VIDA CRISTÃ

EQUILIBRADA


Texto:

"Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz." Ef. 4:1-3

- Uma vida cristã equilibrada vem de uma postura correta diante de Deus. Quando uma pessoa conhece realmente a Deus e procura andar de acordo com seus preceitos sua vida terá significado e também segurança.

- A exortação do apóstolo Paulo aos de Éfeso foi: “andar de modo digno”. Este andar enfatiza um viver cristão equilibrado.

- O apóstolo após falar sobre a nova sociedade criada em cristo avança para os padrões nos quais esta sociedade deve andar.

- O que então seria o contrário de uma vida equilibrada? Seria uma vida sem ética e cujas crenças são fragmentadas. Seria uma vida incoerente. As ações não corresponderiam as suas crenças. No entanto, entendemos que a nossa fé determina nossas experiências. Assim sendo, o que cremos deve fazer parte do nosso viver diário. Esta é a exortação de Paulo. A sua palavra era para que os cristãos de Éfeso vivem o evangelho cotidianamente.

- Aqui está o equilíbrio: uma vida onde a fé e a prática andam juntas.
Vejamos então algumas verdades sobre uma vida cristã equilibrada:
I - Vida cristão equilibrada é fruto do equilibro do intelecto e emoção
a) O cristão precisa conhecer a Deus
– Uma vida equilibrada nasce do conhecimento do Senhor.

- No livro do profeta Isaías está escrito: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti (Is 26:3). Não há como pensar em estabilidade, em firmeza se não passar pelo conhecimento de Deus.

- A Bíblia nos diz constantemente que cada área da vida cristã é dependente do uso cristão de nossas mentes.

- Conhecer a Deus é essencial para que possamos experimentá-lo e assim que temos experiência com Ele somos levados a andar de acordo com essa experiência profunda e transformadora.

b) O cristão precisa equilibro nas emoções

– John Stott afirma que o cristão tem como uma de suas maiores fraquezas a tendência para o extremismo ou desiquilíbrio. É preciso buscar coerência (Ef 4:1) no modo de viver.

- Tanto o intelecto quanto as emoções fazem parte da constituição humana e ambas precisam estar em equilíbrio. Assim, cabe ao cristão entender que deve controlar suas emoções. Não esqueçamos da experiência dos dois discípulos no caminho de Emaús.

- Eles sentiram seus corações arderem. Temos que entender que a verdade não é fria e seca (Stott), pelo contrário, ela faz nossos corações arderem.

O Cristão deve tomar cuidado quanto aos seguintes aspectos das emoções:

- Não se exagerado - saiba que emoção não significa espetáculo. Saiba a hora de expressar suas emoções.

- Ter domínio próprio - mesmo diante da ira, da falsidade, da injustiça saiba se controlar. Evite ações que posteriormente te trarão pesar.

- Não deixar-se levar por emoções pecaminosas – vingança, ódio,

- Ser sensível – não podemos perder essa característica.

II – Perigos de uma vida desequilibrada
a) Incoerência – um perigo da vida cristã

– Se a vida do cristão não corresponde a sua fé, certamente algo está errado. Isto trará sérios prejuízos para ele.

- Primeiro, isto implica em falsidade. Sua vida não está sendo verdadeira. Estar na igreja não é garantia de uma vida pura. É preciso ir muito mais além.

- Minha fé deve influenciar diretamente a minha vida prática. Aquilo no que eu creio deve estar presente em minhas ações.

b) Inconstância – (Tg 1:8) Uma vida desequilibrada é inconstante.

- Um cristão que assim vive tende a a não ter estabilidade na fé. Não firma em seus relacionamentos, não é uma pessoa confiável, não tem segurança e torna-se uma pessoa alvo de críticas.

- Muitos estão vivendo desta forma. Falta um compromisso real com a obra de Deus, com o próprio Deus. Falta uma transformação radical na sua forma de ver o mundo.

- Uma vida cristã deve ser marcada pela constância, perseverança e pela fidelidade. Estas características fazem com que o indivíduo cresça como pessoa e possa ter crescimento nas diversas áreas de sua vida.

c) Fracasso – Uma vida sem equilibro certamente será marcada pelo fracasso.

- Este é o resultado de que não persevera ou de quem não sabe controlar sua vida. Não há dignidade, ou seja, não existe honra em uma vida assim.

- O que de fato fica são lamentos resultantes dos próprios erros. É preciso mudar a direção. Pessoas que estão passando por um momento de desiquilíbrio precisam entender que necessitam de ajuda.

- Do livro de Provérbios vem a exortação: O simples dá crédito a tudo, mas o prudente atenta para o seus passos. Pv 14:15.

III – Vida cristã equilibra é o modo cristão de viver
- Há muitos que estão vivendo de faixada. Não seguem o modelo de Cristo. Sua real condição é deplorável.

- Uma vida cristã autêntica deve considerar a relação entre o que se fala e o que se pratica (Mt 23). Se olharmos para a história dos fariseus veremos homens que viviam sem coerência.

- Falavam sobre um tipo de vida, porém, suas práticas não eram coerentes com o que pregavam.

- A vida cristã equilibrada é marcada por um viver caracterizado pelas virtudes cristãs – Humildade, mansidão, longanimidade e amor (Ef 4:1-2)

a) Humildade – esta palavra indica uma pessoa que não que sobrepor a outra.

- A humildade é uma característica do cristão equilibrado. Não quer saber mais do que o outro. Não quer a posição ou o que é do outro.

- A palavra significa humildade de mente, o reconhecimento da dignidade e do valor de outras pessoas, a mentalidade humildade que havia em Cristo, que o levou a esvaziar-se a si mesmo e tornar-se servo.

- [...] Se, porém, ao invés de fazer tudo para obter o respeito dos outros (que é orgulho), nós lhes dermos nosso respeito ao reconhecermos seu valor intrínseco dado por Deus (o que é atitude humilde), estaremos promovendo a harmonia na sociedade de Deus. (John Stott, p. 105)

- Uma vida equilibrada tem como marca uma mente humilde. Isto soa muito forte na época de Paulo, pois para os gregos o orgulho era a virtude e a humildade era fraqueza (Stott, p. 104) O evangelho propõe então uma nova maneira de viver: viver com humildade. Ser humilde não é questão de fraqueza e sim de grandeza e de maturidade.

b) Mansidão - O cristão precisa de moderação.

- Mansidão fala de uma pessoa que sabe de sua força, porém, ele controla esta força.

- Isto implica em um modo de vida que não excede a sua força. Nas palavras de Stott: “é a suavidade dos fortes, cuja força está sob controle”.

- Não use de sua força para machucar ou maltratar o próximo. Saiba que um cristão maduro saberá dosar sua força em respeito e consideração ao seu irmão.

- Quantos não retém sua força e acabam por prejudicar a quem está do seu lado. Daí a importância do cristão ter o fruto do Espírito (Gl 5.21).

- Um cristão equilibrado sabe esperar, sabe se conter, não exceder. Cuidado para que você não ultrapasse os limites de respeito, consideração e confiança daqueles que estão contigo.

c) Longanimidade – o cristão precisa ser paciente.

- Ter longo ânimo. Não ser precipitado em suas ações. “Longanimidade é agüentar com paciência pessoas provocantes, tal como em Cristo Deus nos considerou...” (Stott, p. 106).

- Uma pessoa equilibrada saberá tolerar pessoas provocantes e demonstrará seu padrão de comportamento baseado em Cristo e não no modelo do mundo.

- Um insensato certamente revidaria a provocação, porém, o que é maduro sabe ser paciente e espera na ação de Deus a seu favor.d) Amor – é fruto do Espírito (Gl 5:21).

- É a base das ações do cristão. Assim, uma vida cristã bem sucedida é amorosa. “o amor é a qualidade final, que abrange os quatro anteriores, e é a coroa e a soma de todas as virtudes” (Stott, p. 106)

Conclusão:

- Não podemos viver um dia a todo vapor e no outro ficarmos estáticos. O evangelho deve ser vivido com coerência, prudência e equilíbrio. Isto implica em ações bem refletidas à luz das Escrituras.

- Um cristão equilibrado saberá lidar com as questões diárias de sua vida mantendo-se firme nos alvos certos e dosará sua força utilizando-a apenas nas horas necessárias.

- Sua intenção é conhecer ao Senhor e crescer diante Dele. Sua vida crescerá em maturidade à medida que busca a Deus na oração e na Palavra. Não se desvia para outros caminhos pois entende que o mais importante é “buscar a Deus em primeiro lugar”.

Que Deus nos ajude



+++++++++++

+++++++++++


++++++++++++

++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem