quinta-feira, 29 de abril de 2010


GRATIDÃO,

ATITUDE QUE

AGRADA A DEUS


TEXTO: Sl.92.1-2


INTRODUÇÃO:

- Hoje em dia as pessoas vivem com um sentimento de independência, onde a palavra gratidão parece que muitas vezes é esquecida, mas o que é gratidão?

- Gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício, um auxílio, um favor etc.

- A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção à outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la, ou ser recíproco a um favor realizado a si.

1 - PORQUE A GRATIDÃO É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA?

- A gratidão é a única força com poder de manter o nosso olhar sem contaminação das amarguras deste mundo, ela é quem nos leva a compreender o que diz em Ro 8:28, todas as coisas trabalhão juntas para o bem daqueles que amam a Deus.

- Quando temos um coração grato, não dependemos das circunstâncias para agradecer, desenvolvendo assim confiança em Deus, que é a base para viver esta palavra (“todas as coisas”).

- A gratidão nos faz ver as circunstâncias desta vida com um enfoque divino, fazendo tudo fazer sentido, até mesmo o que é mais absurdo.

2 - PORQUE É IMPORTANTE EXPRESSARMOS NOSSA GRATIDÃO A DEUS?

Temos muitos motivos:

- Motivos Materiais:

Deus nos dá alimento e supre as necessidades de nossa vida, nossa família, nosso cônjuge, nossos filhos, ministério, a presença e bem-estar de pessoas queridas em nossa vida, a proteção divina, são alguns motivos para agradecermos.

- Motivos Espirituais:

- Deus enviou a luz para os homens na pessoa de Jesus Cristo, nos dando a salvação através da graça, nos dando vitória sobre a morte através Dele, e muitos outros motivos que devemos ser gratos ao nosso Deus.

- Porque Ele espera isso de seus filhos: Lc 17:12-19.

- Podemos ver a expressão de Jesus ao curar 10 leprosos e apenas 1 voltar para agradecer-lhe.

- Porque esta é a vontade Dele: neste mesmo texto percebemos que a vontade de Jesus, seria que todos os outros leprosos tivessem voltado.

3 - COMO DESENVOLVER A VIRTUDE DA GRATIDÃO?

- Comece cada dia com uma atitude de gratidão: A vontade de Deus é que possamos dar graças em tudo ITs 5.18 e que não nos esqueçamos de nenhum de seus feitos Sl.103.2.

Como podemos obedecer a este mandamento?

- Cultive o hábito de olhar para aquilo que você tem ao invés de olhar para o que não tem: Algumas pessoas fixam tanto seus olhares naquilo que perderam ou que ainda não têm que deixam de ver muitas coisas boas que já possuem.

- Se quisermos ser agradecidos, devemos olhar aquilo que temos à luz dos fatos e buscar compreender como Paulo compreendia, que tudo o que temos nos foi entregue como um “dom”, como uma “dádiva”.

- Glorifique ao Senhor com suas palavras: Sl.19.14 .

CONCLUSÃO:

- Se desejamos ser gratos, devemos ver algo especial em tudo o que é colocado em nossas mãos, seja emprego, a pessoa com a qual nos casamos, a célula que o Senhor confiou a nós, enfim, cada coisa que o Senhor nos deu.

- Devemos nos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos e que existe um princípio espiritual - quando há gratidão, há multiplicação e há prosperidade em todas as coisas.

- Você é uma pessoa grata a Deus independente das circunstâncias?

- Cite alguns motivos pelos quais deve agradecer ao Senhor.

- Em quais pontos você poderia melhorar para se tornar mais grato?

- Vamos ter um momento de gratidão a Deus por tudo que temos recebido.

- Cada um da célula deve falar um motivo de gratidão agora. (Não vale, dizer “agradeço por tudo...”. Encontre pelo menos um motivo e mencione na oração.





++++++++++++++++

++++++++++++++++


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.