RESTAURANDO UM
CORAÇÃO FERIDO
I Reis 19:1-18


- Anos atrás recebi o pedido de uma jovem senhora para conversarmos, ela contou-me uma longa história de sofrimento. Em dado momento perguntei-lhe durante quantos anos ela vivia assim e sua resposta foi: "Por 14 anos pastor!" Fiquei surpreso com sua resposta, porque até aquele momento a imagem que tinha dela era a de uma pessoa que aparentemente parecia tão bem com Deus, consigo mesma e com os outros. Nunca imaginaria que por trás daquele sorriso, encontraria um coração tão ferido.

Impressiona-me a capacidade que algumas pessoas têm de mascarar sufocar a sua dor por tantos anos. Esta mulher é apenas um exemplo entre tantos que sofrem calados.

- O profeta Elias viveu momentos difíceis. A rainha Jezabel, casada com o rei de Israel, Acabe, havia introduzido a forma siríaca do culto a Baal , a Astarte e outras divindades fenícias tão fanática estava Jezabel nesta religião, que em volta de sua mesa reunia ela 450 profetas ou sacerdotes de Baal e 400 sacerdotes de Astarte . Por causa disso a nação veio a passar por um período de seca e o profeta veio a viver na total dependência de Deus para ter suas necessidades supridas. Tornou-se inevitável o confronto direto com o rei Acabe e posteriormente com os próprios sacerdotes de Baal e Astarte no Monte Carmelo. Aqueles dias foram desgastantes física e emocionalmente para Elias. (Cap.17 e 18). Após a vitória sobre os sacerdotes idólatras no Monte Carmelo e a morte desses, Elias recebe a ameaça da rainha de que não descansaria até matá-lo. Temendo, o profeta levanta-se e vai para Berseba, deixando ali seu moço, e, parte sozinho para o deserto, anda o dia todo e encontrando uma sombra, assenta-se e pede para si a morte.

COMO DEUS CUIDA DO CORAÇÃO FERIDO DO PROFETA ELIAS?

· Deus se importa com a saúde física de Elias – v.5 e 6

Dá a ele o que comer e beber, deixando-o dormir.

- Essas três necessidades são vitais na vida de todos nós. Parar com a correria do dia a dia por um pouco de tempo é um bom começo para quem está com suas emoções tão desestruturadas.

· Envia-lhe um anjo, que o toca – v.7

- O anjo faz questão de tocá-lo duas vezes e o orienta, despertando.

- Há momentos na vida que precisamos de alguém assim, que como mensageiros de Deus nos toque e fale conosco sobre a vontade de Deus.

- Jesus deu muita importância ao tocar nas pessoas, principalmente aquelas marginalizadas.

- Infelizmente muitas vezes as pessoas têm usado as mãos mais para derrubar outros que levantá-las, mais para agredir que dar carinho, estão mais para demônios que para anjos.

- Deus envia um anjo até Elias.

- Deus envia mensageiros até nós e às vezes revela isto num abraço inesperado, num conselho amigo, em pequenas expressões de carinho, tudo isto para nos lembrar de que não estamos esquecidos no deserto.

· Deus vai até Elias e ouve seus desabafo – v.10

– Por duas vezes Deus questiona Elias: "Que fazes aqui Elias?" Em outras palavras, o que está fazendo com sua vida, Elias? O profeta abre os lábios e expõe sua dor e amargura.

- Não há melhor terapia que esta! Na medida em que esvaziamos nosso coração (Felipenses 4:6-7), abrimos espaço para Deus nos encher de Sua paz.

- Não há como receber algo das mãos de Deus se as nossas mãos estão de punhos fechados e estamos esmurrando a nós mesmos ou a outros ao nosso redor. É necessário abri-las!

· Deus fala com Elias – v.11

Elias sai para estar na presença do Senhor, conforme o que Deus lhe dissera para fazer. Ele se coloca à porta da caverna para ouvir a voz de Deus.

- Há muitas vozes vindo de encontro a nós, as vozes de pessoas que nos cercam, algumas quem sabe até nos acusando e nos empurrando para o fundo da caverna; a voz do diabo, buscando roubar o restante de esperança e fé e outros valores que ainda existem em nós, ainda que enfraquecidos, buscando nos matar; a própria voz, carregada de crítica, amargura e queixumes.

- Se sairemos curados ou não, vai depender de uma coisa: a quem daremos ouvidos? É hora de ouvir o que Deus tem a dizer.

Deus tinha duas coisas a dizer a Elias:

1. Sua missão ainda não acabou! V.15-17

- A vida de Elias ainda tinha propósito e a sua também. Elias ainda tinha que ungir algumas pessoas.

- Este continua sendo o propósito de Deus também para nossas vidas: ungir pessoas em nosso caminho.

- Talvez as pessoas que você deva ungir e abençoar sejam de sua família, sua igreja ou quem sabe servindo a Deus em algum campo missionário.

2. Você não está sozinho! – V.18

– Deus diz a Elias que Ele havia conservado em Israel sete mil pessoas que eram fiéis aa Ele, Elias não era o único.

- Lembre-se: ainda que todos lhe abandonem, haverá sempre alguém por perto de você... "Porque Ele (Jesus) tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei!" Hebreus 13:5.


Que o Senhor restaure a saúde de sua alma e o (a) use poderosamente!



FONTE: Pr. Fausto Brasil



====================

====================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem