FAMÍLIA,
INSTITUIÇÃO
FORMADA
POR DEUS
Gn.1.26-28



Int.

- O casamento é a primeira instituição criada por Deus na terra; daí formando a família. Quando Deus formou o homem já havia estabelecido também o processo de formar a mulher.

Gn.2.18- E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele.

- Deus estabeleceu o casamento para dar ao homem e a mulher o complemento do que lhes faltava: comunhão; ajuda mutua; segurança e a formação de uma nova família.

- O casamento foi uma idéia de Deus; estabelecido por Deus e determinado por Deus. Não foi o homem que teve a idéia e nem a iniciativa; mas foi Deus.

- No principio Deus criou o homem e a mulher e os uniu através do casamento. A Bíblia ensina que o casamento é um compromisso público entre um homem e uma mulher de se tornarem um e permanecerem fiéis um ao outro até a morte.

- Uma nova família começa quando um homem e uma mulher se casam. Deus planejou que o casamento e as famílias fossem o fundamento para todas as sociedades ao longo da história.

- A Igreja é um composto de famílias. A Nação é formada por famílias. A família é a célula mater da sociedade. Por isso o inimigo tem por prioridade atacar a família, para atingir a Igreja e desestabilizar a Nação.

- Nos dias de hoje os valores da família tem sido atacados impiedosamente por satanás, para destruir a Nação e a Igreja.

Jo.10.10- O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destuir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

- Jesus está comparando satanás aqui com um ladrão.

I - Vamos Entender o Padrão de Deus para o Casamento.
Gn.2.24- Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

O padrão de Deus para o casamento inclui três ações: Deixar, unir-se e tornar-se uma só carne.

1 - Deixar Pai e Mãe.
Esse novo casal precisa formular seu próprio modo de vida e de resolução de problemas. É difícil fazer isto quando os pais estão sempre observando e desejando que as coisas sejam feitas de sua maneira.

Exemplo: Rebeca saiu da casa de seus pais em Padã-Arã para se casar com Isaque.

2 - Unir-se.
Não é suficiente deixar os pais. Deus diz que o marido e a mulher precisam se unir. A palavra unir significa: “Ficar como duas folhas de papéis, coladas juntas”.

Marido e mulher devem se unir. Nada deve ficar entre eles; nem pais, nem filhos, nem outro homem ou mulher, nem o trabalho, nem o ministério, nem ira, nem ciúmes.

Unido significa um tipo especial de amor. Este amor é maior e mais forte do que os sentimentos do marido e da esposa. Ele está baseado na decisão de ser fiel um para com o outro.

3 - Tornar-se uma só carne.
O pleno significado de “uma só carne” é de que o marido e mulher compartilhem tudo deles mesmos. Compartilhem suas posses, seus pensamentos, seus sentimentos, e seus corpos. Eles devem fazer isto sem medo, sabendo que amam um ao outro como amam a si mesmos. Eles se tornaram “uma só carne”.

Alguns podem dizer: O plano de Deus para a família é impossível. As idéias de Deus sobre o casamento somente poderiam funcionar num mundo perfeito. Estas são idéias antigas de um tempo antigo.

O casamento começou há muito tempo, no Jardim do Éden. E é verdade que o pecado de Adão e Eva prejudicou o casamento.

Milhares de anos depois do Éden, alguém perguntou a Jesus a respeito do casamento. Desde o Éden até o nascimento de Jesus, Deus havia observado a terra. Ele vira todo o adultério, prostituição, poligamia, homossexualismo, divórcio, abuso e tristeza. Mas quando perguntaram a Jesus sobre o casamento, Ele disse: “Não tendes lido que, o Criador os fez homem e mulher, tornando-se os dois uma só carne?” (Mt.19.4). O que era bom no Éden é ainda bom para o nosso mundo hoje. Deus ainda quer que sigamos Seu plano. Os planos de Deus não podem ser frustrados.

- Nós precisamos crer cada dia mais que o Deus que projetou e idealizou a família lá no Éden é o mesmo Deus nosso de hoje.

- Além de a família ser um projeto de Deus, a família também é um presente de Deus para o ser humano.

- Veja como Deus é tremendo. Ele conhece os nossos pensamentos, a nossa vontade, a nossa fragilidade e o nosso medo de solidão.

- Foi por isso que Ele percebeu que não era bom para o homem ficar só. E o que Deus fez? Ele planejou a bênção do casamento para o homem.

- É justamente nesse momento que Deus nos dá o entendimento de que a família é um presente dele para nós.

- Veja que até aqui o Espírito de Deus nos revelou que a família é um projeto de Deus e um presente dele para o ser humano.

- Mas não é só isso, o Espírito de Deus nos revela também que a família é uma bênção para nós.

Sl.68.6- Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.

II - Funções Básicas da Família Estabelecidas por Deus.
1 - A família tem a função procriar.
V.28- E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra.

- A preservação da vida humana acontece pela família.

- O desejo de Deus é que os casais gerem filhos, cumprindo a Palavra de Deus.

2 - A família tem a função psicológica.
- São as condições criadas pela família, para cada individuo da família para o seu desenvolvimento sensorial, afetivo e de conhecimento.

3 - A família tem a função de interagir com outras famílias formando a sociedade.
- Deus quer que nós nos relacionemos uns com os outros, formando um ambiente salutar de convivência.

- É a família assumindo o papel principal no processo de socialização do individuo, levando em consideração os valores éticos e humanos, visando ao bem comum.

4 - A família tem a função espiritual.
- Refere-se a transmissão de valores religiosos no seio familiar.

Dt.6.6,7- E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração.

E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.

- Aquilo que sempre falo: A Igreja começa em casa.

- O testemunho e as atitudes que tomamos darão grandes frutos.

- A educação cristã tem o seu principio no lar.

III - O Lar e a Família é um Lugar para Aprender a ser Feliz.
A família é um lugar onde as pessoas podem ficar à vontade, aceitando-se umas as outras.

Gn.26.8- E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca, sua mulher.

A família é um lugar onde podemos descansar, rir, ficar longe da pressão e gozar a vida. Mas, muitas vezes estas coisas estão faltando no lar.

Ec.9.9- Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.

- Este versículo na Bíblia das Boas Novas diz: “Seja feliz com sua esposa e tenha alegria com a namorada com quem se casou”.

- Deus quer que marido e mulher desfrutem um ao outro no casamento.

- Deus quer que pais e filhos desfrutem uns aos outros e aprendam juntos a usufruírem de momentos alegres.

- Deus quer também que todos os membros da família aprendam como aceitar as diferenças que há entre uns e outros.

Ilustração:

O pastor Charles Swindoll ao escrever sobre o poder do amor para fazer do lar um lugar feliz, conta: Num seminário, havia um jovem que tinha um grande sinal de nascença em sua face. Uma marca vermelha descia desde a pálpebra, passava através de seus lábios e descia pescoço abaixo até seu peito. Este homem vivia bem na presença das pessoas, apesar de sua marca de nascença. Charles perguntou-lhe como ele havia superado aquele sinal. A resposta foi surpreendente. Ele disse: Isso eu devo a meu pai. Desde que eu era pequenino meu pai me dizia, “Filho, está marca é um sinal que um anjo deixou em você, quando o beijou, ele o marcou apenas para mim. Você é especial, e sempre que estivermos num grupo, vou logo identificá-lo. Você é meu. O jovem disse: Eu sinto pena daqueles que não tem marcas vermelhas na sua face.

- O lar é o melhor lugar para uma criança aprender quando deve rir, contar piadas, ou amar as pessoas. Lembre-se de que a Bíblia diz: “O coração alegre serve de bom remédio” (Pv.17.22).

IV - Como Ter uma Família Feliz.
Você já pensou na sua vida sem família? Simplesmente você não existiria.

Sabe por que muitos têm sua família destruída? Porque esquecem que são o resultado da união de duas pessoas que um dia resolveram construir uma família.

O que devemos absorver é que: a única maneira de ganharmos uma guerra dentro da família é evitando a guerra.

- Deus quer que nós cuidemos de nossa família.

I Tm.5.8- Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.

Três passos para se ter uma família forte e feliz:
1 - Quando houver indiferença ou dificuldade de relacionamento, tome a decisão de perdoar.
- Quem não perdoa, sofre muito, não tem vida emocional saudável, nem tem crescimento espiritual.

Ef.4.32- Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

2 - Mude de comportamento.
Ef.4.31- Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.

- A esposa deve tratar o marido como gostaria de ser tratada. E o marido deve tratar a esposa como gostaria de ser tratado.

3 - Renovação da mente.
- A mente de um homem ou a mente de uma mulher só é renovada através da Palavra de Deus. A Palavra de Deus vai substituindo as atitudes negativas por atitudes positivas. É justamente essa atitude positiva que vai abençoar o relacionamento do casal.

- Nunca esqueça – acredite: A bondade constante derrota o mal.

Conclusão:

- Ser feliz e ter uma família feliz é o desejo de Deus para nós. A nossa parte é seguir as orientações da Palavra de Deus e fazermos a nossa parte com excelência.


AUTOR: Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus do Jabaquara em São Paulo - Brasil



==============
==============


=============
=============




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem