DA SHEKINAH



“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA, FAZENDO COM QUE SUA ALMA SE APORXIME DA VERDADE; A ÚNICA VERDADE, JESUS”.
I Samuel 7:27. E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo SENHOR.
II SAMUEL 6:1 a 101. E TORNOU Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
2. E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
3. E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4. E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
5. E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
6. E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
7. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
8. E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
9. E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?
10. E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.

INTRODUÇÃO

- Prepare o seu coração para esta mensagem, pois ela tocará o mais intimo de seu interior espiritual. Esta mensagem irá mudar sua vida.

- A importância da Shekinah de Jeová em nossas vidas, algo que muito falamos e poucos buscam. Mas se ao ler esta mensagem você abrir seu coração, a Shekinah de Deus entrará em sua vida e você nunca mais será a mesma pessoa.

- Esta mensagem veio a mim, quando buscava eu uma palavra para levar para as ovelhas num domingo de adoração, e então o próprio Jeová me deu esta palavra que quero compartilhar com todos vocês e antes que alguém me remeta um e-mail, para que não perca nenhum tempo, quero lhe pedir que preguem esta mensagem, divulguem este conteúdo, pois ela é a palavra do Senhor.

- O que me chamou a atenção foi quando o rei Davi disse: “Como virá a mim a arca do Senhor?”.

= A CONFECÇÃO DA ARCA DO SENHOR

- No livro de Êxodo (Ex 37:1) a bíblia relata que um artista de nome Bezalel foi chamado por Moisés para construir a arca do Senhor, e segundo a Sagrada Escritura.
- Bezalel a fez de madeira de Acácia, que era uma madeira nobre e de muita durabilidade, onde nenhum cupim conseguia devorá-la. E após feita a arca nas medidas dadas por Deus, Bezalel cobre a arca de ouro puro.

- Depois ele faz também dois varais de Acácia, também cobertos de ouro puro para condução da arca do Senhor.

- Faz também Bezalel a tampa da arca chamada de a Tampa do Propiciatório, também coberta de ouro puro com dois querubins ajoelhados onde a ponta de suas azas tocavam uma nas outras, simbolizando os guardiões da presença de Jeová.

- Deus diz a Moisés que esta arca representaria a SUA presença, que no hebraico de pronuncia SHEKINAH, e onde a arca estivesse ali também estaria a presença do Senhor Jeová.

- E também diz que somente os levitas deveriam conduzir a Arca do concerto, arca da aliança, arca do Senhor, como queira.

- Eu aprendo aqui que a presença de Deus é incorruptível, imutável, e que sua presença esta coberta de glória, pois se a Acácia é a madeira mais nobre e o ouro é o metal mais precioso, então assim é a presença do Senhor Jeová.

= POR QUE OS LEVITAS?

- Leia este versículo “Dt 10:8 - No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para servi-lo, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje”.

- Deus separou os filhos de Levi para conduzirem a sua presença, mas se examinarmos a história vermos que Levi era mal, pois a bíblia relata que certa ocasião um homem de Siquém veio a Jacó e desejou casar-se com sua filha Diná (Gn 34), porém Levi e Simeão acordaram pela madrugada e mataram todo o povo de Siquém a espada, tendo o velho Jacó que fugir pela madrugada. Que coisa terrível.

- Também quando Josué vai dividir as terras de Canaã, ele chama todo mundo e dá a parte de Rubem, Issacar, Simeão, Aser, Judá, Zebulon, José, Benjamim, Dã, Nafitali e Gade, porém a tribo de Levi não teve parte na herança.

- Parece triste, pois a bíblia nos relata que Deus não faz acepção de pessoas, e agora Levi não tem terra.

- Eu vejo o meu Deus mostrando mais alguns de seus atributos ao chamar os Levitas para conduzirem a arca, pois eles não teriam porção de terra, eles serviriam seus irmãos, vejo o meu Deus mostrando sua humildade, ao escolher a tribo de Levi que trazia o desprezo.

- Vejo a Misericórdia de Jeová em chamar o pecador, condenado ao serviço braçal, vejo a graça de Jeová ao buscar por a condução de sua presença em alguém que não merecia. Por isso Deus chamou os Levitas para que levassem a arca e fizessem os serviços no santuário.

= O COCHEM GADOL – SUMO SACERDOTE

- Aos olhos dos povos, a arca do Senhor era a marca da vitória de um povo humilde, que parecia mais um bando de mendigos perdidos no deserto, e que tinham com eles um Deus que era, é, e sempre será, o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis. E este artefato divino era o móvel que ficava no Santuário, na parte mais santa, ou seja, o santo dos santos.

- Uma informação importante. O sumo sacerdote o “cochem Gadol”, era o único que poderia entrar naquele local, porém antes de entrar ele teria que se vestir com uma vestimenta que continha pequenos sinos em sua bainha, e também ter amarrado em sua cintura uma corda caso morra naquele local, os outros sacerdotes o puxariam para fora, pois se lá entrassem também morreriam.

- E ainda saiba você que o Sumo Sacerdote, antes de entrar no Santo dos Santos, ele ficava no átrio e queimava incenso em oração, enchendo o local de fumaça, porém após algum tempo ele olhava para seus pés, e se visse alguma parte ainda não era hora de entrar. Mais algum tempo então com seus pés cobertos pela fumaça, já com todo o corpo coberto ele olhava para a ponta de seu nariz, e se ele estivesse inteiramente coberto, agora era hora de entrar.

- Por isso dentro das igrejas têm hoje muitos doentes fisicamente e pior, espiritualmente, pois entram na presença de Deus de qualquer forma e cheios de pecados, sem antes buscarem o perdão e a purificação destes.

- Devemos levar mais a sério as celebrações no santuário, pois então eu penso se os Sumos Sacerdotes assim procediam, era porque talvez alguém tenha morrido em fazer a coisa errada.

Mas como traremos para nós a presença de Deus? Essa é a nossa necessidade.

= ICABÔ – FOI-SE A GLÓRIA DO SENHOR

- Porém, muito tempo depois, devido a negligência de alguns, chegamos no tempo em que o líder do Santuário era um Sumo Sacerdote chamado Eli, e seus filhos, Hofni e Finéias (I Sm-1:9). Estes começaram a relaxarem com a divina obra santa do Senhor, ou você nunca leu Jeremias 48:10,

ENTÃO LEIA AGORA.

- Mas chega um dia em que Hofni e Finéias, levam a arca do Senhor para a batalha de forma, se incluindo ao versículo de Jr 48:10, e ali morrem e a arca do Senhor é levada pelos Filisteus.

- Talvez você esteja pensando como os Filisteus pegaram na arca e não morreram, e eu te digo que antes eles tivessem morrido. Mas Deus assim permitiu que acontecesse, pois também seria mais uma oportunidade de mostrar que só Jeová é Deus. Então levaram a arca e a colocaram dentro do templo de Dagon, o deus dos Filisteus, e diz a bíblia que houve festa no arraial dos Filisteus. Porém, no meio do povo de Deus havia choro e tristeza.

- Alguém Chega para Eli e lhe dá a notícia, e Eli cai para traz, quebra o pescoço e morre, naquele momento nasce uma criança que passou a se chamar Icabô, que significa “foi-se a glória do Senhor”.

- No arraial dos Filisteus alguém escuta um estrondo dentro do templo de Dagon, e pensam eles que a estátua de Dagon, que era de bronze, levantou a perna e esmagou a Arca do Senhor. Então todos correm para ver a tragédia de Deus. Mas no momento em que eles abrem as portas, Dagon esta dobrado, se curvado, de cara no chão diante da arca do Senhor, e todos são acometidos de terríveis hemorróidas. Então eles colocam a arca em alguns bois juntamente com uma oferte de desculpas e mandaram a arca embora de lá. E os bois pararam em Quiriate-Gearim, e foi recolhida na cassa de um homem chamado Abinadabe, que traduzido é “Meu pai é nobre”.

- Os tempos se passam, Deus chama um jovem profeta para ser o próximo sacerdote, que também seria juiz e profeta no meio de seu povo, seu nome, Samuel, que significa “ouvido de Deus”, mas um povo que havia perdido o maior artefato espiritual da História da humanidade, a arca do Senhor. Samuel é fiel ao primeiro rei de Israel, chamado Saul, e depois Samuel tendo recebido a ordem de que vai ungir um outro rei para Israel, e o profeta vai à casa de Jessé, e ungi um jovem chamado Davi que significa “amado de Deus”.

= DAVI, UM NOVO REI EM ISRAEL.

- Davi é ungido rei em Hebrom, e ali governa fielmente sobre aquele pequeno povo, e como a palavra de Deus nos relata que aquele que é fiel no pouco, Deus o colocará no muito, então logo após a morte de Saul, chega à vez de Davi ser colocado no muito, então ele é ungido rei sobre todo o Israel, e logo quando chega ele chama o profeta Abiatar que significa “Deus é pai”, e pergunta: Abiatar, onde está a Arca do Senhor? E Abiatar lhe respondeu que a muitos anos ela foi tomada do meio do povo de Israel.

- Então Davi resolve buscar a Arca do Senhor e trazer de volta a presença de Deus. E Davi reúne a elite da igreja para trazer de volta a arca que estava na casa de Abinadabe.

- Olhando claramente a intenção de Davi, ela parece ser louvável, e até acreditamos que Deus ficou muitíssimo feliz, mas quero lhe dizer uma coisa, Deus não se alegra com nossas intenções, ele quer que tomemos a atitude certa, pois a boa intenção de Davi o conduziu ao erro.

- Chegando à casa de Abinadabe, este oferece um carro novo e bois novos para que se transportassem a arca do Senhor, e assim se fez, porém no meio do caminho um dos bois tropeça e o carro cambaleia, mas um homem da tribo de Judá, chamado Uzá, que era filho de Abinadabe tenta segurar a arca, e no mesmo instante a irá de Deus se acendeu contra Uzá e ele foi morto, e ainda a bíblia que Deus abriu um buraco em Uzá, dava para ver de um lado ao outro. E naquele momento todos para e o rei Davi, creio eu em prantos de desespero, grita em temor o descrito no versículo nove, “COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DE DEUS?”. Então no vr.10, Davi resolve deixar a Arca do Senhor é deixada na casa de Obede-Edom, que traduzido é servo-vermelho. Então Davi volta para casa, triste, cabisbaixo, envergonhado, frustrado, e chorando, e o pior de tudo, sem a SHEKINAH, sem a presença de Deus.

- Eu creio que virá um tempo novo para aquele que todo o povo buscará realmente a SHEKINAH DE DEUS, um tempo que a presença de Deus fará a diferença.

- Hoje temos visto um povo relaxado, pessoas que vão para as Igrejas e ficam olhando o relógio para chegarem em casa e assistir o “fantástico”, pessoas que vão a igreja só para beber água, ou usar o banheiro.

- Realmente, estamos perdendo a reverência para com a SHEKINAH DE DEUS.

- E pior do que isto, pastores que sobem nos púlpitos e dizem coisas absurdas, como eu vejo o anjo, eu vejo uma nuvem, eu vejo fogo. Mentirosos, só estão tentando mexer com a emoção do povo, e emoção não traz a presença de Deus.

- Como trarei a mim a Shekinah de Deus?

- Então o rei Davi busca as escrituras e lá ele lê como se fazia. Davi volta à casa de Obede-Edom e novamente toma a arca do Senhor, só que agora da maneira certa, sem boas intenções e pressa, pois de “boas intenções o inferno está cheio” e a “pressa é inimiga da perfeição”, essa é a maneira errada, mas a bíblia lhe mostra a maneira certa.

- A Shekinah de Deus, não pode ser levada em uma carroça, e muito menos levada por animais, Deus não tem prazer em ver um povo ignorante.

- Aprenda que uma coisa, os levitas simbolizam os filhos de Deus, que são pecadores mas tem o sangue do cordeiro para purifica-los, representa aqueles que não tem herança na terra mas tem a presença de Deus, representa os humilhados que serão exaltados, representa a elite da terra, a noiva do cordeiro, pois eu sempre digo, e aprenda outra coisa, o Cordeiro Santo não vem buscar a Igreja, e sim a Noiva, senão veja: Eram dez virgens, cinco loucas, irresponsáveis, imprudentes e cinco prudentes, preparadas, apaixonadas.

- As loucas representam a parte que não leva a Shekinah de Deus, mas a esperam ser trazidas por animais.
- Mas as cinco prudentes representam a verdadeira noiva do cordeiro, que o espera com azeite reserva.

- Como trarei a mim a Shekinah de Deus?

- Leia I Coríntios 3:16, talvez você não leia e eu não quero que seja ignorante, então eu lhe mostrarei o contexto.

16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 -Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”

- Esta é a intenção real de nosso Deus, que nós levemos a sua Shekinah para toda a humanidade.

= CONCLUSÃO

- Note o contexto que irei lhe mostrar através das pessoas inseridas nesta mensagem e veja a verdade das escrituras.

- Bezalel, que significa “na sombra de Deus” constrói a Arca do Senhor, que é a Shekinah do Senhor, e o próprio Jeová escolhe os Levitas, para a conduzirem, nome que traduzido é “unido”, ou seja, um só povo que irá morar no céu.

- Depois vem Hofini e Finéias, que traduzido é Hofini, “cavidade da mão” representando um povo que só vê Deus como aquele que prospera e são corruptos, e Finéias um nome de origem Egípcia que significa “o negro”, que representa aqueles que estão no meio da igreja, mas tem suas almas escuras de pecados, e ainda não deixaram sua origem mundana para traz, e estes dois irmãos perdem a Shekinah do Senhor.

- Os Filisteus, que traduzido é “imigrantes, forasteiros, nômades” sendo penalizados mandam a Shekinah embora que fica na casa de Abinadabe, que traduzido é “meu pai é nobre”, representando a misericórdia de Deus para aqueles que perderam a sua Shekinah.

- Então vem o profeta Samuel, que traduzido é “ouvido de Deus”, representando pastores que ainda tem compromisso com a palavra e ainda ouvem a voz de um Deus verdadeiro, e não vivem na teoria da prosperidade “universal”, e Samuel ouvindo a Jeová ungi a Davi, que traduzido é “amado de Deus”, também chamado “homem segundo ao coração de Deus” representando um povo que mesmo cheio de falhas são os amados do Senhor.

- Davi vai à busca da Shekinah do Senhor, mas de forma errada custando à vida de um homem que pensou ser importante e quis meter a mão onde não era chamado, Uzá, que traduzido é “força”.

- Diante desta catástrofe, Davi resolve deixar a Shekinah do Senhor na casa de um homem chamado Obede-Edom, que traduzido é “servo-vermelho” representando que primeiro deveria vir um que mesmo sendo filho de Deus se fez servo, e derramou seu precioso sangue para que muitos pudessem ter de volta a Shekinah do Senhor.

- Agora que o sangue do servo foi derramado, o amado de Deus vai até o local onde está a Shekinah do Senhor e a leva para casa e a devolve a toda a Israel, que em hebraico traduzido é Is-homem, El-Deus, “HOMEM DE DEUS”.

- Por isso que eu amo a bíblia, ela é divina, espetacular, extraordinária, e magnífica, acima de tudo ela é a palavra de Deus.

- Saiba neste momento que a SHEKINAH DE DEUS é para homens, mulheres, jovens e crianças de Deus.
AUTOR: Pr. Alexandre Augusto / Quadrangular - Itajubá/MG



#################


:::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem