sexta-feira, 2 de julho de 2010


“DECISÕES”



A Vida e a Morte Estão em Suas Mãos !

“ O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. João 10.10

Texto bíblico: Números 13. 26 – 33; 14. 1- 45

Introdução:

- Deus nos criou para sermos bem sucedidos. Para vivermos bem e sermos felizes. Entretanto, nem sempre somos tão bem sucedidos e felizes quanto gostaríamos, e algumas vezes nos sentimos profundamente infelizes e derrotados.

- As razões dos sentimentos de frustração e derrota são os mais variados, porém, quase sempre, são fruto das nossas decisões. Buscamos o máximo de utilidade, de felicidade, de senso de realização e de prazer, com o mínimo de revezes, de sofrimento e de dor. Nem sempre é fácil tomar as decisões certas.

- O Rei Salomão ensinou que: “ Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte” (Provérbios 16.25. Em resumo, nossas decisões podem gerar vida ou morte!

- Decidir é determinar, é escolher entre alternativas, é arbitrar. Com freqüência envolve a escolha sobre o curso de pensamento ou de ação que precisa ser modificado.

- Algumas decisões são fáceis e obvias, mas outras são difíceis e complexas. Algumas são de conseqüências leves e outra de resultados profundos e mudanças radicais.

- O Pragmatismo ensina que aquilo que funciona é bom e verdadeiro. Aquilo que é prático, que nos dá aquilo que queremos, é legítimo. Entretanto, a maioria de nós carrega conseqüências ruins por ter pensado dessa maneira. Embora tenha seu valor, o pragmatismo não é a resposta para nossa tomada de decisões.

- O povo de Israel havia saído do Egito, onde tinha sido escravizado, e chegou a um lugar Chamado Cades Barnéia. O tipo de raciocínio do povo combina bem com o pragmatismo americano, entretanto a decisão tomada os levou a morte.

- Deus quer nos ajudar a tomar decisões acertadas, a fim de que este ano possa se tornar o melhor ano de nossas vidas.

Se você deseja tomar decisões de vida, e não de morte, você precisa...

1. Livrar-se das frustrações do passado

• O passado afeta a visão do presente – Números 13. 27, 28, 31, 33.

- E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque... Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “ Não podemos atacar aquele povo ; é mais forte do que nós”... Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.

1.2. O passado é curado pela fé em Deus – Números 13. 30

Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!”

1. Encarar o futuro com a perspectiva divina – Números 13.2

“Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados”.

• Confie seu futuro a Deus – Jeremias 29.11

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

• Embase as decisões em Deus e não em circunstâncias – Números 14. 6 - 8.

Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda a comunidade dos israelitas: “A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.

1. Abandonar toda tendência populista – Números 14. 8 – 10a

Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o SENHOR. E não tenham medo do povo da terra porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o SENHOR está conosctenhao. Não tenham medo deles!” Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los.

• Você não poderá agradar a todos – Números 14. 10a

...a comunidade toda falou em apedrejá-los.

• Prepare-se para a crítica e a rejeição - Números 14. 3 – 5

Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?” E disseram uns aos outros: “Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!” Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas.

1. Decidir sempre na direção da visão.

• A falta de visão nos amedronta – Números 13.33

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.

• A falta de visão nos leva a retroceder - Números 14.4

E disseram uns aos outros: “Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!”

1. Decidir entregar-se totalmente a Jesus
- Salmo 37. 3-5

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

• A Vida sem Jesus é morte – Efésios 2. 1,2

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

• A verdadeira vida começa com uma decisão – João 1.12

“ Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”


AUTOR: Pr. Gilberto Wegermann




===============

===============

###############


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.