VENCENDO

O SEU

GIGANTE

1 Samuel 17:31-54



Introdução
Todos nós temos os nossos gigantes
1.Os pais, os filhos, os irmão que parecem estar tão longe de Jesus

2.Aquela enfermidade que parece que não vai passar

3.Aquela dívida que parece que nunca vai ser paga

4.Aquela conta impossível de receber

5.As pessoas da cidade que parece que nunca vão se converter

Quantas vezes recuamos irmãos diante de situações difíceis? Simplesmente pelo fato de termos medo.
• A verdade é que todos nós temos lutas e dificuldades

• Às vezes nos achamos pequenos demais para enfrentarmos os gigantescos problemas que surgem à nossa frente e ficamos sem saber o que fazer, aí vem o sentimento de
Derrota
Frustração
Desânimo
medo.

• Estes mesmos sentimentos estavam tendo os israelitas diante daquele problemão que se chamava Golias.

• Não sabiam o que fazer

• Ninguém tinha coragem de lutar

• O medo abateu-se sobre todos.

• Este é um sentimento comum num momento de crise

◦ Quantas vezes ficamos sem dormir

◦ Acordamos naquela angústia

Mas nosso chamado é para confiarmos no Senhor
◦ Não estou dizendo que seja totalmente errado olhar para o tamanho do problema

◦ Não podemos dizer que Davi não tivesse olhado para Golias

◦ Era difícil não fazê-lo

• Golias era homem de guerra, valente, 3 mts. de altura, não temia nada.
◦ Mas aqueles que não conheciam o Deus a quem serviam não podiam ter forças para enfrentar

• Era um situação desesperadora, os filisteus já estavam chamando os Israelitas de covardes.

• Deus então usa a Davi para dar uma lição nos filisteus e no seu povo.

Como podemos vencer o nosso gigante?
1) Você não deve fugir da luta - v.32:

“...teu servo irá e pelejará contra este filisteu”.
Mesmo ameaçado pela derrota - Davi se colocou como servo de Deus e confiou na vitória.

Por mais que as circunstâncias sejam adversas, não podemos nos amedrontar, nem recuar, pois a vitória é certa.

Nosso Deus pelejará por nós - v. 37: “O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu”. (depositou toda sua confiança em Deus).

Ex. Os Israelitas diante do Mar Vermelho.

Hoje será você!!

2) Você não deve aceitar a derrota e o desprezo.
O texto diz (v.42-44) que o filisteu desprezou a Davi, desdenhou e caçoou dele...

Amado, mesmo que tudo indique o contrário, não podemos desistir. (Deus não se prende à aparências).
Quem era Davi para enfrentar Golias? (só foi aceito porque ninguém queria).

Todo o povo de Israel já estava com semblante abatido de frustração, de derrota (já estavam aceitando a derrota).

Ex. 10 dos 12 espias.

3) Você não deve tentar vencê-lo com a própria força

Diz o v.45 que “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.

Davi foi a peleja não confiando na sua própria força ou capacidade, mas confiando na força do Senhor.

Será que a força de Davi era suficiente para derrubar o gigante?

Será que seus esforços são suficientes para resolver seus problemas

Declare a vitória como Davi o fez - nada pode resistir você quando você vai na força do Senhor.
4) Você não deve querer inventar.

Devemos usar o que temos (Davi tinha uma funda e algumas pedras).

Quiseram que ele colocasse uma armadura que não era próprio d´Ele, não era para ele.

Estavam dificultando ao invés de facilitar.

Deus fala: "Abra a tua boca e eu ta encherei.” Em outras palavras: "Tenha ânimo, disposição e eu te ajudarei."
Concluir
Hoje, se passou no seu pensamento recuar por causa de algum problema, nesta hora, Deus lhe diz:
Você não deve recuar.

Você não deve aceitar a derrota ou o desprezo.

Você não deve tentar vencê-lo na própria força.

Você não deve inventar nada, simplesmente diga:
“Confio em Deus, o Senhor poderoso dos exércitos!

Quero lhes dizer uma coisa importante:
• Nós não temos chamado para a derrota

• Deus usou Davi e pode usar a qualquer um para lutar e vencer

• Basta se colocar a disposição

Muitos servos de Deus se colocaram a disposição e foram vitoriosos:
• Isaías: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is. 6:8)

• Jeremias pensava que era um menino, “Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.” (Jeremias 1:7)

• E fica uma importante lição: “Quem é este incircusiso para enfrentar o exército do Deus vivo?”
Dentro da Igreja o diabo afronta os crentes e muitos saem correndo
Nós somos o exército do Deus vivo
Fonte:
http://www.filadelfiacp.hpg.com.br/esbocos/gigante.html



+++++++++++

+++++++++++

++++++++++++

++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem