As misericóridas
do Senhor

Texto base: Lamentações 3. 21-26




Introdução:

- quando precisamos enfrentar desafios, resolver conflitos, tomar uma decisão, sempre vamos buscar na nossa memória algo que nos mostre como Já resolvemos, no tempo passado, alguma situação semelhante.
- Jeremias, precisava mostrar ao povo, cativo na Babilônia, que ainda restava esperança e que esta esperança.

- Então ele pergunta a Deus: O que pode nos trazer a esperança?

21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.26 Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.

1 – As misericórdias do Senhor são infindáveis

a) não tem fim – na existência humana tudo tem um fim.

- A situação atual da sua vida, terá um fim. No reino de Deus, as misericórdias expressam o caráter de Deus, os atributos de Deus. São eternas, não se acabam e não têm fim! Aleluia.

b) Isso nos traz esperança: as misericórdias do Senhor permanecem para sempre!

2 – As misericórdias do Senhor são dinâmicas.

a) elas se renovam – em bom português, renovar indica mudar ou modificar para melhor. Deus muda sempre para melhor!

b) A cada manhã – como sentimos isto? O amanhecer é um tempo de expectativas, de disposições, de novas expectativas.

c) Novidade de Vida – As misericórdias não só são melhores como nos surpreendem a cada dia. No deserto, onde não havia nada, a cada manhã Deus enviava o maná. Por isso o apóstolo nos diz para andar em novidade de vida!

d) Nossa esperança é sempre nova – as misericórdias estão sempre se renovando, são dinâmicas, ao logo de todos os dias dos anos. Por isso podemos sonhar. Por isso podemos caminhar na direção dos nossos sonhos;

3 – As misericórdias são a fonte da vida.

a) são a causa de não sermos consumidos – tudo no mundo, maquina para a nossa destruição – poluição, fome, crise, miséria, doenças, podridão moral, egoísmo violência, pecado...

b) por que não somos consumidos?
- Há tanta gente com medo, vivendo sob angústia, depressão, infelicidade constante, pavor, inferioridade.
- Há esperança para você. As misericóridas do Senhor nos preservam, nos guardam, não deixam que sejamos assolados ou consumidos.

c) Isto nos traz esperança – as misericórdias do Senhor são a fonte da vida. Os filhos de Deus jamais perecerão (Jo 10.28 “nunca hão de perecer”)

Conclusão:

- Grande é a fidelidade de Deus com as nossas vidas.

- Como está a sua vida, como está o seu relacionamento conjugal?

- Tem perdido as esperanças? Está difícil.

- Tome hoje uma posição diante de Deus de lutar por aquilo que ele tem te concedido. Ainda que hajam dificuldades a serem vencidas, elas podem ser vencidas através das misericódias do nosso Deus.

- Ousemos colocar nele toda nossa confiança, toda a nossa esperança.

- Lembre-se, hoje, dos sonhos que o senhor colocou no seu coração, num dia especial da sua vida: seu casamento, sua ordenação, sua profissão?


AUTOR: Pr. Elton Melo



+++++++++++++++

+++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem