CUIDANDO DA

MINHA VOCAÇÃO


- Se você continuar vivendo como está, sua vida será melhor do que foi em 2009?

- Como foi o seu primeiro mês de 2010?

- O profeta bíblico falou:
“Pensem em como vocês têm agido e vejam qual foi o resultado!”
Ag. 1.7


Hoje veremos o sexto aspecto, nesta série de 8 mensagens sobre vida saudável: CUIDANDO DA MINHA VOCAÇÃO

Deus espera que você o sirva!
“Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo... como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".Mt 20.26-28

- Para muitas pessoas neste mundo, o segredo da grandeza é o dinheiro. Outros acham que o segredo da grandeza de um homem está na capacidade de fazer contatos e se relacionar com pessoas influentes. Para Deus é completamente diferente. Para ele, nenhuma destas coisas irá sobreviver na eternidade.

Para Deus a grandeza de um homem está na sua vida de serviço ao próximo.

Veja esta palavra de Jesus: quem quiser ser grande que comece a servir.

Notem: um grande professor serve aos alunos. Um grande vendedor serve aos clientes. Um grande gerente serve aos seus empregados. Um grande presidente serve a nação.

• Jesus disse que quanto mais você serve, maior você se torna.

• Se fossemos resumir o cristianismo em duas palavras, creio que as melhores seriam: entrega e serviço.

Hoje eu quero pensar em algumas razões porque você deve dar sua vida para servir a Deus e às outras pessoas.

1. Você foi criado para servir.
“"Antes que o fizesse no útero de sua mãe, eu o escolhi. Antes que você nascesse, eu o separei para uma obra especial”.
Jr 1.5

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. Ef 2.10

• Deus criou todas as coisas neste mundo com um propósito. Ex: criou o cachorro para ser cachorro, a abelha para ser abelha e produzir mel.

• A Bíblia diz que você foi colocado nesta vida para servir.

Você foi criado por Deus para ajudar a construir um mundo melhor. Criado para servir.

2. Você foi salvo por Jesus Cristo para servir.
A Bíblia diz:
“Foi ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho, não porque merecêssemos, mas porque esse era o seu plano muito antes do princípio do mundo – mostrar o seu amor e a sua bondade para conosco por meio de Cristo”. 2 Tm 1.9

• O texto diz que Jesus nos salvou e nos vocacionou, e nos deu um ministério. Você já foi salvo por Jesus? Somente os salvos são chamados por Deus para servi-lo.

• Comprar a sua salvação custou a Jesus a própria vida. A Bíblia nos recorda:
“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com seu próprio corpo”. 1 Co 6.20

Não servimos a Deus por causa de culpa, medo ou mesmo obrigação, mas pela alegria e profunda gratidão pelo que ele fez por nós. Nós lhe devemos a vida. Por esta salvação, nosso passado foi perdoado, nosso presente faz sentido e nosso futuro é seguro.

Diante disso, Paulo concluiu:
“Por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço”. Rm 12.1

• Você não é salvo pelo serviço, mas é salvo para o serviço.

• Deus nos salva para que exerçamos nossa “santa vocação”.

• No Reino de Deus você tem um lugar, um propósito, um papel e uma função a cumprir.

• A Bíblia diz que fomos salvos para servir. Há um ditado que diz: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

• Você já viu aqueles homens com músculos fortes, que não usam para nada, a não ser mostrar para as pessoas?

Por que você fortalece seus músculos espirituais?

Porque você vem à Igreja?

Porque você lê a Bíblia?

Porque tem sede de aprender mais?

Só para dizer que é uma pessoa madura? Não creio.

3. Você foi chamado e capacitado pelo Senhor para uma vida de serviço.
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.
1 Pe 4.10

• No momento que você foi salvo por Jesus, você foi chamado para uma vida de serviço.

• Todos os crentes são ministros de Deus.

• Quando a maioria das pessoas escuta “ministério”, pensa em pastores, padres, sacerdote profissional.

Na Bíblia, as palavras servo e ministro são sinônimas, assim como serviço e ministério. Se você é um cristão, é um ministro e, quando está servindo, está ministrando.

Ex: Quando a sogra de Pedro, enferma, foi curada por Jesus, ela instantaneamente se levantou e começou a servi-lo (Mt 8.15), usando seu novo dom de saúde. E é isso que devemos fazer.

Somos curados para ajudar aos outros.

Somos abençoados para ser uma bênção.

Somos salvos para servir, e não ficar sentados esperando pelo céu.
A Bíblia diz:
“Vocês agora pertencem a ele para ter uma vida útil no serviço de Deus”.Rm 7.4

Quanto do seu tempo vem sendo utilizado a serviço de Deus? Seu chamado para ser salvo inclui o chamado para servir; ambos são o mesmo chamado. Independente de sua carreira ou emprego, você é chamado para ser cristão servindo em tempo integral. Um cristão que não serve é uma contradição.

Você nunca se perguntou por que Deus não nos leva para o céu, imediatamente após aceitarmos sua graça? Por que ele nos deixa neste mundo decadente? Para cumprir seus propósitos! Deus pretende usar você para os Seus objetivos.

• Deus tem para você um ministério na igreja e uma missão no mundo.

Todos fomos chamados por Jesus para trabalhar na sua obra.

• Todos somos excelentes em alguma área.

4. Você foi ordenado pelo Senhor para uma vida de serviço.
Jesus foi categórico:
“A atitude de vocês deve ser igual à minha, porque eu, o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos”. Mt 20.28

• O cristão é comissionado para servir.

• É uma questão de obediência diante do Senhor. Não é uma opção, não é algo a ser encaixado em minha agenda caso haja tempo disponível.

Servir é o núcleo da vida cristã. Jesus veio para servir e para dar.

• O cristão que tenta viver seu cristianismo sem uma vida de serviço, está vivendo em contradição.

Seguir aprendendo mais e mais não é o suficiente. É preciso por em prática o que aprendemos.

• A natureza humana não gosta muito de servir. Gosta mais de ser servido.

Ilustração:

Mar da Galiléia e Mar Morto - O mar da Galiléia é cheio de vida porque recebe água e também a escoa. No mar Morto nada vive, pois, ao contrário do outro, não há saída de água.

• Alguns dizem: “Estou procurando uma igreja que atenda as minhas necessidades e me abençoe”. Deveriam dizer: “Estou procurando um lugar onde possa servir e ser abençoado”.

• Estamos sempre procurando pessoas para nos ajudar ou nos servir. Mas Jesus mudou completamente este conceito.

O cristão maduro está interessado em servir ao próximo. Um cristão imaturo está interessado em encontrar alguém para servi-lo.

5. Ao servir, você demonstra que pertence a Cristo.
“Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus”.
Rm 7.4

• Quando nascemos em Cristo, passamos a fazer parte do seu corpo, a igreja. Somos então, as mãos de Cristo, os pés de Cristo, a boca de Cristo aqui na Terra.

• João ensinou que nosso amor às outras pessoas mostra que somos verdadeiros cristãos:
“Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos”. 1 Jo 3.14

Se não tenho desejo de ajudar as pessoas e me preocupo somente com minhas necessidades, deveria questionar se Cristo está realmente na minha vida.

Um coração salvo é um coração que deseja servir.

• Se você serve e não é apenas um freqüentador de igreja, então há evidências que Cristo vive em você.

• Meus irmãos em Cristo necessitam do meu serviço.
“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo”. 1 Co 12.27

• Todos os membros do corpo são importantes.

• Você fica doente e pode até morrer se um dos membros do seu corpo parar de funcionar. Se você não está “funcionando” na igreja, pode estar comprometendo a boa saúde da igreja.

O seu serviço é extremamente necessário no corpo de Cristo – isso, em qualquer igreja local. Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada um deles é importante. Não existe serviço pequeno para Deus.

Também não existem ministérios insignificantes na igreja. Alguns são visíveis e outros são feitos nos bastidores, mas todos são valiosos.

- O que acontece quando parte de seu corpo para de funcionar? Você adoece. O resto do seu corpo sofre. Imagine se seu fígado decidisse viver por conta própria. “Estou cansado. Não quero mais servir este corpo! Quero um ano de folga”. O que aconteceria? Logo iria morrer.

- Hoje em dia milhares de igrejas estão morrendo por conta de cristãos que não têm vontade de servir. Eles ficam assistindo de lado, e o corpo sofre.

6. O serviço traz significado à sua vida.

Servir é o caminho para a verdadeira realização!
“Se você insistir em salvar a sua própria vida, você a perderá. Somente aqueles que põem de lado a sua vida por minha causa e por causa da Boa Nova é que saberão realmente o que significa viver”.Mc 8.35

Você dará a vida por algo. O que será?

• Todos nós entregamos nossa vida por uma causa.

• Uns entregam para uma carreira, esporte, família, riquezas.

• Outros por uma causa política.

Lembre-se: as maiores coisas da vida não são as coisas. Ouça o que o homem mais rico do mundo falou:
“Uma vida simples no temor do Senhor é melhor que uma vida rica com uma tonelada de dores de cabeça”. Pv 15.16

- Não se conforme em apenas alcançar uma vida boa, porque isto não é o suficiente. No fim das contas, ela não satisfaz. Almeje a vida melhor – servir a Deus de todo o seu coração. Deus merece o seu melhor. Ele merece o melhor de mim.

- No céu, serviremos a Deus para sempre, mas já podemos começar a praticar aqui na terra. Como atletas que se preparam para as Olimpíadas, continuamos treinando para o grande dia;
“Eles fazem isso pela medalha de ouro que perde o brilho e desbota. Você está em busca da medalha de ouro eterna”. 1 Co 9.25

- Nosso desafio é entregar nossa vida para uma causa que tenha recompensas até a eternidade.

Conclusão:

Jesus prometeu:
“O Pai honrará e recompensará a qualquer um que me servir”. Jo 12.26

- Imagine o que poderia ter acontecido, se apenas 10% dos cristãos em todo o mundo levasse a sério seu papel de servo.

- Imagine todo o bem disso. Você está disposto a ser uma dessas pessoas? Não importa sua idade. Deus irá usa-lo se começar a agir e pensar como servo.

- Albert Schweitzer disse: “As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir”.

- Não adie a sua decisão. Venha servir de verdade em 2010.

- Entregue-se hoje a Cristo, para servi-lo de todo o seu coração. E você cristão, precisa se posicionar e assumir sua responsabilidade em servir a Cristo, realizando o seu ministério, para a glória de Deus.

Coloque sua vida a serviço do rei Jesus. Vale a pena!



FONTE: Pr. Luiz Sanches



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem