A RESTAURAÇÃO

DA ESPERANÇA
‘Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho?’ ” Ela respondeu ... “Está tudo bem”. - 2 Reis 4. 26b.

Texto Bíblico: 2 Reis 4. 8 – 37


Introdução:
A esperança que vem de Deus....

Fatos acerca da desesperança:
1. A DESESPERANÇA FLORESCE A DESPEITO DAS CIRCUNSTÂNCIAS – Vv. 8a, 13b.

“Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa...O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército?” Ela respondeu: “Estou bem entre a minha própria gente”.
2. BOA ÍNDOLE E BONS RELACIONAMENTOS NÃO GARANTEM PLENA SATISFAÇÃO – Vv. 9,10, 13b.

“Em vista disso, ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo”. - Ela respondeu: “Estou bem entre a minha própria gente”.
3. SEM DEUS A EXPECTATIVA DE MELHORA É ILUSÓRIA – V.20b
“O menino ficou no colo dela até o meio-dia, e morreu”.
4. ALTRUÍSMO E AUTO-CONTROLE NÃO ATENUAM A DOR DA DESILUSÂO. - Vv. 22,23, 27.

“Ela chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo”. Ele perguntou: “Mas, por que hoje? Não é lua nova nem sábado!” Ela respondeu: “Não se preocupe”. Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada”.
A Restauração
1. O RENASCIMENTO DA ESPERANÇA É GERADO NUMA DECISÃO INTERIOR - Vv. 20b,21,22

“O menino ficou no colo dela até o meio-dia, e morreu. - Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta. - Ela chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo”.
2. A ESCOLHA DE OLHAR PARA DEUS NEUTRALIZA O EFEITO PARALISANTE DA DOR – V. 21

“Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta”.
3. ABRIR O CORAÇÃO NA HORA E LUGAR CORRETOS ATIVA O PODER DE DEUS EM NOSSO FAVOR – V. 27,28.

“Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o SENHOR nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia”. E disse a mulher: “Acaso eu te pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças?”

4. DEPOSITAR A CONFIANÇA EM DEUS TORNA POSSÍVEL TODAS AS COISAS – Vv. 32 – 37.

“Quando Eliseu chegou à casa, lá estava o menino, morto, estendido na cama. Ele entrou, fechou a porta e orou ao SENHOR. Depois deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo. Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse: “Pegue seu filho”. Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu”.Conclusão:
“Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá”. Salmos 37.5


Fonte:
http://www.pibsjcampos.org.br/pibsjcampos/esbocos/arquivo_domingo_noite/07.05.20.doc




===========

+++++++++++

+++++++++++

===========



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem