A ORAÇÃO DE

CONFISSÃO




INTRODUÇÃO


- Um trecho da oração de confissão de Davi descrita no Salmo 51:
“Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.Pois eu conheço bem os meus erros,e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei – somente contra ti – e fiz o que detestas”. Salmo 51.14

- Não dá para falar de confissão sem falar de pecado.

- O que é Pecado?

– antigo termo usado no arco e flecha que significa

- errar o alvo

- Qualquer coisa que não seja o centro fixo é pecado.

- Qualquer coisa fora do centro daquilo que Deus projetou para nossa vida é pecado. Isso amplia muito a idéia de pecado.

1 - TODO PECADO PRECISA SER CONFESSADO

- QUANDO O PECADO NÃO É CONFESSADO:

1 - Se torna um tumor dentro de nós que silenciosamente vai nos envolvendo até nos deixar paralisados e em grande agonia.

2 – Perdemos a comunhão com Deus

3 – Sentimos um grande peso

4 – Ficamos cansados e sem forças

Davi descreve a agonia do peso do pecado:

3 Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. 4 Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. 5 Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmo 32.3-5

- Uma parede se levanta entre você e Deus.

- Mesmo que você deixe de praticá-lo, se esse pecado não foi confessado diante do Senhor, ele ainda pesará sobre você, arrastando-o para o passado que você está tentando deixar para trás.

- Às vezes você não consegue se ver como responsável por certas ações.

Ex. você foi abusado por alguém, foi vítima de violência , sofreu calúnias, assalto ou prejuízo de alguém. Realmente você não tem responsabilidade sobre essas ações que foram praticadas contra você MAS é de sua inteira responsabilidade a reação que você tem de raiva, amargura ou ressentimento a esse abuso, violência ou prejuízo. E você precisa confessar isso para você se libertar do peso dessa amargura, senão esse peso vai esmagar você.

A chave para nos libertar desse peso é a ORAÇÃO DE CONFISSÃO.

- Davi usou essa chave.

- Muitas pessoas têm sido libertas do peso da culpa usando essa chave.

2 - A CONFISSÃO DEVE SER FEITA COM ARREPENDIMENTO
ARREPENDIMENTO = (literalmente) mudar de opinião, dar as costas, ir embora e decidir não fazer aquilo novamente.

- É possível confessar sem admitir culpa, ou transgressão. Podermos ser bons pedidores de desculpas sem intenção de sermos diferentes.

CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO devem caminhar juntos e isso significa dizer:

“A culpa é minha, me desculpe, não vou mais fazer isso".

- Você precisa confessar e se arrepender de todo o pecado para que esteja livre da escravidão que ele traz.

- Você precisa fazer isso quer se sinta bem com ele ou não, quer reconheça como pecado ou não.

- Estar arrependido não significa que você não cairá mais no mesmo pecado, mas significa que você não pretende cometê-lo novamente.

- Se você cair no pecado que se arrependeu ontem, não deixe que ele se coloque entre você e Deus, confesse-o novamente. Desde que você se arrependa verdadeiramente, todas as vezes , você estará perdoado e finalmente ficará livre.

- Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor... Atos 3.19,20

- O Diabo tem um gancho preso a você onde houver um pecado não confessado.

- Recaídas no mesmo pecado, não são desculpas para não confessá-lo.
Você deve manter sua vida totalmente aberta a Deus se quiser ser libertado da escravidão do pecado.Para isso você precisa por para fora todo o seu pecado.

- Você não pode ser liberto daquilo que você não põe para fora.

- Você precisa falar toda a verdade sobre o seu pecado.

- Você precisa fazer isso todos os dias, continuamente,pois todos os dias erramos. Então a confissão e o arrependimento devem ser parte da nossa oração diariamente.

A ORAÇÃO DE CONFISSÃO TRAZ CURA PARA O CORAÇÃO

- A confissão traz de volta a consciência limpa, a alegria, a feleicidade e o desejo de obediência.

Veja a oração de Davi:

Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 8Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado,eu serei feliz de novo.12Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. Salmo 51 7,8,12

- Quando construímos um alicerce precisamos cavar fundo e remover toda a lama. Assim dever ocorrer na vida espiritual. O problema é que não cavamos fundo o suficiente. Não vemos todos os nossos pecados, deixamos camuflados, deixamos passar batido.

- Precisamos ter um coração disposto a ser ensinado pelo Senhor. Peça ao Senhor para trazer à sua mente pecados que você cometeu e que não está mais ciente deles, para que você possa confessá-los, arrepender-se deles e ser perdoado.

- Reconheça que há algo a confessar todos os dias e ore com freqüência como fez Davi: Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. Salmo 139.24

Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Salmo 19.12

- Às vezes pensamos que não temos nada a confessar, mas quando oramos pedindo que Deus nos mostre ele nos revela uma atitude não arrependida, como:

• Uma postura crítica demais

• Falta de perdão que criou raízes no coração

• Uma palavra dita fora de hora, agressiva ou imprópria

• Uma mentira ou uma meia-verdade que falamos

• Um comentário maldoso desonrando alguém

• Uma atitude desonesta• Um objeto que não devolvi

• Um pensamento malicioso

- Quando o Senhor traz alguma coisa à nossa mente, é melhor confessar e se arrepender imediatamente para que não tenhamos de pagar um preço emocional, físico e espiritual por isso. Também vai nos beneficiar até socialmente pois as imperfeições de nosso caráter que muitas vezes não enxergamos são muitas vezes óbvias para os outros.

- Quando acontece isso de Deus lhe revelar ore mencionando o seu pecado: “Deus hoje eu tive uma atitude de insubordinação aos meus pais. Isso é desobediência.

- Eu não quero ser um filho desobediente. Eu quero obedecer. Ajuda-me Senhor a ser mais parecido com o Senhor.”

- Confessar ao Senhor vai ajudá-lo a não se comportar mais assim.


CONCLUSÃO

Os caminhos de Deus são para o nosso benefício.

Ele quer que confessemos nossos pecados porque a confissão traz cura.

Ele já sabe tudo, ele pede que confessemos não é para dar ciência a ele, pois ele já sabe.

A confissão serve para que você se refaça. A chave para a libertação é a confissão.

As pessoas que confessam encontram misericórdia e o poder ilimitado de Deus.A oração de confissão muda a nossa vida porque traz libertação do peso da culpa, devolvendo a paz interior, a alegria da salvação e renovando um espírito de obediência!


AUTORA: Nilce Viana L C Sanches


###################

###################




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem