Às vezes as coisas
ficam piores antes
de melhorar2 Corintios 12.7-10

Introdução:

- Você já deve ter ouvido aquela expressão irônica: “Isso aqui para ficar ruim ainda tem que melhorar muito!”.

- Alguém diz isso querendo dizer que a coisa está tão feia que é pior do que ruim. Mas eu quero inverter e coocar da seguinte forma: “Existem certas coisas que estão ruins, mas que para melhorar tem que piorar muito!”. Como? “Depois da tempestade vem a calmaria!”.

- O texto que vamos usar é o de Paulo falando sobre algo que o incomodava, que lhe causava sofrimento. Mas aprendemos com ele que a sua expectativa era de uma vitória maior do que o sofrimento. Leia 1 Co 2.7-10.

A Bíblia está cheia de exemplo de coisas que ficaram iores antes de melhorar. Isso nos dá esperança!
1. As coisas ficam piores antes de melhorar porque muitas vezes este é o curso natural da cura e da libertação.

- Vejamos o exemplo do povo de Israel.

Eles não estavam bem no Egito.

Eles eram escravos. Não tinham liberdade. Para serem libertos, contudo, a coisa teve que ficar pior para eles.

Eles tiveram que enfrentar o deserto antes de chegar à Terra Prometida.

- O apóstolo Paulo também está nessa expectativa. Ele tem um “espinho na carne” que o incomoda. Porém ele sabe que o Senhor está no processo. Ele se rende à vontade de Deus.

- E quanto a você? Talvez esteja se perguntando se as coisas poderiam ser piores! Mas lembre-se de que Deus age de formas diferentes da nossa vontade e sempre é a melhor opção.
2. As coisas ficam piores antes de melhorar porque há um propósito de Deus para isso!

- Paulo tinha passado por um conflito. Pediu a Deus que o livra-se do seu “espinho”, mas a reposta de Deus foi NÃO! Este espinho pode ser um problema nos olhos, como a carta aos Gálatas sugere. Não importa o quem tenha sido. Deus não poupou Paulo deste sofrimento.

- Havia um propósito: era para que ele não fosse orgulhoso por causa das revelações espirituais que havia recebido do Senhor. Paulo reconhece isso!

- E você? Talvez seja necessário que você identifique um propósito para tudo aquilo pelo que você está passando em sua vida. Descanse no Senhor e espere o agir de Deus.
3. Quando as coisas ficam piores antes de melhorar, dependa da graça e somente na graça de Deus!
- Paulo não tinha outra escolha! Deus havia dito não ao seu pedido!

- Então é verdade que Deus pode decidir não curar alguém? Sim! Ele é soberano. E aquele que não é curado, restaurado ou levatando de imediato não é necessariamente por falta de fé ou pecado.

- Pode ser que simplesmente o Senhor esteja querendo dizer: “A minha graça de basta!”. E foi dependendo da graça, somente da graça de Deus que Paulo conseguiu superar o seu espinho na carne.

- E quanto a você? Já parou para pensar que nem você e nem ninguém merece nada do Senhor e que, se temos alguma coisa, é pela graça d’Ele? É por isso que é “graça!”.

4. Quando as coisas ficarem piores: alegre-se! A vitória está próxima!

- Com aquele problema que ele tinha, Paulo aprendeu a lição mais preciosa que ele poderia aprender.

- Ele teve a revelação mais profunda da essência do poder de Deus. Assim como quando Jesus estava na cruz numa aparente derrota, mas na verdade estava experimentando a maior vitória da história da humanidade, assim também foi com o apóstolo Paulo.

- Ele descobriu que o poder do Senhor se aperfeiçoa na fraqueza! Agora Paulo sabia que a vitória estava cada vez mais próxima. Não era uma vitória de prosperidade terrena, mas prosperidade espiritual!

- A nossa salvação baseia-se nisso! 23 Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. 24 Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.
25 Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. (João 12)

- O Senhor é capaz de mudar o choro em canto. “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria” (Sl 30.11)

Que a graça e tão somente a graça do Senhor seja o bastante para a sua vida!

Pr. Davi Liepkan - IBCNO © 2009

++++++++++++
++++++++++++

++++++++++++

++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem