O QUE LEVA
UM CRISTÃO
AO FRACASSO?




INTRODUÇÃO

- Nos dias atuais se fala muito em vitória, aliás, todos nós se pudéssemos excluímos a palavra derrota de nossas vidas. Todavia, não sendo possível essa façanha, podemos, pelo menos, nos prevenir contra a derrota ou fracasso.

- Porque será que existem muitos crentes derrotados? sem poder espiritual, caídos, abatidos, etc.

- O Apóstolo Paulo, fala em Rm 8.38 que "Em Cristo nós somos mais do que vencedores".

- Ele diz também em 2 Co 10.4-5, que "As armas de nossa luta não são carnais, mas são poderosas em Deus para destruição das fortalezas".

- Não há razão para nós fazermos parte do grupo dos derrotados. Contudo se não levarmos a sério nossa vida cristã, podemos amargar sérias derrotas."

VEJAMOS, POIS, AS CAUSAS DA DERROTA DE UM CRISTÃO":

I. A FALTA DE CONTROLE SOBRE NOSSOS IMPULSOS CARNAIS Gn 25. 29-32

1. Esse foi o primeiro passo para a derrota de Esaú Gn 25.29-32

a) Ao voltar do campo deixou ser dominado pelos impulsos carnais Esaú voltou do campo esmorecido Vs. 29.

Esta expressão indica que ele estava muito cansado, esgotado, exausto.

Satanás usa estes momentos de fraqueza para nos tentar e nos arrastar ao pecado.

b) Torna-se difícil o controle dos impulsos carnais quando estamos relativamente fracos.

Foi desta forma que ele tentou seduzir Jesus, Mt 4.1-4. Porém em Rm 8.3, Paulo nos informa que Cristo "venceu o pecado na carne".

2. Aqueles que obedecem a sua natureza terrena, mundana, desagradam ao Senhor.

a) Os que estão na carne, não podem agradar a Deus. Rm 8.8. Em razão de sua inclinação carnal, Esaú foi chamado de fornicário e profano. Hb 12.16, Não permitamos que nossa vida seja governada por impulsos carnais, pois tal comportamento nos levará a derrotas espirituais.

II – NÃO VALORIZARMOS A GRAÇA DE DEUS Gn 25. 32-34

1. Ao vender o direito de primogenitura, Esaú não valorizou a graça de Deus V. 32.

a) O Direito de primogenitura, consistia basicamente de três coisas: Chefia da família na falta do pai. Recebimento de quinhão dobrado da herança, Dt 21.17. Entrada para a linhagem do Messias.

b) Quantos crentes, em razão de seus momentos de fraqueza, ou de prazer, têm também desprezado a graça de Deus?

- Muitas vezes, um prato de comida, um baile de carnaval, um cigarro, etc., tem levado você para longe das promessas de Deus.

- A Palavra de Deus nos exorta a não amar o mundo, uma vez que tudo no mundo é passageiro, 1 Jo 2.15-17.

- Podemos ver este comportamento no exemplo do filho pródigo, que preferiu trocar a casa de seu pai, onde havia fartura e abundância pela fome, desgraça e miséria do mundo, Lc 15.11-16.2.

Alguns servos de Deus do passado fizeram escolhas mais vantajosas:

a) Moisés - "Trocou os prazeres transitórios do Egito para viver junto ao seu povo", Hb 11.24-26.

b) Daniel não aceitou contaminar-se com as comidas servidas na mesa do rei da Babilônia, Dn 1.8.

III - BUSCARMOS O ARREPENDIMENTO TARDIAMENTE Hb 12.16-17

- Aquele que tenta servir a Deus, mas continua envolvido com o pecado, chegará a um ponto em que perderá a sensibilidade do pecado e não conseguirá arrepender-se:

a) Tal foi o seu sofrimento com o pecado, que Esaú, não conseguiu arrepender-se literalmente, embora, tenha buscado o arrependimento com choro. V. 17

b) Uma pessoa que conhece a graça de Deus, e a dispensa, pelo gozo do pecado, se envolvendo seriamente com mundo, chegará a um ponto de apostasia total que tornará difícil, até mesmo impossível um retorno para Deus, Hb 6.4-6.

c) Exemplo de arrependimento tardio 1 Sm 15.24-28.

CONCLUSÃO

Como tem sido a sua vida cristã?

Uma sucessão de derrotas, ou uma sucessão de vitórias?

Se você não controla seus impulsos carnais, despreza a graça de Deus, e busca o arrependimento tardiamente, você é um cristão derrotado, que nem pode ser chamado de um cristão.

Clame diariamente pela graça de Deus.
FONTE: Pr. Genismar Marques de Souza





<<<<<<<<<<<<<




<<<<<<<<<<<<<

<<<<<<<<<<<

<<<<<<<<

<<<<<

<<<

<



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem