quarta-feira, 26 de maio de 2010


ENGANOS DO CORAÇÃOJeremias 17.5-14


Introdução

- Hoje é muito comum você encontrar livros de “auto-ajuda”, um mercado crescente o mundo, com conselhos sobre como tomar decisões, como ser feliz, como ser vitorioso.

- Existe um conselho recorrente em quase todos esses “conselho-de-revista-de-sala-de-espera”.

- O conselho é: “Siga o seu coração!”. Mas será que podemos confiar no “coração”, isto é, nas emoções?

- Segundo o texto que lemos e outro que veremos a seguir descobrimos que não é bem assim. Pois...

O coração...
1. Confia nas pessoas e coisas erradas.
- O verso 5: “Maldito é o homem que confia nos homens”, se colocado fora de contexto pode parecer que não devemos confiar em ninguém na vida.

- Se lermos todo o texto e entendermos o contexto, aprendemos que é maldito aquele que tira a sua confiança de Deus e coloca-a somente nas pessoas.

- O coração faz com que confiemos nas pessoas e nas coisas erradas. O Salmo 20.7 diz: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus.”

- Use a razão e descubra que confiar em Deus é sempre a melhor saída, mesmo que depois Ele lhe diga para confiar em alguém.
2. Mostra caminhos errados

- Muitas vezes o que sentimos faz com que tomemos o caminho errado. Se você pudesse voltar atrás no tempo em algumas das encruzilhadas de sua vida, gostaria de mudar algum rumo que você deu à sua vida baseado no “coração”?

- Você não pode voltar no tempo, mas pode tomar mais cuidado daqui em diante. As motivações são pesadas por Deus quando você faz suas escolhas.

- Provérbios 21.2 diz: “Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração”.

- Ao chegar a alguma “bifurcação” nos caminhos da sua vida, peça ao Senhor que “pese o seu coração”.
3. Faz sentir coisas erradas o tomar decisões equivocadas

- No texto de Jeremias lemos “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”

- O “coração” – as emoções - são enganosas porque fazem com que a pessoa tome decisões erradas, pois sua razão é nublada por sentimentos que não deveriam estar lá ou que, estando lá, deveriam ser dominados.

- O homem faz planos baseados em suas emoções, mas deveria depender mais de Deus.

- Provérbios 16.1 diz: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua”.
4. Só o Senhor pode curá-lo.
- Jeremias afirma que o coração do homem é enganoso e por isso sofre de uma enfermidade incurável (v.9).

- A doença do coração humano é incurável aos olhos humanos. Nós nunca conseguiremos entender o que se passa no campo emocional da alma humana (que chamamos de coração).

- Os médicos ainda estão engatinhando na tentativa entender o cérebro humano e o seu funcionamento emocional. Na verdade, há uma epidemia de enfermidades emocionais no mundo.

- Só Deus pode curar o coração humano. É por isso que o mesmo Jeremias que diz que o coração tem uma doença incurável (aos olhos humanos) clama por cura a Deus.

- Ele diz: “Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo” (v.14).

- Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz por nós para que pudéssemos ser curados, salvos. Só crendo n’Ele para que o seu coração seja transformado.

- Ezequiel 36.26-28 diz: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis. Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”.

A única maneira de receber este novo coração é crendo no Senhor Jesus. Tome a sua decisão agora!

AUTOR: Pr. Davi Liepkan - IBCNO © 2010



++++++++++++

++++++++++++

+++++++++++++

+++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.