TRABALHO

BÊNÇÃO OU

MALDIÇÃO?



Divisa:

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação" (2 Pe 1.20)

DEFINIÇÕES
Trabalho:

- Ato ou efeito de trabalhar;
- Conjunto das atividades humanas, manuais ou intelectuais, que visam a produtividade;
- Esforço humano aplicado à produção de riqueza;
- Cuidado ou esmero em qualquer serviço; ofício; ocupação; obra executada ou a executar;
- Fadiga; cuidado; aflição; preocupação; ação de um maquinismo; maneira como alguém trabalha;

Trabalhador:- Diligente; ativo; laborioso; jornaleiro;
- Empregado, assalariado;
- Aquele que trabalha para outrem.


O dia do trabalhador no Brasil:O Dia do Trabalhador (no Brasil também chamado Dia do Trabalho) é celebrado anualmente no dia 1 de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado nacional em muitos deles.
A ORIGEM DO TRABALHO NA BÍBLIA

O trabalho é um exercício criado por Deus“Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar” (Ec 3.10).

A terra foi criada para ser tratada pelo trabalho humano, saudável e comedido“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra” (Gn 2.5).

O primeiro trabalho humano foi a identificação dos seres animais
“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome” (Gn 2.19).

A origem do árduo e não da maldição trabalho (a terra foi amaldiçoada)“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. [...]No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. [...] O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado” (Gn 3. 17, 19, 23).

ALGUNS FATOS SOBRE O TRABALHO
Deus trabalhou e descansou
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito” (Gn 2.2).

Jesus disse que Deus trabalha “até agora” (referindo aquela hora)“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5.17).

Deus, imutável, continua e continuará trabalhando
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tg 1.17).
O trabalho feito por Deus é uma bênção.
O cristão que imita a Cristo, executa trabalhos que são bênçãos
“SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo” (1 Co 11.1).

O diabo realiza trabalhos malditos“Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio* no meio do trigo, e retirou-se” (Mt 13.25).
* Planta gramínea que nasce entre o trigo e o danifica; Coisa de má qualidade que prejudica as que são boas.

Quem serve ao diabo pode executar trabalho para maldição“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1 Jo 3.8).

TIPOS DE TRABALHO NA BÍBLIA
Trabalho na agricultura“E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho” (Ex 23.16).

Trabalho de reparação de obra civil“E os que tinham o encargo da obra faziam com que o trabalho de reparação fosse crescendo pelas suas mãos; e restauraram a casa de Deus no seu estado, e a fortaleceram” (2 Cr 24.13).

Trabalho para a subsistência
“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem” (Sl 128.2).

Trabalho que trás alegria“E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho” (Pv 2.10).

Trabalho proveitoso“Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza” (Pv 14.23).

Trabalho perdidoPorque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite, mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes [...]Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa [...] Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia; (Pv 5.3, 4, 8, 10).

Trabalho sem o pagamentoNão corroborado pela Carta Maior, Lei ou Constituição ou Costume Local não respeitados
“E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires” (Gn 29.26,27);
Ocorrências: Omissão de informação por parte de Jacó; Desinformação sobre os costumes locais; Excesso de confiança de Jacó. “Ninguém será desobrigado de cumprir uma lei sob pretexto de não conhecê-la”.

Trabalho para deleite de outrem“Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão [...]O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comerá um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias” (Dt 28. 15, 33).
Os resultados do trabalho de alguém em desobediência a Deus pode ser passado para outrem.

Trabalho escravo“Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza” (Ex 1.14).
Os filhos de Israel amargaram dura servidão do Egito.

A MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO
O amor por uma mulher
“Depois disse Labão a Jacó: Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário. [...] E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. [...] Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29.15, 18, 20).
O trabalho realizado por amor não traz sofrimento; o tempo passa rapidamente e dá satisfação ao trabalhador.

Trabalho feito com a ajuda de Deus“E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara” (Ex 18.8).
Deus cooperou de forma única no ministério de Moisés, falando com ele várias vezes (Ex 6.10).

O dia do pagamento“E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela” (Gn 29.21).
Como Jacó que tendo trabalhado requereu o pagamento, todos nós trabalhamos em troca de alguma coisa.

Descanso do trabalho
“.Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu” (Dt 5.14).
Todo trabalhador tem direito ao descanso pelo trabalho realizado. A questão do sábado foi explicitada por Jesus que o ignorou como o dia “d” para o descanso. “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor” (Mt 12.8).

TRABALHO NA OBRA DE DEUS
Perfil do Obreiro para uma atividade específica
“Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação. Este será o ministério dos filhos de Coate na tenda da congregação, nas coisas santíssimas” ( Nm 4. 3, 4).
Nem sempre a exigência de um certo perfil é discriminação.

Prosperidade pelo trabalho honesto
“A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará” (Pv 13.11).
Jesus. O trabalhador por excelência
“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5.17).

O trabalho na casa de Deus é recompensado“Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho” (1 Co 3.8).

14O trabalho firmes, constantes e abundantes na Obra de Deus é válido
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Co 15.58).

Hora extra no trabalho de Deus
“Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus” (1 Ts 2.9).

Deus não se esquece de pagar pelo trabalho realizado
“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis” (Hb 6.10).

Deus conheçe a dimensão do nosso trabalho
“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos” (Ap 2.2).

PERIGO DO TRABALHO
Quando um contrato não é cumprido traz frustração ao trabalhador
“E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?” (Gn 29.25).
O sogro deu-lhe uma outra mulher (a irmã da amada).

Há egoístas solitários quem trabalham por ganância
“Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação” (Ec 4.8).

O gasto indevido pelo salário do trabalho
“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura” (Is 55.2).

Advertência de Deus para os maus patrões“Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho” (Jr 22.13).

Deve-se evitar viver dependente de terceiros
“Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós” (2 Ts 3.8).

VERDADES SOBRE O TRABALHO

O bom trabalho pode provocar invejas no companheiro
“Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito” (Ec 4.4).

Não pode realizar ninguém espiritualmente
“Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu espírito” (Ec 6.7).

Só vale enquanto se tem vida“Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?” (Ec 1.3).

É temporal“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Ec 9.10).

AFINAL, O TRABALHO É BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?
O diabo realiza trabalhos malditos“Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio* no meio do trigo, e retirou-se” (Mt 13.25).
* Planta gramínea que nasce entre o trigo e o danifica; Coisa de má qualidade que prejudica as que são boas.

Os trabalhos realizados por quem serve ao diabo pode ser maldição
“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1 Jo 3.8).

Todo e qualquer trabalho realizado por um cristão fiel.
Qualquer outro que seja feito dentro dos princípios éticos.

EU DEPENDO DA GRAÇA DE DEUS.
Fonte: Ev. Enoque Nogueira



+++++++++++
+++++++++++


++++++++++
+++++++++++
+++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem