quarta-feira, 31 de março de 2010


COMO NOS

DIAS DE NOÉ

Mt 24:29-37




“Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.” (Mateus 24:29-37 RA)




Introdução


- “Filho do homem” = termo como Jesus referia-se a si mesmo, principalmente relacionado à sua 2ª vinda.


- O dia da 2ª vinda é chamado na Bíblia de:


O dia de Cristo (Fp 1:6,10; 2:16) porque todo o olho o verá (Ap 1:7)


O dia do Senhor (At 2:20; 1Ts 5:2) porque toda língua confessará a Jesus Cristo como Senhor (Fp 2:11)


O dia da ira (Rm 2:5; Ap 6:17) porque o Senhor se vingará dos que desprezam sua Palavra


O dia da redenção (Ef 4:30) porque o Senhor ajuntará os seus escolhidosE este dia está muito próximo!


Nós somos a geração que temos visto “todas estas coisas” (v.33):


os sinais que nos alertam da sua vinda.
Proposição

- Um dos sinais mais impressionantes nos alerta para o fato de queos últimos dias antes do juízo final, serão como nos dias de Noé


Desenvolvimento

Como foram os dias de Noé?

Examinemos Gn 6:5,11-13

1) A maldade havia se multiplicado (Gn 6:5)

“E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” (Gênesis 6:5 RC)

Exemplo mais assustador da atualidade: pedofilia (crime de abusar de uma criança)Somente no Brasil, são criados mil novos sites por mês divulgando imagens de abuso infantil na internet (12% destes sites contém imagens com bebês de 0 a 3 meses de idade!) E esta maldade abominável está acontecendo em todo o mundo, como nos dias de Noé.


2) A Terra se encheu de violência (Gn 6:11)

“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.” (Gênesis 6:11 RC)

Como exemplo, vejamos o Índice do aumento de homicídios no Brasil: Em 1980 foram registrados 13.910 homicídios no país.Em 2003 o Brasil ultrapassou a marca de 50.000 homicídios por ano.

O índice de homicídios se multiplicou por quatro em apenas duas décadas. E isto está acontecendo em todo o mundo, como nos dias de Noé.


3) Todo ser havia se corrompido [invertido seus valores]

(Gn 6:12)“E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” (Gênesis 6:12 RC)

O sentido no original hebraico para corrupção é “inversão de valores

Eis uma relação de sete valores que se inverteram na sociedade atual:

1) Coisas valem mais que pessoas


2) Conquistas valem mais que o caráter3) Sucesso tem mais valor que família


4) O virtual tem mais valor do que o real


5) O material vale mais que o espiritual


6) Quantidade vale mais que qualidade


7) O ter vale mais que o ser. A nossa sociedade está terrivelmente corrompida, como nos dias de Noé.


8) Todos estavam desapercebidos (Mt 24:38-39)

“Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.” (Mateus 24:38-39 RC)

Noé foi um pregador, que alertava o povo acerca de que Deus faria justiça (2 Pe 2:5) Mas não deram ouvidos ao que Noé dizia e pereceram no dilúvio.

Razões para não terem dado ouvidos a Noé:

1) Ele anunciava algo inédito, que nunca havia ocorrido antes: não apenas chuva, mas um dilúvio!O dilúvio foi o primeiro relato bíblico de chuva. Até então a terra era regada somente pelo orvalho (Gn 2:6)

2) Ele anunciava algo que estava demorando demais! Relacionando Gn 5:32 e 7:6 podemos concluir que Noé levou 100 anos para construir a arca!

- O mesmo acontece hoje: Pregamos algo inédito: Que Jesus virá dos céus para arrebatar sua Igreja e que este mundo será queimado a fogo.

- E anunciamos uma promessa feita a quase 2 mil anos!Mas, eis o que diz a Escritura a este respeito:

“sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; pelas quais [coisas] pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor [é] como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não retarda a [sua] promessa, ainda que alguns [a] têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3:3-9 RC

Conclusão

Você tem se arrependido de seus pecados?

Você tem depositado totalmente sua fé no Senhor Jesus Cristo?

Você está preparado para encontrar-se com Cristo?

Agora se mantenha firme, confiando somente nEle, que é o único que pode nos manter de pé.

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, [seja] glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém!” (Judas 1:24-25 RC)




AUTOR: Pastor Alan Capriles




+++++++++++++++

+++++++++++++++





Nenhum comentário:

Postar um comentário