A VISÃO
RESTAURADORA



INTRODUÇÃO:

- O texto de Neemias 1 e 2 fala do período chamado pós-exílico de Judá. Os judeus que tinham sido levados ao exílio em Babilônia passaram 70 anos longe de sua terra. Mas não foram todos os judeus que foram para o exílio. Alguns ficaram na terra de Judá, com a cidade de Jerusalém destruída, as cidades assoladas e toda miséria de um pós-guerra. Os judeus finalmente voltaram do exílio para a sua terra, só que a situação não mudou muito. A carência, o isolamento e as péssimas condições de vida tornavam o ambiente difícil.

- O Templo de Jerusalém tinha sido reconstruído a duras penas, mais precisamente o povo levou 22 anos para esta obra. Mas os muros da cidade também estavam destruídos e o povo não tinha feito nada para reconstrui-los.

Para que os irmãos tenham idéia do que Neemias tinha pela frente, ouça isto:

- Os judeus foram enviados para a sua terra em 538 a.C.

- O Templo só foi concluído 22 anos depois, em 516 a.C.

- Neemias quando sabe da notícia é o ano de 445 a.C., setenta anos depois da reconstrução do Templo. Aquele povo passou 70 anos sem levantar um só tijolo. Os muros da cidade estavam destruídos, e talvez algumas partes da cidade ainda, e nada tinha sido feito. Nisto Deus levanta um líder, Neemias. Ele colocou aquela notícia no coração, mas não somente isto, ele se colocou como solução.

Neemias chorou pela situação e orou acima de tudo (Ne. 1:4-11; 2:4).

E nós?

Será que estamos sendo sensíveis com a condição de nossa igreja?

Será que somos sensíveis com a condição de nossa sociedade?

O que estamos fazendo aqui neste bairro?

Qual a nossa função nesta cidade?

A VISÃO RESTAURADORA

- Amados Deus quer nos dar uma visão restauradora. Nós não estamos aqui para ficarmos em nosso gueto religioso, achando que tudo está muito bem deste jeito e desta forma.

- A visão que Deus quer nos dar é uma visão que ultrapasse aquilo que imaginamos. Não adianta estarmos aqui se não somos influência de Deus em nossa sociedade.

- Quantos nesta cidade sabem que aqui podem encontrar a Palavra viva de Deus?

- Quantos neste bairro sabem que entre nós Deus opera e transforma os corações?

- Nesta noite Deus quer levantar uma igreja com um coração sensível, que entenda a vontade de Deus para ela, que saia destas quatro paredes e se levante de forma profética nesta cidade para a glória de Deus.

Nós temos que entender duas coisas a partir deste texto:

I – A VISÃO RESTAURADORA VAI ALÉM

Mas vai além de que? Vai além dos programas, dos pastores e dos palácios. O que significa isto?

Vejamos por partes.

1.1. Vai além dos programas

- O que vemos em nossos dias nas igrejas é que poucas pessoas trabalham e muitos assistem.

- Geralmente estes poucos são líderes que se sobrecarregam e por fim desanimados, desistem de trabalhar, colocando outro no lugar para fazer o que ele fazia.

- As nossas igrejas são baseadas apenas em programas. Se não houver programação então não há nada. Tudo isto emperra a obra de Deus. Deus quer que vejamos o reino além dos programas, além do trabalho que muitas vezes se torna estressante e que fazem muitos desistirem de servir a Deus.

- Nós temos que saber que o que o Senhor deseja para a igreja hoje é que haja uma visão restauradora que vá além de simples programações. Sabe por que? Porque as programações vêm e vão. O ministério não, ele permanece.

- A programação vem do anseio do homem fazer; o ministério vem do coração de Deus, por meio do Espírito Santo.

- Muitas vezes estamos preocupados em fazer as coisas, e não nos importamos se é da vontade de Deus ou não.

- Nos preocupamos em colocar pessoas nos cargos, nas diretorias, e nem nos preocupamos em saber se é assim que Deus quer. Isto muitas vezes é mais um incentivo ao orgulho do que para o ministério.

1.2. Vai além dos pastores

- Nós temos que aprender isto também. O que Deus tem a fazer é restaurar a visão correta da igreja. Durante muito tempo foi colocada uma visão errada.

- É o pastor quem prega, quem dirige, quem canta, quem conserta o vazamento do banheiro da igreja, que administra, que ora, enfim, ele é o faz tudo.

- O pastor era um protótipo de de Super-homem, um super anjo da guarda que está aqui para isto mesmo.

- Sabe o que acontece? O pastor chega em um ponto que não pode mais corresponder aos anseios do povo mal acostumado, e assim daquele momento em diante ele não presta.

- A visão restauradora de Deus visa ser além dos pastores. Sabe por que? Porque todos somos ministros do Senhor.

- A visão de ministério deve ser restaurada. Muitos quando ouvem a palavra ministério pensam em um pastor, de paletó e gravata, com uma enorme bíblia na mão, com uma sabedoria sobrenatural, da qual muitas vezes assusta.

- A pessoa diz: “Jamais serei isto”. Coloque isto na cabeça e no coração. Todos nós temos um ministério, todos temos um dom.

- Você foi salvo para servir a Deus e ao seu reino. Talvez você não sabe o seu dom ou dons, mas peça ao Espírito Santo para lhe mostrar.

- Esta visão restauradora de Deus visa acabar com a personalização. No reino de Deus o que é importante não é o homem.

- Muitos ministérios são firmados na pessoa do homem, com a sua imagem e semelhança.

- Deus quer restaurar o ministério da igreja, dando de volta a igreja a sua responsabilidade. Sabia que você é um ministro de Deus? Você já sabe qual é o seu dom?

1.3. Vai além dos palácios

- O que significa isto? Significa uma igreja que ultrapasse as paredes do templo, uma igreja viva e ativa na sociedade, que viva 24h o propósito de Deus para si.

- Deus deseja restaurar isto também. Muitas vezes estamos dentro de nossas igrejas e mal sentimos a miséria humana aí fora.

- A própria visão de igreja que temos é doentia e pobre.

- O que é igreja para muitos? Igreja não são as quatro paredes, ou igrejas só é relevante nos domingos à noite (porque muitos não participam de manhã), etc.

- Amado você é igreja e deve vivenciar isto todos os dias de sua vida. É participar ativamente, sabendo o seu dom, o seu ministério e o propósito de Deus para você.

- Igreja é ser resposta para o mundo, é ser a embaixada de Deus na terra, onde os homens possam achar a segurança e a paz de Cristo.

- Ser igreja é servir, amar, sentir, ser exemplo do amor de Deus neste mundo carente de amor.

- Será que somos assim?

- Que projetos temos?

- Será que sabemos qual o propósito de Deus para nós?

- Temos saído destas quatro paredes e sido resposta para o mundo perdido?

- Portanto amado, entenda que Deus deseja restaurar a nossa visão, e que ela vá além dos programas, dos pastores e dos palácios.

- Você esta disposto a isto?

- Você deseja sua visão restaurada? Deseja ser um Neemias

II – A VISÃO RESTAURADORA TEM COISAS A SEREM OBSERVADAS

- Neemias, quando recebeu a notícia, diz a Bíblia, chorou, orou e se colocou nas mãos de Deus.

- Quando foi a presença do rei, o rei notou que alguma coisa estava errada com Neemias.

- NEle mesmo chegou a dizer para ele: “Olha Neemias, esta tristeza que está estampada em seu rosto é do coração. O que está acontecendo? Você não está doente?”(v.2).

- Neemias expôs tudo o que estava acontecendo e ele recebeu do rei três coisas:

2.1. Ele recebeu um tempo (2:6)

- Neemias não ia ficar o resto da vida com seus irmãos judeus.

- Ele tinha um tempo determinado a cumprir os seus objetivos. Assim também é conosco.

- Se Deus tem nos dado esta visão restauradora, esta visão também deve estar comprometida com o tempo.

- Nós não podemos perder tempo, sabe por que?

- Nós não somos eternos.

- Nós não podemos perder o senso de URGÊNCIA. Temos tempo para fazer a vontade a vontade de Deus, mas isto deve ser feito com responsabilidade.

- Paulo nos adverte em Efésios 5:15,16: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.”.

- Para que os irmãos tenham idéia, Neemias terminou a obra em 52 dias. Imagine os irmãos que, aquilo que os judeus não fizeram em 70 anos, Neemias fez em 52 dias. É a urgência, o senso de urgência porque não temos tempo a perder, não somos eternos.

2.2. Ele recebeu autoridade (2:7, 8)

- Neemias recebeu cartas do rei para passar entre as províncias e ter o que desejava para terminar a obra.

- Ele entendia que a mão de Deus estava guiando tudo. A igreja está em campo inimigo.

- Paulo nos diz em Colossenses 1:13: “e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.”

- Em I Jo.5:19, o apóstolo nos diz que o mundo jaz no maligno. Estamos neste mundo, mas não somos dele, disse Jesus (Jo. andar neste mundo.

- Da mesma forma que Neemias recebeu autoridade para passar pelas províncias sem ser molestado, assim também temos autoridade em nome de Jesus. Ele é a nossa autoridade.

- Mateus 10:1a nos diz: “Chamando para si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade...”.

- É o nome de Jesus que tem autoridade. Jesus disse: “E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo.14:13,14)

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis fruto, e vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” (Jo.15:16)

“Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vos dará. Até agora nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis, 17:14-(16).

- Estamos em terras inimigas, mas o Senhor nos deu autoridade em nome de Jesus para andar neste mundo.

- Da mesma forma que Neemias recebeu autoridade para passar pelas províncias sem ser molestado, assim também temos autoridade em nome de Jesus. Ele é a nossa autoridade.

- Mateus 10:1a nos diz: “Chamando para si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade...”.

- É o nome de Jesus que tem autoridade. Jesus disse: “E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo.14:13,14)

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis fruto, e vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” (Jo.15:16)

“Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vos dará. Até agora nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (Jo.16:23,24)

2.3. Ele recebeu recursos (2:8)

- Neemias pediu madeira para reconstruir, e o rei deu. Muitas vezes pensamos que Deus tem dar, e nos esquecemos daquilo que Ele já nos deu.

Ilustração:

Eliseu e a mulher com o vaso de azeite (II Rs. 4:1-7)

- Às vezes nos preocupamos com aquilo que queremos conquistar e nos esquecemos das coisas que já estão em nossas mãos.

- Os recursos que tantas vezes pedimos a Deus podem estar diante de nós, pois Ele já nos deu.

- É preciso reconhecer aquilo que Ele já nos deu e continuar a obra. Ele fará multiplicar o nosso azeite. Precisamos apenas de fé para ver Deus agir.

CONCLUSÃO:

- O mesmo povo que passou 70 anos sem fazer nada, reconstruiu tudo a partir do líder.

- Não somente o líder, mas o povo de Deus tem que ser um povo de visão.

- Não podemos ser um povo que tenha medo de andar. Quem é o nosso Deus? O que fazemos aqui na verdade.

- Estamos dispostos a arregaçar as mangas e por a mão no arado?

- Qual é a tua visão? Hoje Deus quer restaurar a visão de Seu povo. Você é importante na obra do Senhor.

- Ele deseja usá-lo para abençoar outras vidas. Deus precisa de homens e mulheres dispostos a ter uma visão restauradora.

Ilustrações:

- Noé, construiu no seco - Abraão fez uma grande nação.

O que você vai fazer?

Qual a visão que Deus te dá em sua igreja?

Deus quer uma obra grande neste lugar.

Você quer participar deste sonho de Deus?

Então diga: “Eis-me aqui, Senhor!”.

Toda glória é tua Senhor Jesus.


Ilustração: - Pastor Firmino Silva - Pastor Armando Bispo



++++++++++++
===========
:::::::::


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem