ENFRENTANDO

AS PRESSÕES

DA ESTRADA

SALMO 142


1 Poema de Davi, quando ele estava na caverna. Uma oração.Em alta voz clamo ao SENHOR; elevo a minha voz ao SENHOR, suplicando misericórdia. 2 Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia. 3 Quando o meu espírito desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir. Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim. 4 Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida. 5 Clamo a ti, SENHOR, e digo: Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes. 6 Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu. 7 Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo.

- Davi escreveu este salmo quando estava fugindo do rei Saul e havia se escondido em uma caverna.

- Lemos no livro de Samuel que havia entre 400 a 600 homens, oprimidos, pobres e endividados pelo regime do Rei Saul (2Sm 22.1-2).

- Do mais forte ao mais fraco, todos na terra passarão por momentos de luta, de pressão.

- A mitologia grega conta a história de um homem praticamente invencível, seu nome era Aquiles (Aquele interpretado por Brad Pitt no Filme Tróia) que tinha mesmo tão forte tinha seu ponto fraco, seu calcanhar. Por isso a expressão “Calcanhar de Aquiles” .

- O sábio e culto Apóstolo Paulo, o maior escritor, teólogo, missionário, do cristianismo, ele também tinha seu “espinho na carne”.

- Qual é o seu calcanhar de Aquiles hoje?

- Davi também viveu momentos de pressão e até escreveu 8 salmos nestes momentos. Dentre eles 57 e 142 (mesma época)

“Ataques de depressão ocorrem com quase todos nós. Pode haver um ou outro homem de ferro mas a ferrugem com certeza ataca até mesmo estes.” Charles H. Spurgeon

- Na hora da pressão Davi fugiu dos problemas, de Saul, da sua vida. Uma fuga!

- Eu penso que Davi procurou aquela caverna não só por segurança, com medo de Saul, mas, sobretudo para ficar sozinho. O problema é que depois que ele foi para lá o número de freqüentadores dobrou (Você não pode se esquecer que Davi era conhecido, afinal ele venceu Golias).

- Aqui temos uma preciosa lição

- A infelicidade não gosta de andar sozinha. Quando estamos mal a tendência é atrair ainda mais pessoas como estamos.

- Pensamentos negativos atraem pessoas negativas. Amargurados atraem os amargurados, rebeldes atraem rebeldes.

- Um comentarista do AT descreveu estas pessoas que se agruparam com Davi na caverna de adulão como o grupo: D.D.D.

• Devedores,

• Desprovidos

• Descontentes.

- Uma turma e tanto não? E lembre-se doente não cura doente!

Vamos examinar de perto o desânimo de Davi, sua crise pessoal, e dela tirar lições para nossa vida hoje:

Na estrada da vida...

1 - VOCÊ FICARÁ DESANIMADO (Sl 142.3)
“Quando o meu espírito desanima”

- A palavra no original em hebraico significa aqui = “O amortecimento do meu espírito”.

- Aqui começa a duvidar da sua capacidade de tomar decisões, e se sente desorientado.

- O problema do desânimo é que você começa a perder o senso de tomar decisões, fica perdido, perturbado e começa a tomar decisões erradas, é aí que muitos começam a buscar um analista.

- Davi estava muito mal física e espiritualmente. Ele sentia-se culpado, porque na busca feroz por encontrá-lo, o Rei Saul mata uma aldeia inteira que o abrigou em sua fuga. Que situação, doente caçado por dois exércitos, por um Rei em fúria!

2 - VOCÊ SE SENTIRÁ DESAMPARADO (Sl 142.4)

“Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa com a minha vida”.

- Este é um dos versículos mais tristes de toda Bíblia. Você consegue pensar em palavras mais cheias de desesperanças que estas?

- Mas nem sempre Davi se sentiu assim:

Sl. 16:8 – “Com ele à minha direita, não serei abalado.”

- Davi já havia visto Deus em sua direita!!!

- Você já esteve nesta caverna na estrada da sua vida?

- Este problema se agrava quando você é acometido da “Síndrome da Tartaruga”

- Você nunca vai resolver seus problemas: Ignorando, fugindo, entrando para dentro do seu casco! Você tem esposa, filhos, amigos, mas lembre-se...“

- A alma que tem de atravessar águas profundas precisa fazer isto sozinha!” Alexander McLaren

3 - VOCÊ SE SENTIRÁ DEPRIMIDO (Sl 142.6)

“pois estou muito abatido;”

- Um cristão verdadeiro pode ter depressão, todavia ele sempre sairá dela!
Elias ficou deprimido, Jonas, Moisés, e é claro Davi também. Todavia todos com Deus deram a volta por cima desta terrível situação, porque eles não desistiram de lutar com Deus.

- Você hoje não se sente como filho de Deus, está abatido, desanimado. Deus ama você, creia nisto. O Senhor está perto de você, ele é EMANUEL. Você não deixou de ser filho, porque está numa caverna escura.

4 - VOCÊ SE SENTIRÁ DERROTADO (Sl 142.6b. e 7)

“Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu....Liberta-me da prisão,”

- Davi sentia-se preso, angustiado, fracamente derrotado!

- Dentro de uma caverna não se vê nada de bom com óculos escuros!

- Davi ficou prisioneiro de sua perspectiva, fechou se calabouço e no desespero jogou a chave fora. Ainda bem que ele conseguiu fugir!

- Todavia, vimos os sintomas de alguém em crise, sob muita pressão.

- Talvez você se identificou com este quadro. Mas sua pergunta é: E daí?

- Como posso mudar de vida? De perspectiva?

COMO ENFRENTAR AS PRESSÕES DA ESTRADA DA VIDA?

1. CONFESSE OS TEUS PROBLEMAS PARA DEUS (Sl 142)

- v. 1: “Em alta voz clamo ao Senhor”v. 5: “Clamo a ti, Senhor”v. 6: “Dá atenção ao meu clamor”

- Tudo isto, Davi disse abertamente para Deus!

- Abra a boca, do contrário o desânimo vai derrotar você e acabar com seus melhores dias.

- Se você se calar e se esconder sua pressão vai explodir e matar você.

- Quando você se abre Deus inicia o processo de recuperação em sua vida.

- Não é para qualquer um, é pra Deus, é para pessoa certa!
2. RECONHEÇA A PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA (Sl 142.3)

“Quando o meu espírito desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir.”

“Antes de você buscar Deus, ele O está buscando” - Peter Marshall

- Deus sabe, sua onisciência é um consolo! Porque tentar esconder?

3. DESCUBRA A PROVISÃO DE DEUS (Sl 142.5)

“Clamo a ti, SENHOR, e digo: Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes.”

- A terra dos viventes não é o céu, é o aqui e agora. Deus provê hoje!

- É bom saber que a Bíblia foi escrita por homens, na terra dos viventes.

- Muitos dizem que isto é ruim, se a Bíblia fosse escrita por anjos nenhum homem daria crédito as suas palavras, não seriam para serem mortais e sim para sobrenaturais.

- A Bíblia tem em suas páginas soluções divinas para problemas terrenos e reais! A Bíblia é a provisão da Palavra de Deus sempre presente e perto de você!

4. DESCUBRA O PRAZER DO LOUVOR (Sl 142.7)

“Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo.”

- Para que você quer se livrar dos seus problemas? Apenas para se sentir bem? Para estar... digamos: “De bem com a vida?”

- Davi tem um propósito muito claro, ele queria adorar a Deus melhor!

- Você pode estar louco de desejo de se livrar da sua pressão, só pensando em você mesmo, isto se chama egoísmo. E justamente por isto talvez você esteja passando por este tempo de pressão, para aprender que a questão em sua vida não é você, o que você acha, sente ou gosta, mas sim o que

- Deus quer de sua vida.

- Neste salmo ficou claro o trajeto da estrada da vida de Davi:
Da Prisão para a Adoração!

- Cante, exalte, solte sua voz de gratidão pela libertação do Senhor em sua vida! Você foi criado e salvo para adorar a Deus.

5. ENTREGUE SUA VIDA PARA DEUS (142.7b)

“Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo.”

- Enfim, este é o fim do salmo, o fim que Deus reserva e espera para todos os que confiarem Nele, os que forem justificados por seu Filho.

- Veja a mudança de ambiente!

- Na prisão Davi estava cercado de rebeldes, pessoas amarguradas, oprimidas.

- Agora rendido, liberto, livre, ele estava rodeados de “JUSTOS”

S. 107.14-15 – “Ele os tirou das trevas e da sombra mortal, e quebrou as correntes que os prendiam. Que eles dêem graças ao SENHOR, por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens,”

CONCLUSÃO

- Meu irmão, meu amigo...

- Deus falou com você hoje. Revelou sua Palavra, através da vida de um homem como você e eu, Davi, ele falou das conseqüências de uma vida depressiva... Mas também revelou do seu amor e lhe dá a direção de como mudar de vida, saindo de vida pressionada, presa.

- Qual é a sua resposta para Deus nesta noite?

- Quando tudo terminar, quem você espera ter ao seu lado, rodeando você: Justos ou ímpios?

- No Salmo: 107: 42 e 43 Deus diz “Os justos vêem tudo isso e se alegram, mas todos os perversos se calam. Reflitam nisso os sábios e considerem a bondade do SENHOR.”

QUAL É SUA RESPOSTA PARA DEUS HOJE?

FONTE: Pr. Ricardo Aurino



:::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::

::::::::::::::::::::::::::::::

::::::::::::::::::::::::::::::

::::::::::::::::::::::::::::::




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem