O que há
de errado,
Senhor?


- Com tanta catástrofe acontecendo nesses dias, com tanta violência, com tanta corrupção, muitas vezes não conseguimos evitar de perguntar para Deus: “O que há de errado, Senhor?”.

- Quando fazemos essa pergunta, muitas vezes o que realmente gostaríamos de dizer é “O que há de errado com o Senhor?”.

- Por que ele permite tudo isso? Mas se os terremotos parecem estar longe de nós, brasileiros, de repente ligamos a TV e vemos um dilúvio como esse que aconteceu principalmente no Rio e em Niterói, onde houve aquela avalanche que levou mais de 50 casas e provavelmente 200 vidas.

- Mas daí você acha que também essa desgraça está longe de você, quando o seu casamento acaba, os seus filhos desonram você, o seu chefe manda você embora, o médico diz que o pior foi diagnosticado. Então a vontade de perguntar “O que há de errado, Senhor? O que há de errado com o Senhor, que me deixa passar por isso?”.

- O salmista fez os mesmos questionamentos no salmo 77. Leia o Salmo 77

- O Salmista está em crise. Não tem medo de questionar sua indignação, declarar sua depressão, expor sua falta de esperança.

- Isso se assemelha muito com o que passamos, não é?

Basicamente a reclamação do salmista é que:

1) Parece que Deus não o escuta mais.

2) Pior do que isso. Parece que Deus não se importa mais com ele.

3) Ele sente que nada mais faz sentido e que não há esperança para ele. No texto, a partir do verso 7 ele começa a fazer algumas perguntas contundentes que merecem respostas vindas da própria Bíblia.

É assim que nos confortamos quando questionamos a nossa fé: voltamos à Palavra. Vamos às perguntas:
1) Deus vai me rejeitar para sempre?

- No meio da crise a idéia de que Deus está nos rejeitando sempre vem à mente. E o que a Bíblia responde? “...pois o SENHOR, o seu Deus, é bondoso e compassivo. Ele não os rejeitará, se vocês se voltarem para ele (2Cro 30.9b)

2) O Senhor nunca mais irá mostrar o seu favor?

- A forma como Deus agiu em meu favor no passado não vai mais acontecer?

- A ira d’Ele contra mim nunca acabará? É isso? A Bíblia responde: ” Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria. (Salmo 30.5)

3) Desapareceu para sempre o amor de Deus?

- O ser humano é curioso. Não demonstra amor a Deus e quando as coisas ficam ruins pergunta se foi Deus quem deixou de amar.

- Ao que vemos na Bíblia: “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.(Romanos 8.38-39).

4) Deus se esqueceu de ser misericordioso?

- Somos tão pecadores que nem deveríamos estar falando com Deus. Não merecemos. Ainda assim achamos que Deus não é mais misericordioso.

- Lembre-se: misericórdia é o castigo que você merecia, mas não recebeu. O que a Bíblia fala sobre o “depósito de misericórdias” de Deus?

- Veja: “Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. (Lamentações 3.22)

5) Deus refreou a sua compaixão?

- Aquele que se sente derrotado pelos problemas pensa que Deus deixou de ter compaixão, de ter “pena”. Nada mais longe da verdade!

- A realidade da dor e da existência do mal não apaga a realidade da compaixão de Deus por nós.

- “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança.

- Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia. (Tiago 5.11).

- Jó sofreu muito, ainda mesmo com a permissão de Deus, mas o Senhor teve compaixão dele, assim como tem de nós.

6) Deus não age mais?

- Ah, essa é uma das idéias que o Inimigo semeia em nossas mentes. Aquele deus que fez tantos milagres e maravilhas parou. Não age mais. Isso é um erro!

- Olhe à sua volta e veja o que o Senhor ainda está fazendo!

- O Salmista teve essa dúvida, mas se animou lembrando das promessas que o Senhor fez e cumpriu. Não há razão para que Ele não cumpra as outras promessas. O pior é quando pensamos que não compensa ser crente, ser cristão. E

- não encontramos a seguinte resposta na Bíblia: “No dia em que eu agir”, diz o SENHOR dos Exércitos, “eles serão o meu tesouro pessoal.

- Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem”. (Malaquias 3.17-18). Eu mal posso esperar por esse dia! E você?

- Finalmente, o salmista faz uma declaração neste texto que precisa pautar a nossa vida em momentos de desespero como o que ele estava passando.

- Ele pergunta: “Que deus é semelhante ao nosso Deus?”. Então vem a resposta na própria Bíblia: “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro”. (Isaías 45.22)

E então? A Bíblia respondeu as suas perguntas?
Que Deus o abençoe!

Fonte: Pr. Davi Liepkan IBCNO © 2010

:::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem