ENFRENTANDO
OS ALTOS E BAIXOS
DA ESTRADA DA VIDA




INTRODUÇÃO

Todas as estradas possuem altos e baixos.

Temos aprendido com esta série que precisamos aprender a conviver com os problemas da estrada da nossa vida.

Já vimos aqui às mensagens: Porque existem curvas nas estradas, Quando a noite está escura e silenciosa, Preciso de ajuda. Quando Deus Demora e hoje veremos nos altos de baixos da estrada da vida.

• Quem aqui já não experimentou ALTOS e BAIXOS em sua vida?
• Quem ao dirigir nas estradas da vida, já não experimentou o frescor da estrada da montanha...
• E por outro lado quem já não sentiu o ar sufocante de um congestionamento dentro de um túnel escuro?
• O fato é, que ambos ambientes, fazem parte da vida de todos os motoristas!


SALMO 30
1 Salmo. Cântico para a dedicação do templo. Davídico.

Eu te exaltarei, SENHOR, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa. 2 SENHOR meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste. 3 SENHOR, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida. 4 Cantem louvores ao SENHOR, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome. 5 Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria. 6 Quando me senti seguro, disse: Jamais serei abalado! 7 SENHOR, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado. 8 A ti, SENHOR, clamei, ao Senhor pedi misericórdia: 9 Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade? 10 Ouve, SENHOR, e tem misericórdia de mim; SENHOR, sê tu o meu auxílio. 11 Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, 12 para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te darei graças para sempre.

Vamos ver o contexto do Salmo 30

Um salmo de comemoração pela volta da arca da aliança (ou arca do Senhor) ao Templo de Jerusalém.

Davi se tornou rei de Israel, depois de anos de espera e sofrimento, cumpriu-se a profecia feita por Samuel, a coroa estava sobre a sua cabeça.

A arca da Aliança era muito importante, era o SHEKHINAH, a manifestação e o esplendor da presença de Deus entre seu povo.

Na administração anterior de Saul a arca fora quase esquecida, e com isto toda consciência de moralidade e verdadeira espiritualidade se foi junto.

No começo Davi cometeu erros, pediu a dois homens que não conheciam bem a lei de Moises para transportar a arca, e foi um desastre, não leram o manual (Que está no livro de Levíticos) de transporte da arca, colocaram-na de qualquer jeito sobre um carro de bois e foram embora, não se lembraram que estavam carregando o objeto mais sagrado da terra.

- No meio do caminho como estavam carregando de qualquer jeito a arca ia caindo do carro, quando um homem chamado Uzá ia segurando a arca, morreu. Estava escrito que não se poderia colocar a mão na arca de qualquer maneira.

Davi ficou espantado e temeroso (II Sm. 6:9). Depois daquele episódio Davi passou a olhar a arca de Deus de outra maneira. E decidiu deixá-la na casa de uma pessoa, Obede-Edon, por 3 meses até que ele se estabilizasse no Reino e as coisas se organizassem, porque ele sabia da importância daquela arca dourada, depois de três meses ele viu como aquela família foi abençoada.

Depois de entender bem como transportar a arca, ele fez a mudança e durante o trajeto ofereceu sacrifícios ao Senhor, e diz a Palavra em II Sm. 6: 13-15, que Davi dançou de alegria...

“Quando os que carregavam a arca do SENHOR davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o SENHOR, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do SENHOR ao som de gritos de alegria e de trombetas.”

O Salmo 30 expressa a alegria de Davi quando Deus transformou o seu vale existencial em em um lugar alto, um lugar de vida e paz.

Na estrada da sua vida...
1. DEUS QUER TRANSFORMAR A DOR EM CURA: v. 2

“SENHOR meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste.”

Davi fez...
• Oração por cura,
“Clamei...”

• Louvor por cura,
“Cante louvores e não se cale”

• Propósito da cura,
“Te darei graças para sempre”

Toda cura tem uma finalidade. Se Deus cura é porque ele tem um claro propósito. Ele não cura simplesmente para você se sentir melhor, ou viver alguns anos a mais e depois morrer de outra enfermidade.

2. DEUS QUER TRANSFORMAR A MORTE EM VIDA. v. 3

“SENHOR, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.

3. DEUS QUER TRANSFORMAR O PECADO COM A GRAÇA. v. 5a.

“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda;”

4. DEUS QUER TRANSFORMAR O CHORO EM ALEGRIA. v. 5

“o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.”

5. DEUS QUER TRANSFORMAR A INSTABILIDADE EM ESTABILIDADE. vs. 6-7

“Quando me senti seguro, disse: Jamais serei abalado! SENHOR, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade;”

6. DEUS QUER TRANSFORMAR O PRANTO EM DANÇA. v. 11

“Mudaste o meu pranto em dança.”

Imagine depois de tantas lutas com o terrível Saul, tantas dores, tanta espera pela coroação. Lá estava ele entrando na cidade santa, com a arca santa... Foi só dança, só alegria.

Davi estava dizendo: VALEU A PENA ESPERAR! Com Deus sempre vale a pena esperar!

7. DEUS QUER TRANSFORMAR O SILÊNCIO EM FESTA. v. 12

“para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te darei graças para sempre.”

O texto nos faz uma grande lembrança: Sua vida está cheia de alegria: NÃO SE ESQUEÇA DE DEUS!

Se você está bem, renda graças a Deus!

CONCLUSÃO

Deus tem o melhor! Ele é Deus dos montes e dos vales.

Sl. 23: 4 – “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”

Onde você está na montanha russa da sua vida? Em cima ou em baixo?

• Vimos que se você está em cima! Renda graças a Deus.

• Mas e você que está em baixo, passando pelo vale da sombra da morte, você que está no sufocante túnel, você que está desistindo da estrada, você que já saiu fora da estrada porque a curva era muito fechada desta vez?

Jesus quer ajudar você!

Saia do vale de sua vida e encontre Jesus


Fonte: Pr. Ricardo Aurino /
http://www.pibjacarei.com/esboco/esboco_03_06_2007.htm





::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem