QUALIDADES
ESSENCIAIS
DE UM LÍDER


- O modelo de treinamento adotado por Jesus aos discípulos e depois aos discípulos destes, era baseado na experiência prática à partir de princípios aplicados às experiência do dia-a-dia.

- Um dos métodos utilizados é o da resistência (Lc 10:17-24) onde o erro é parte integrante do aprendizado.

- A autoridade e a responsabilidade eram delegadas à medida que os discípulos iam aprendendo.

- Deus adapta o chamado conforme as características de quem é chamado.

- O texto de 1 Tm 3.2-7 relata todas as qualidade que um homem e uma mulher de Deus, quando colocados na liderança devem ter ou buscar.

- Uma vez lider, somos desafiados a desenvolver permanentemente nossos dons e talentos.

Veja quais as principais qualidades que devem ser desenvolvidas pelo líder:

a) DISCIPLINA a disciplina permite conquistar a nós mesmos.

- Discípulo e disciplina vêm da mesma raiz.

- O líder deve aprender a submeter-se voluntariamente a outros e a submeter-se a si mesmo.

- A autodisciplina só é possível se você é submisso a ser disciplinado.

- Muitos missionários abandonam o campo por ser incapaz de perseverar no propósito. É preciso aprender a obedecer.

- Quem lidera trabalha enquanto outros dormem, não têm hábitos desleixados, e assumem sem relutância tarefas desagradáveis que outros evitam.

- O líder cheio do Espírito Santo não relutará diante dos desafios. Para exercer a disciplina é preciso ter disposição tanto para dar quanto para receber.

b) VISÃO quem tem visão, vê mais longe que os demais; vê pela fé, deve ser capaz de traduzir os acontecimentos diários numa visão de Deus.

- Quem tem visão consegue falar e descrever aquilo que para os outros é apenas uma miragem distante.

- A visão inclui a previsão e visão interna de si mesmo. O líder precisa ter claro de que maneira as decisões propostas afetarão as gerações presentes e futuras.

- Devemos olhar sempre para o alvo; ao olhar para o alvo, e ainda que as circunstâncias não o apontem, continuar firme.

- Visão inclui otimismo e esperança. Jamais um pessimista tornou-se um líder. O otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade.

- O homem prudente só tem uma função: ajudar o líder a ser mais realista, sem ser realista demais, evitando matar os sonhos.

- A visão comunica espírito de aventura, correndo riscos calculados, valorizando o passado e percebendo novos horizontes.

c) SABEDORIAé capacidade de fazer uso do conhecimento.

- É discernimento espiritual. A maioria das pessoas é sábia depois que o evento ocorreu.

- Vemos que a sabedoria foi considerada uma qualidade essencial para a escolha dos apóstolos em Atos 6.3 e Paulo sempre orava para que os crentes fossem cheios de sabedoria (Cl 1:9).

- A sabedoria dá ao líder o equilíbrio necessário e o livra da extravagância e da excentricidade.

d) DECISÃOa diferença entre um visionário e um líder é sua capacidade de decisão, geralmente, firme e rápida.

- A decisão deve ser baseada em premissas sólidas; ao estar seguro da vontade de Deus, o líder tem coragem suficiente para queimar as pontes atrás de si, com disposição de assumir a responsabilidade pelo sucesso ou pelo fracasso da decisão.

- Abraão e Moisés tomoram grande e irreversíveis decisões.

- O Apóstolo Paulo, logo após sua conversão, faz a primeira pergunta: "que farei, Senhor?" (At 22.10).

- Adiar e vacilar quanto se tem que tomar uma decisão, são fatais a uma liderança. Na maioria das decisões o problema fundamental não é tanto o que se deve fazer, mas, estar preparado para viver as conseqüências.

e) CORAGEM O líder deve ter coragem moral e física, isto é enfrentar a dificuldade sem medo, sem depressão mental e com firmeza.

- Paulo, em 1Co 2.3 e 2Co 7.5, fala das suas fraquezas e das tribulações que enfrentou.

- A verdade é que todos nós temos medo, razão pela qual a palavra de Deus nos instruir a ter bom ânimo para vencer o mundo.

- Deus transforma o medroso numa pessoa de coragem, veja João 20.19 e At 4.13. A presença do Espírito Santo enche-nos de coragem (2 Tm 1:7); a coragem de um líder se revela quando está disposto a enfrentar condições desagradáveis, sem desesperar e perder a cabeça.

- O rei Ezequias, diante do cerco militar, fez todas as coisas que precisavam ser feitas, mas gastou maior tempo em edificar a moral das pessoas, fortalecendo-os e isso fez a diferença na hora final (2Cr 32:7-8).

f) HUMILDADENo mundo material não é uma qualidade ambicionada; para Deus, ocupa lugar de destaque.

- O líder deve buscar a aprovação do Senhor e não dos liderados.

- João Batista foi exaltado nos céus por sua declaração em Jo 3:30 (importa que eu diminua para que Ele cresça).

- Essa qualidade deve estar sempre em desenvolvimento.

- Paulo, após 10 anos de conversão, declarava ser o menor dos apóstolos (1Co 15.9); alguns anos depois, declarou ser o menor de todos os santos (Ef 3.8) e no fim da vida, concluiu ser o principal dos pecadores (1Tm 1.15).

g) INTEGRIDADE e SINCERIDADEPaulo exibiu seus fracassos e seus sucessos e mesmo antes da conversão ele era íntegro naquilo que acreditava e fazia.

- Simplicidade é transparência de caráter e integridade pessoal significa sinceridade em prometer, fidelidade no cumprimento do dever, correção nas finanças, lealdade nos serviços e honestidade na palavra.

Conclusão:

Peçamos a graça e a misericórdia do Senhor para nos capacitar com todos estes dons!


Fonte: Missionário Elton Batista de Melo



===============

==============

============


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem