMANO
Texto: Salmo 73:13-14


Introdução:

- O homem tem trazido consigo, desde os primórdios da criação, a marca do sofrimento. Os problemas tiram-lhe a paz. Porém, parece que nos últimos anos as crises que tém assolado a humanidade são maiores e mais freqüentes.

- Seqüestros, assaltos, assassinatos, desajustes conjugais, de­sobediência dos filhos aos pais, drogas, depravação moral, pestes, enfermidades, terremotos, furacões, secas, enchen­tes, descontrole monetário, confusão política, incompreensões, etc., são algumas das aflições pelas quais os homens têm passado.

- Como o cristão irá encarar esses problemas?

- É verdade que todos os grandes pensadores se preocu­param com o problema do mal e do sofrimento humano; mas, o que precisamos mesmo conhecer e entender é o ponto de vista das Escrituras Sagradas sobre este assunto.

I. Causas do sofrimento

As Escrituras falam do sofrimento como sendo um intruso neste mundo, pois Deus criou tudo perfeito e livre de dor, Gênesis 3:1.

Vejamos algumas razões por que o homem sofre.

1. O pecado de Adão e Eva.

- O pecado trouxe consigo os conflitos, a dor, a corrupção, o trabalho penoso e a morte, Gênesis 3:15-19.

- Davi expressou-se da seguinte maneira: "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" Salmo 51:5. Com a entrada do pecado no mundo, vieram as conseqüências: inimizade, Gên. 3: 15; dor: "Com dor terás filhos", Gênesis 3:16; maldição para a terra, Gênesis 3:17; dificuldades: "espinhos e cardos", Gênesis 3:18; canseira e fadiga, Gênesis 3:19; morte: "porquanto és pó, e em pó te tornarás", Gênesis 3:19.

2. Más escolhas individuais.

- São aquelas atitudes que tomamos sem consultar a vontade de Deus e por isso ferimos certos princípios em relação ao que ele estabeleceu para o nosso bem.

- Caim escolheu a inveja e o crime e teve uma vida desastrosa e dolorida, Gênesis 4:14.

- Ló, sobrinho de Abraão, escolheu pela aparência e teve graves proble­mas com vizinhos. Levado pelo egoísmo e vaidade, o homem tem escolhido o caminho mais longo.

3. Desajustes da própria natureza.

- O cristão não está isento de sofrer as conseqüências das catástrofes provocadas por um eventual desajuste da natureza.

- Paulo nos informa que a natureza aguarda a sua restauração. Até que isto aconteça, temos visto terremotos, furacões, mare­motos, enchentes, secas, raios, tremores de terra, etc. Tudo isso causa sofrimento.

4. Para a glória de Deus.

- Deus é Senhor e faz aquilo que lhe apraz.

- Certa vez, Jesus curou um cego de nascença e lhe perguntaram: "Quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: "Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para glória de Deus", João 9:1-3.

II. 0 que o sofrimento pode provocar no homem

O homem reage de diferentes maneiras diante do sofri­mento. A história diz isso e a experiência do dia-a-dia o confirma.

1. Revolta - Há pessoas que se revoltam às vezes porque sofrem muito, ou porque vêem outras pessoas sofrendo. Esta revolta é uma atitude resultante da falta de aceitação do problema em que se acham envolvidas. Mas a revolta não leva a nada; pelo contrário, só piora. Ha pode ser também gerada pela falta de compreensão da causa e do objetivo do sofrimento.

2. Incredulidade - A crença infantil num Deus bom que não permite nada de ruim impera de um modo geral. Portanto, diante de situações difíceis, a tendência natural é cair na incredulidade. Mas, biblicamente, o sofrimento de uma pessoa deve ser motivo para levá-la mais perto de Deus, reconhecendo Sua soberania e amor.

3. Blasfêmia - Muitos chegam a culpar a Deus pelo sofrimento e com palavras expressam sua rejeição. Com isso demonstram impiedade. Ex.: A mulher de Jó queria que ele fizesse isso por causa do sofrimento. "...amaldiçoa a Deus e morre", Jó 2:9.

4. Perda de esperança - O sofrimento pode levar ao desespero, enfraquecendo a capacidade de enfrentar os problemas e calamidades. Às vezes a pressão é tanta que a pessoa perde o prazer de viver, acontecendo aquilo que chamamos de "perder a esperança".

5. Suicídio - Há aqueles que se entregam de tal forma à angústia e ao desespero que acabam praticando o suicídio, na falsa esperança de pôr fim ao sofrimento.

6. Vícios - Alguns, diante de grande carga de sofrimento, apelam para o uso de drogas, bebidas alcoólicas e calmantes medicinais, que são paliativos provocantes de sofrimentos ainda maiores.

III. A posição do cristão diante do sofrimento

O crente fiel e verdadeiro não vê no sofrimento apenas um instrumento de castigo, mas um meio que o próprio Deus usa para abençoá-lo.

1. O crente recebe o sofrimento como prova de amor de Deus. Em Hebreus 12:6 e 7 o autor deixa claro que a correção do Senhor é prova do seu amor para conosco.

2. O crente recebe, inclusive, o sofrimento para seu próprio bem. Romanos 8: 28. Jó só conhecia a Deus por ouvir falar, mas depois passou a conhecê-lo pessoalmente, Jó 42:5.

3. O crente vê no sofrimento uma oportunidade para dar glória a Deus. Atos 16: 22-25.

4. O crente aproveita o sofrimento para testemunhar a sua fé. Paulo diz: "Eu sei em quem tenho crido..." Jó falou: "Eu sei que o meu Redentor vive..."

5. O crente usa o sofrimento para provar sua obediência a Deus. Ex.: Os Jovens hebreus, Daniel 3:14-26.

6. O crente recebe o sofrimento para sua correção. Deus nos corrige de muitas maneiras. E necessário termos a sensibilidade devida para percebemos o que Deus está querendo de nós, quando permite alguma situação difícil que venha gerar sofrimento.

Conclusão:

Sejamos crentes maduros e estruturados que entenda­mos com perfeição os planos do Senhor para nossa vida.

AUTOR: Pr. Aldenir Araújo / VISITE:
http://opregadorfiel.blogspot.com/2010/06/o-sofrimento-humano.html



##############

******************




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem