quarta-feira, 21 de abril de 2010


O VALOR DE
CONGREGARMOS



TEXTO: Hebreus 10:22-25




INTRODUÇÃO:


- Não podemos ter uma vida espiritual sozinhos. A vida no Espírito é como uma semente que precisa de terreno fértil para crescer. Este terreno fértil inclui não só uma boa disposição interior, mas também um ambiente favorável.

- Quando levamos a vida espiritual a sério, somos responsáveis por criar um ambiente para que a mesma possa crescer e amadurecer.

- Quando nos reunimos como Igreja o ambiente se torna favorável, então é possível à semente de mostarda que Deus semeou em nós, crescer até atingir as dimensões de uma grande planta.

Respondendo a 4 perguntas, vamos compartilhar a importância de nos reunirmos:

1. PORQUE É IMPORTANTE CONGREGARMOS?

- Em nossos dias é muito comum considerar a participação do culto como algo secundário e até mesmo desnecessário para a vida cristã. Porém, os primeiros cristãos, não viviam desta forma, pois entendiam a importância de estarem reunidos, sabiam que quando se reuniam um grande poder espiritual era liberado At. 2.46 e 5.42,.

- Podemos analisar nosso maior exemplo Jesus, que não abria mão de estar semanalmente com os outros irmãos na sinagoga Lc. 4.16-21.

- Se desejarmos experimentar mais de Deus, precisamos caminhar com pessoas que têm experiências com Deus, pois estas são como um canal, ou um meio, para mantermos Deus como foco de nossa vida.

2. PORQUE ALGUNS IRMÃOS NÃO VALORIZAM AS REUNIÕES? Hb. 10.25.

- Muitos estão enfraquecidos e impedidos de se locomoverem, mas as grandes maiorias possuem outros “motivos” que aos olhos do Senhor são reprováveis.

- Uma das piores atitudes que podemos ter contra o Senhor Deus, é deixá-lo em posição secundária, colocando-O em segundo plano em nossas vidas.

- Quando temos essa atitude, estamos dizendo ao Senhor que Ele não é prioridade para nós:

- falta de tempo;
- preguiça;
- presunção;
- mundanismo;
- cansaço; etc...

3. QUAIS SÃO OS PREJUÍZOS POR NÃO CONGREGARMOS?

- Deus realmente se manifesta em vários lugares, porém há manifestações de Deus que só estarão disponíveis para nós ao nos reunirmos com outros.

- Da mesma forma que o Senhor deseja que recebamos sua Presença e unção, quando deixamos de estar em sua vontade, e no lugar determinado para nós, deixamos de receber aquilo que havia de ser derramado naquele momento.

Alguns prejuízos que temos ao deixarmos de congregar:

- perda da intimidade com Deus;
- perda de benção espiritual;
- sentimento de culpa, (pois sabemos que deveríamos estar lá reunidos);
- perda do fervor espiritual.

4. QUAIS SÃO AS BENÇÃOS PROMETIDAS AOS QUE CONGREGAM?

- Ao nos reunirmos, há uma medida maior da presença de Deus, por isso, devemos sempre buscá-lo com outros irmãos e não apenas individualmente:

- graça coletiva é liberada;
- proteção espiritual;
- poder é liberado – sinergia espiritual (Associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada).

CONCLUSÃO:

- Há uma realidade que diz que um cavalo ao puxar uma carroça, pode trazer consigo 1 tonelada, mas quando se une a mais um cavalo, conseguem puxar quase 5 toneladas. Daí pode ver de uma maneira mais ampla, a força que passamos a ter ao nos unirmos.

- Precisamos nos reunir e buscar uma sinergia, para que possamos viver o que diz a Palavra em Dt. 32.30 , que “1 pode perseguir mil, mas 2 juntos dez mil”. Isso não é maravilhoso?

- Hoje Deus está ainda recrutando pessoas para o Seu exército.

- Você consegue reconhecer o valor que obtemos ao nos reunirmos?

- Em algum momento você já recebeu socorro da parte de Deus, ao reunir-se com o corpo de Cristo?

- Existe algum empecilho que você precisa vencer para poder estar em maior unidade com a igreja, com sua célula?

Aceite como verdade o que diz o Salmos 133:1 “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”






:::::::::::::::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::::::::::::::


Nenhum comentário:

Postar um comentário