ESCOLHAS

Josué 24:13-15: E eu vos dei uma terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas; e comeis de vinhas e de olivais que não plantastes. Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor. Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

• Todos os dias somos confrontados com situações em nossa vida

• E todos os dias somos forçados a tomar decisões

• Somos obrigados a fazer escolhas

• Este é o princípio da fé cristã evangélica, de que a nossa vida é feita de escolhas

Já no jardim o Senhor Deus começou a dar ao homem a opção de fazer escolhas :
Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás . (Gn. 2:16-17)

• Muitos perguntam porque Deus colocou esta árvore, se sabia que o homem pecaria

• Aqui porém está demonstrada uma prova do amor de Deus

• Que consiste exatamente nisto: que Deus nos dá escolhas
• Ele não nos quer como robôs que o obedeçam por que já está programado assim fazê-lo

• Mas constantemente temos a possibilidade de escolher

Há alguns pontos a serem considerados quando fazemos escolhas:
1º. Escolhas envolvem sacrifícios
• Quando fazemos uma escolha, selecionamos uma opção em detrimento da outra (exemplificar)

• Se formos para a direita, não podemos ir para a esquerda

• A palavra escolha é sinônimo de alternativa, opção, dilema, preferência, etc.

• E Deus exige do homem que faça a opção

• Porque não existe meio cristão, meio salvo, meio espírito santo, e nenhum tipo de outro meio para Deus

• Ele nos quer por inteiro e não só pela metade

Jesus nos adverte sobre isto no Livro de Apocalipse: Apocalipse 3:15 - “ Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! ”

• Ao fazermos escolhas temos que saber que há um preço a ser pago

• Gálatas 6: 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará .

• Muitas vezes escolhas imediatas podem trazer conseqüências terríveis

Por isto nosso segundo ponto nesta noite:
2º. Escolhas trazem conseqüências

• Boas ou ruins

• Por isto é importante refletir sobre o que vamos fazer antes de tomar uma decisão

Algumas ponderações devem ser feitas:
◦ Será que Jesus faria o que eu faço

◦ Se é pecado, não deve ser feito

◦ Se o Espírito Santo me inquieta e me deixa intranqüilo, então não devo tomar tal decisão

■ Nós temos a nossa consciência

■ E se somos filhos de Deus, a Bíblia diz que devemos ter a mente de Cristo: I Coríntios 2:16 - Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

■ Atos 5:1-10 nos conta a história de Ananias e Safira: Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. (COMENTAR)
• Muitas vezes tomamos decisões pensando somente no que os homens vão ver


•Pior que isto, muitas vezes não importa se outros vejam, mas se os irmão não estiverem vendo

• Mas Deus vê todas as coisas (Pv. 15:3 - Os olhos do Senhor estão em todo lugar )

• Não tenho que tomar uma decisão pensando no que os outros vão pensar

• É Deus que devo levar em consideração

• Sabem, tem muitas coisas que os homens convencionaram como pecado e que não são na prática

• Gostaria que a Igreja levasse isto em consideração:
◦ Vestes, o que comer ou beber (Mt. 15:11), pessoas com quem andamos (pecadores), pessoas arrependidas e outras coisas são motivos para excluir membros de igrejas

◦ Não pagar contas, mentir, orgulho, racismo, desobediência à liderança e tantas outras coisas mais pecaminosas não são levadas em consideração


• Por isso tome a decisão de nunca julgar, decida-se por isto também ( Romanos 2:1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. )

• Muitas vezes as escolhas envolvem sacrifícios financeiros

• Mateus é um caso típico: Lucas 19:8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.

• Existem negócios que é melhor perder

• Todo sacrifício feito por amor a Deus será recompensado (Tem mais Deus pra dar que o diabo pra tirar) - Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra (Apocalipse 22:12)

Existem muitas escolhas que podemos fazer:
Algumas parecem de pouca importância para a eternidade
■ Morar aqui ou em outro lugar, ir ou não pescar no fim de semana, visitar alguém, ir de carro ou a pé ou de ônibus ou de bicicleta

Mas existem umas fundamentais, creio que as três mais importantes são:

Amar: ( I João 3:14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. )

Perdoar ( Marcos 11:25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. )

Obedecer ( I Samuel 15:22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros )

Cada um destes pontos envolve uma decisão:
Não espere ter vontade de amar para amar, de perdoar para perdoar ou de obedecer para obedecer
Simplesmente diga: eu tomo a decisão de amar, apesar das circunstâncias,
Perdoar apesar do que me fizeram

De obedecer, mesmo que isto significa ter que me humilhar

Agora quer entrar no principal tipo de escolha:
Aceitar a Cristo:
C.H. Spurgeon foi um famoso evangelista. Certa vez, enquanto falava a seus alunos a respeito da oração, um deles lhe perguntou como se pode saber se as orações serão respondidas. Spurgeon, então, tirou do bolso um relógio de ouro e o colocou sobre a mesa, dizendo que quem quisesse poderia levá-lo. Todos os alunos ficaram muito agitados. Uns simplesmente não podiam crer que um relógio tão bonito pudesse ser dado assim. Outros comentavam: Se eu quiser pegar o relógio, e ele decidir tomá-lo de volta, não ficaria embaraçado? Entrementes, ainda outros diziam: E se ele mudar de idéia de repente? Nesse ínterim, uma garotinha dirigiu-se ao senhor Spurgeon e disse, com resolução: Eu quero o relógio. Tome-o, e tenha cuidado para o manter sempre em bom estado. E, concluindo, acrescentou Spurgeon: Quando eu disse que daria o relógio, realmente falei sério. Por que vocês não creram? Vejam bem: o que Deus nos deseja dar é algo muito mais precioso que o relógio - Ele nos quer dar Seu próprio Filho para ser nossa vida. Por que, então, estando Deus querendo tanto dar, estamos ainda hesitantes em receber?
Tome esta importante decisão, receba a Cristo genuinamente, todos os dias.
• Provérbios 2:1-6 - Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento
Fonte: http://www.filadelfiacp.hpg.com.br/esbocos/Escolhas.html




++++++++++++++
++++++++++++++
++++++++++++++
++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem