COMO POSSO MUDAR

A MINHA VIDA?



INTRODUÇÃO


- A maioria das pessoas não é feliz com a vida que leva.

- Dos 15 livros mais vendidos no mercado, 10 são sobre auto-ajuda. Os gurus da auto-ajuda escrevem livros que prometem mudanças instantâneas na vida.

- Em época de eleição os políticos prometem mudar a sua vida para melhor. Cada religião promete fazer o mesmo. Não faltam promessas.
Mas o mundo não parece melhorar com tudo isto. Na verdade em muitos aspectos a vida está piorando. Aumenta a violência, a dissolução das famílias, a desigualdade social, as guerras, etc. Enfim, embora haja cada vez mais progresso a miséria humana parece maior.

- Muitos pensam que serão felizes se forem ricos ou famosos. O sonho grande parte dos brasileiros é ganhar na loteria. Pensam que com isso serão felizes. Mas a verdade é que o índice de suicídios entre os ricos é cada vez mais alto. Por que isto acontece? Porque apenas riqueza de fato não traz felicidade.

- No coração das pessoas há um grande vazio. Todos nós temos aquela sensação de que há algo errado conosco. Sentimos que algo precisa acontecer. Sentimos que precisamos mudar.

- Mas, o que precisamos mudar? E como mudar? A Bíblia tem resposta para esta pergunta.

- No livro de Gênesis temos a história de Jacó. Seu nome significa “trapaceiro”, “enganador”. Ele era adepto da “Lei de Gerson” e queria levar sempre vantagem sobre os outros. Viveu uma vida de enganação. Enganou seu irmão, seu pai e seu sogro. Por ter enganado seu pai e seu irmão ele teve que fugir e ficou 20 anos longe de sua família. Passou por muito sofrimento e melhorou um pouco. Mas continuava sendo um enganador. Ele também sentia que precisava mudar.

- Na volta para sua casa ficou sabendo que seu irmão Esaú vinha de encontro a ele com um exército de 400 homens. Esaú queria vingança e estava disposto a matar Jacó, suas 4 mulheres e seus 13 filhos. Era o preço por toda uma vida de trapaças.

- Mas neste momento crítico de sua vida Jacó buscou a Deus. Ele teve um inesquecível encontro com Deus. Um encontro que mudou a sua vida.

Vamos ler o texto da Bíblia que nos mostra este encontro.


Gênesis 32.24-32
24 E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. 25 Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. 26 Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já desponta". Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes". 27 O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome?" "Jacó", respondeu ele. 28 Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". 29 Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome". Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome?" E o abençoou ali. 30 Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada". 31 Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa. 32 Por isso, até o dia de hoje, os israelitas não comem o músculo ligado à articulação do quadril, porque nesse músculo Jacó foi ferido.

- Eu acredito em momentos que podem mudar as nossas vidas. Creio em dias e acontecimentos especiais que podem fazer toda a diferença. Dias de decisão.

Para mudar sua vida você precisa...
ACEITAR QUE VIVE UMA CRISE ESPIRITUAL (v. 24)
24 E Jacó ficou sozinho(...).

PARAR DE FUGIR (v. 24)
24 E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

ASSUMIR O COMPROMISSO DE MUDAR (v. 26)
26 Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já desponta". Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes"

CONFESSAR OS SEUS PECADOS (v. 27)
27 O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome?" "Jacó", respondeu ele

DEIXAR DEUS AGIR EM SUA VIDA (v .28-31)
28 Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". 29 Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome". Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome?" E o abençoou ali. 30 Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada". 31 Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa.

CONCLUSÃO

- Uma mudança profunda na vida começa de dentro para fora. De nada adiante mudar de igreja, cidade, emprego, curso, cônjuge, etc na esperança de fazer uma mudança significativa na vida.

- A verdadeira mudança começa em nossa alma e só depois atinge as coisas ao nosso redor.

- A natureza pecadora do ser humano não pode ser mudada com educação, dinheiro ou outras coisas externas. Precisamos mudar por dentro. A Bíblia chama isto de metanóia, ou seja, mudança de mente.

Para a metanóia acontecer duas forças precisam atuar:
A ação de Deus – oferecendo salvação a quem quiser receber.
A resposta do homem – aceitando a salvação que Jesus proporciona.

APELO

– Testemunho pessoal – como um sonho mudou a minha vida

- música CORAÇÃO IGUAL AO TEU

Se Tu olhares Senhor pra dentro de mim

Nada encontrarás de bom

Mas um desejo eu tenho,

de ser transformado

Preciso tanto do teu perdão.

Dá-me um novo coração
Dá-me um coração igual ao teu, meu Mestre

Dá-me um coração igual ao teu

Coração disposto a obedecer

Cumprir todo o teu querer

Dá-me um coração igual ao teu
Ensina-me a amar o meu irmão

A olhar com teus olhos, perdoar com teu perdão

Enche-me com teu espírito

Endireita os meus caminhos, oh Deus!

Dá-me um novo coração


AUTOR: Pr. Ricardo Aurino


=========

===========

============

==============

===============



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem