sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


Curando um
Coração Ferido

Há esperança?



- Há esperança para curar um coração ferido?

- Alguém ou algo acabou de quebrar o seu coração.

- Você foi pego de surpresa pela separação, um comportamento chocante ou pela perda de um ente querido.

- De repente você começa a se sentir como se tivesse perdido todas as esperanças.... você sente até uma dor física no seu peito que o deixa machucado e com uma cicatriz.

- Como você pode esperar jamais se recuperar ou descobrir quais passos vão ajudar acabar com o seu sofrimento?

- Todos nós sabemos que emoções são uma parte muito importante de como Deus nos criou. Mesmo assim, não podemos entender por completo por que demora tanto a recuperação de ferimentos emocionais.

- Nunca removeríamos de forma prematura o gesso ou suturas até que o osso quebrado ou pele fosse completamente restaurado.

- Precisamos entender que cura emocional exige tempo.

- O livro de Salmos oferece grande conforto quando passando por emoções prolongadas como tristeza, medo e dor. “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas“ (Salmo 147:3).

- São algumas circunstâncias impossíveis de ser curadas?

- O que achar dessas situações:

- No início, o casamento de Dawn e Leo aparentava ser tão seguro. Então o álcool e as cantadas que Leo dava em sua cunhada, Lori, acabaram resultando em um triste divórcio.
Louise chorava descontroladamente quando sua filha narrou sua moléstia quando criança.

- Depois do segundo aborto instantâneo de Dave e Yvonne, eles acabaram todos os relacionamentos que os lembravam dos dois filhos que perderam.

Curando um Coração Ferido – É importante confiar

- Nossa tendência humana é evitar situações dolorosas, ou até mesmo enterrá-las.

- Podemos voltar a confiar naqueles que nos machucaram tão profundamente?

Há certos passos para curar um coração ferido.

Liberação - “… perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém…“(Marcos 11:25).

- Lori escolheu deixar para trás suas mágoas. Anos depois, seu sobrinho (filho de Dawn e Leo) se casou.

- Lori relembra: “Minha experiência ruim tinha criado uma barreira entre as duas famílias. Milagrosamente, quando perdoei Leo, o casamento reaproximou todo mundo e relacionamentos saudáveis foram criados.

Focalize novamente - “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...“ (Efésios 3:20).

- Inicialmente, Louise tinha se culpado por não ter sido mais protetora. Ela tentou esconder seu coração ferido de todo mundo.

- Ela compartilha: “Minha pesperctiva foi nublada por culpa e vergonha. À medida que nossa filha e eu discutíamos o incidente, pudemos ajudar outras vítimas e ver resultados positivos em suas vidas.“

Receba - “[Deus é o ]Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus“ (2 Coríntios 1:4).

- Ano passado, Yvonne deu à luz a um lindo menino.

“ Talvez nunca vamos entender por que tivemos que passar por tantas dificuldades. Gradualmente, o vazio começou a ser preenchido pelas travessuras de seu filho Daniel.“

- Dave e Yvonne vão receber seus diplomas de enfermagem esse ano. “Queremos ajudar outras pessoas que também estão passando por dificuldades.“

Curando um Coração Ferido – Há um motivo

- Uma vez, certo rapaz clamou ter o coração mais bonito e perfeito. Um homem mais velho o desafiou.
- A multidão olhou para o coração do homem velho. Estava batendo fortemente, mas era cheio de cicatrizes. Alguns pedaços tinham sido removidos e outros colocados, mas não se encaixava perfeitamente. O homem velho olhou para o homem novo: “Eu nunca trocaria meu coração pelo seu. Cada cicatriz representa uma pessoa a quem dei o meu amor – eu tiro um pedaço e dou para eles. Algumas vezes eles me dão um pedaço de seu coração ferido, o qual coloquei perto de bordas recortadas. Quando a pessoa não retorna o meu amor, fica um grande buraco. Esses buracos ficam abertos, lembrando-me de que eu também amo essas pessoas. Talvez algum dia eles vão retornar e preencher esse espaço.“

Nunca escolheríamos ter um coração ferido!

- A agonia e recuperação é quase insuportável.

- Tem Alguém, no entanto, que tinha um coração perfeito e escolheu feri-lo.

- Medicamente, quando um coração se rompe (quebra), água escorre (João 19:33-34).

- Jesus experimentou um coração quebrado de todas as formas. Ele entende traição, tentação e perda (Isaías 53:3; Lucas 22:33-34; Mateus14:10-13).

- Ele é o nosso Consolador, Conselheiro e Companheiro que enche os espaços vazios de nossos corações.





+++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.