A VITÓRIA QUE DEUS
NOS DÁ
NAS ADVERSIDADES

Jó 42.1-17


- Qual foi a última grande vitória que você teve? Jó era um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mau. Todavia, Jó passou por um grande infortúnio em sua vida.

(Jó 1.13-22; Jó 2.1-10):

- Ele perdeu todos os seus bens, perdeu todos os seus dez filhos, ele foi abandonado por seus amigos, sua mulher não o apoiou na hora que ele mais precisava, ele ficou enfermo e à beira da morte.

- Ele perdeu a sua saúde. Mas teve uma coisa que Jó não perdeu. Ele não perdeu a sua fé em Deus.

- Ele não perdeu a capacidade de crê, de acreditar naquele que pode todas as coisas.

- Há um ditado que diz assim: “No final tudo dá certo. Se ainda não deu certo, é porque não chegou o final”.

- Foi assim na vida de Jó e será assim. Na sua vida. Jó viveu a Virada Final. Quando todo mundo apostava no seu fracasso o Senhor mudou a sorte de Jó.

Vejamos, pois, como a sorte de Jó foi mudada, e ele viveu a virada final:

Em primeiro lugar, a Virada Final acontece...

I – QUANDO ACREDITAMOS QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE NOSSA VIDA(Vv.1,2)

1.1. Essa declaração de Jó fala da convicção de um homem que sabia que o seu destino, o seu futuro estava entregue totalmente nas mãos de Deus.

- A Bíblia fala que no auge da perda e da dor, a despeito de todo sofrimento e tribulação, a atitude de Jó era de confiar em Deus(Jó 1.22).

1.2. O segredo de transformar a maldição é bênção é: Orar, Vigiar e Calar. Calar no sentido de não murmurar. Porque muita gente por muito menos começa a murmurar e até a falar blasfêmia contra Deus. Jó todavia, colocou sua confiança no Senhor.

- É triste que muitos irmãos não conseguiam enxergar a Deus, quando estão passando por momentos difíceis. A tendência da pessoa é pensar: “Deus me abandonou, Deus se esqueceu de mim”.

- Você precisa acreditar que os planos de Deus para sua vida não podem se frustrar! Você precisa crer que Deus tem planos de bênçãos e não de maldição para sua vida. De paz e não de guerra. E aquilo que um dia Deus sonhou a seu respeito haverá de se cumprir.

Em segundo lugar, a Virada Final acontece...
II – QUANDO TEMOS UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM DEUS(V.2

2.1. Há muitas pessoas que conhecem a Deus apenas como um conceito, mas ainda não entraram na experiência. Porque só saber que Deus é bom, não é suficiente. Você precisa experimentar em sua vida a bondade de Deus. Só saber que Deus é fiel, não basta. Você precisa experimentar a fidelidade de Deus em sua vida.

2.2. Portanto, todas aquelas circunstâncias na vida de Jó foram tão fortes e determinantes para o seu crescimento, que depois de passar por tudo o que ele passou, a avaliação que ele mesmo faz é: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”

- Quando você começa a caminhada Cristã, às vezes qualquer coisa você pensa em desistir. Mas depois de viver várias experiências com Deus, onde você vê o cuidado e a graça de Deus manifesta em sua vida, não é qualquer vento que arranca você.

- O Diabo tentou usar as perdas na vida de Jó para fazê-lo abandonar a Deus. O alvo do Diabo é sempre nos afastar do Senhor. O alvo de Satanás é sempre nos fazer desistir da nossa fé. Mas Jó não desistiu e nós também não desistiremos.

Em terceiro lugar, a Virada Final acontece...
III – QUANDO MESMO EM MEIO ÀS NOSSAS LUTAS NOS DISPOMOS A ORAR PELOS NOSSOS AMIGOS (V.10)

3.1. A Bíblia diz que “enquanto Jó orava pelos seus amigos”. O texto não diz “enquanto Jó chorava suas lutas”. O Texto não diz “enquanto Jó sofria com as suas dores. O texto diz, “enquanto Jó orava pelos seus amigos”.
Isso é tremendo! Porque muitas pessoas quando enfrentam dificuldades a primeira decisão delas é abandonar a liderança da célula. Deixar de vir ao discipulado. Não freqüentar aos cultos da igreja. Deixar de ler a Bíblia, orar e entregar os seus dízimos.

- E elas dizem: Enquanto eu não resolver isso na minha vida, eu não posso liderar. Mas Jó também tinha uma célula. Ele tinha seus amigos. E Jó continua seu trabalho de interceder pelos seus amigos. Ele continuou orando. E enquanto ele orava DEUS MUDOU A SUA SORTE!

3.2. Veja o que aconteceu na vida de Jó:

a) Ele começou a ganhar presentes (V.11):

Tem coisas que você precisa e você não pode comprar com seus recursos. Deus vai levantar pessoas que lhe trazer presentes.

b) Bens Materiais(V.12):

- As pessoas dizem que mais tem Deus prá dar do que o Diabo para tirar. E isso é verdade. Em Jó 1.3 assim está escrito: “possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas...”

- Mas agora em Jó.42.12 veja o que aconteceu: Catorze mil ovelhas, seis mil camelos, e mil juntas depois” Isso é o que eu chamo de uma grande virada. Deus simplesmente dobrou suas posses materiais.
Esse é o ano de você ter a conquista de bens em sua vida. Comece a profetizar sua casa, seu carro, seu notebook, sua moto, porque você vai viver uma virada em sua vida.

c) Restauração Familiar(Vv.13-15):

Eu sei que há muitas pessoas precisando de uma restauração familiar. Eu tenho uma boa notícia para você hoje: O Senhor vai dar a você a alegria de se reunir novamente com seu cônjuge e filhos.
Se você é da fé, pegue uma foto de sua família faça um quadro profético, e comece a orar todos os dias pela sua família.

d) Vida longa para quem iria morrer jovem(Vv.16,17):

- Jó estava à beira da morte.

- Com certeza os médicos não acreditavam na restauração dele. Mas Deus deu-lhe saúde novamente.

- E veja o que diz os versos 16,17: “Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias.”

- A enfermidade não vai derrotar você. Deus lhe dará saúde e vida longa. E você verá a palavra profética de Deus se cumprir.






:::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem