AMOR E ÓDIO

HABITAM NO

MESMO LUGAR

Texto: 1 João 2:7-11; 4:20-21

(I João 2:7) - Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.

(I João 2:8) - Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.

(I João 2:9) - Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.

(I João 2:10) - Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.

(I João 2:11) - Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

(I João 4:20) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

(I João 4:21) - E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

INTRODUÇÃO


- O antônimo do ódio é amor veja a história desse menino:

Certo menino estava brincando com seu irmão e seu com muita maldade jogou uma pedra nele e acertou em sua cabeça fazendo um ferimento profundo. E ele vendo que estava sendo muito sangue saiu correndo até a casa do médico que era próximo, pois eles moravam em um vilarejo distante da cidade. Ao bater na porta o médico abriu ao ver sua testa sangrando mandou entrar e foi cuidar do ferimento, e ele tinha que levar uns dois pontinhos então o médico disse se você não chorar eu te dou dois chocolate ta bom ele respondeu tu bem. Quando o médico terminou ele disse menino forte e corajoso aqui esta seus chocolate coma tudo sozinho e não de para ninguém ta certo, ele respondeu não doutor eu não posso e meu irmão é um pra mim e outro para meu irmão. O médico espantado disse mas não foi ele quem te acertou essa pedrada ele disse foi, então você mesmo assim vai dar um chocolate para ele o menino respondeu doutor ele é meu irmão.

PROPOSIÇÃODeus e ódio não habitam no mesmo coração

INTERROGATIVADeus e ódio podem habitar no mesmo coração?

TRANSIÇÃOTemos ouvido falar muito que luz e trevas não se combinam e entendemos dessa forma também. Então vamos entender um pouco a respeito desse sentimento em relação com nossa vida com Deus.

1. DEUS E ÓDIO NÃO PODEM HABITAR NO MESMO CORAÇÃO.


1.1. Deus é Amor

1.1.1. A Bíblia diz: Que nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. (I João 4:16)

1.2. O ódio


1.2.1. É um sentimento que nos leva a desejar mal a alguém: Raiva, Ira. É uma aversão (ódio) a pessoa, atitude ou coisas.

1.2.2. Temos que reconhecer nossos preconceitos

1.3. Imagine como deve ser terrível viver com tanto ódio no coração:


1.3.1. Quando vemos pessoas assim, nos bate dois tipos de sentimento: O primeiro é de vergonha e o segundo é de pena porque pertencer a mesma raça .

1.3.1. Não sentimos pena das pessoas que são alvo do ódio de outras pessoas, sentimos pena é da pessoa que carrega tanto ódio dentro do seu coração.

1.3.2. Novo Mandamento: Amar de modo de modo sacrifical como o Senhor amou.

1.3.3. As trevas: Onde vivíamos antes de sermos salvos.

1.3.4. A Verdadeira luz: A revelação de Deus em Cristo.

2. QUANDO TEMOS ODIO NO CORAÇÃO FICAMOS CEGOS.


2.2. Aqueles que odeiam os outros andam nas trevas, mesmo acreditando estar na luz.

2.3. As pessoas que tem ódio no seu coração estão cegas e não consegue enxergar a luz.

3. CADA CANTO DE NOSSOS CORAÇÕES DEVE SER PREENCHIDO COM A LUZ DE DEUS.


3.1. Se não podemos amar os outros, não podemos amar a Deus.

3.2. Embora não mostramos esse ódio publicamente o nível de rancor é o mesmo de manifestações preconceituosa.

3.3 Eu te pergunto: Quando deixamos de amar será que a luz clara e cálida (quente, ardente, apaixonada) de Deus enche canto de nossos corações?

3.4. Toda atitude de preconceito e ódio, por mais profunda que seja, pode ser banida pela luz de deus.

CONCLUSÃO
Senhor faz brilhar Tua luz de amor em meu coração e arranca qualquer ódio que ainda esteja preso em algum canto dentro de mim. Em nome de Jesus. Amém.

Fonte:
http://www.batistarestituicao.com.br/ministracoes/ANDANDO-NA-LUZ.doc





==============

++++++++++++++

#############

+++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem