terça-feira, 17 de novembro de 2009


AINDA VALE
A PENA SONHAR




“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha” (Salmo 126.1).

Introdução:

- Alguém já disse que “o homem não morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar”.

- Se a vida não tivesse sonhadores tudo seria sem graça, não haveria motivos para se viver, pois a beleza da vida está no colorido dos sonhos, que nos falam de esperança, de perspectivas, de novos horizontes a serem visualizados, de uma estrada a ser percorrida.

- Alguém já disse que “o homem não morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar”.

1. Há dois tipos de sonhos:

- O primeiro é aquele que sonhamos dormindo e, o segundo, trata-se do que sonhamos acordados.

- Sonhar faz bem para o corpo, para a alma e para o nosso coração!

- Para quem tem problemas com dinheiro, temos uma maravilhosa notícia para dar: sonhar não custa nada.

- Você não terá que pagar absolutamente nenhum centavo, e sim, acreditar em você mesmo, crer nos seus sonhos e, acima de qualquer questão, confiar os seus sonhos a Deus.

2. Vale a pena sonhar:

- Os sonhos regam uma mente infrutífera; os sonhos fazem florescer o jardim do nosso coração com as mais lindas flores da primavera; os sonhos nos fazem vislumbrar um mundo melhor.

- Todos quantos estão parando de sonhar estão abandonando simplesmente o prazer de viver.

- Os sonhos são como um novo amanhecer. Vêm nos trazer boas novas de um dia melhor, de um mundo melhor, pois sonhar faz parte da vida de gente capaz, de gente que pensa, de gente visionária.

3. Sonhe e veja além do óbvio:

- Acreditar que ainda vale a pena sonhar é para os que conseguem enxergar além do óbvio; eles vêem onde ninguém viu nem consegue ver; os que ousam sonhar não têm limites.

- Seus limites vão além dos demais. Os sonhadores são ilimitados, pois nos seus corações pulsam conquistas, vitórias.

- No seu sangue nutrem uma única palavra: “vencer ou vencer”. Eles sabem que a vida só tem sentido quando se sonha pra valer.

Conclusão:

- O ex-presidente americano Richard Nixon afirmou: “os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam e os vencedores nunca desistem”.

- Um sonhador nunca se acovarda, está sempre tentando mais uma vez. Mesmo que surja uma aparente derrota, os sonhadores vêem naquele fracasso uma experiência vitoriosa a ser usada mais à frente com todo ardor.

- Sonhe, mas sonhe muito e sempre! Pois enquanto sonhamos, estamos lançando nesta bela terra as sementes mais lindas da vida.

- Deus sonhou, um dia, comigo e com você, sonhou com a nossa salvação e enviou Jesus. Acredite, ainda vale a pena sonhar!



FONTE: IEADAM



A PORTA
DE ENTRADA



- Somos, individualmente, seres completos no espírito, na alma e no corpo, e há diretrizes específicas para cada um desses elementos. Tanto o nosso espírito, quanto a alma e o corpo, todos precisam estar irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus (I Ts. 5:23).

- Deus tem comandos específicos para a família. O comando espiritual para a família é saber que tudo começa no espírito. É na família que o senhorio de Cristo é exercido.

- Deus não se torna Senhor em primeiro lugar das instituições ou departamentos que os homens criaram, mas da instituição que Ele mesmo criou: a família. É nela que Deus trabalha o caráter e molda seus integrantes de forma espiritual, para trazer equilíbrio.

- No dia que nossa sociedade compreender que família é princípio eterno, uma instituição divina que nunca vai falir, os pais assumirão sua função de sacerdotes, os filhos estarão protegidos pelos pais e o Senhor arrancará toda a maldição da terra (Ml 4:5-6).

- É para essa família que o Senhor dá as instruções para a alma. A alma sente vontades e ela é a sede da decisão para as coisas boas ou ruins.

- Deus quer lhe dizer que está interessado em ser o Senhor da sua casa, plantando os princípios divinos, mas Ele precisa de uma alma que não se governe a si mesma, uma alma que esteja submetida ao governo do Pai.

Existem portas de entrada para o espírito, a alma e o corpo. Vejamos agora seis portas de entrada.

1. Visão

- É uma porta de entrada para coisas boas ou ruins. Jesus disse que se os olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz (Mt. 6:22-23).

- Quando o seu corpo terá luz? Quando os seus olhos forem bons.

2. Audição

- A maldição só encontra pouso para aqueles que não ouvem a Deus (Is. 1:19-20 / Dt. 28:1). Neste caso, ouvir é o mesmo que obedecer.

- Os nossos pais sempre falaram assim: eu falei, mas você não me ouviu! Aquele que ouve, prospera. Quem obedece a Deus, come o melhor da terra (Is. 1:19).

- Não é apenas desejar, o segredo está em obedecer. Você só vai prosperar quando a sua audição, a sua obediência entrar em operação.

- Se você quiser prosperar, desligue a televisão e o tempo que seria gasto assistindo TV, leia a Bíblia. Descontamine a sua alma! Se você sair da frente da televisão, dos jornais e revistas de cultura inútil, a sua alma vai se descontaminar, você começará a ter entendimento do que o Senhor quer para a sua vida e prosperará sem limites.

- Precisamos encher a nossa mente da Palavra do Senhor.

3. Olfato

- O olfato é fator determinante na vida de um profeta. Todo profeta tem olfato aguçado, tem faro.

- Paulo nos diz que o perfume de Cristo precisa ser sentido em nós (II Co 2:14).

- Jesus tem um cheiro bom e suave e quem está em intimidade com ele, sente esse perfume.

- Um dia uma mulher derramou um bálsamo que encheu toda a casa com o um cheiro muito bom. Ela enxugou os pés de Jesus com seus cabelos. O Senhor perdoou todos os seus pecados e ela saiu dali exalando o bom perfume do Senhor.

- O seu olfato espiritual precisa estar aguçado para você sentir o cheiro do pecado e afastar-se dele. Deus vai aguçar essa sensibilidade nos sacerdotes para que sua casa esteja livre do pecado.

- O sacerdote sentia o cheiro dos ungüentos e sabia qual deles usar nas feridas.

- O ungüento, o óleo de Gileade era usado para curar. Além da pessoa ficar sarada, ela ficava perfumada.

- Jesus não quer apenas nos sarar, ele quer nos perfumar. Onde quer que formos, exalaremos o perfume d'Aquele que mora dentro de nós.

4. Paladar

- Muitas pessoas têm o paladar aguçado para o pecado. A comida é apetitosa e você começa a comer antes de começar a ingerir.

- Ao sentir o cheiro bom do churrasco, por exemplo, você tem vontade de comer.

- Satanás é estrategista. Primeiro ele estimula o seu olfato e depois lhe dá a comida do pecado.

- As pessoas caem em pecado quando não têm o olfato de santidade.

- O pecado gera fruto e o que as pessoas fazem com o fruto? Comem.

- Podemos observar que na família satanás joga a isca, estimula o olfato e as pessoas caem na tentação. E o que isso gera? O desequilíbrio, o desnível familiar.

- Eli era um sacerdote que tinha tudo para morrer com um nome marcado com grandes feitos. Mas, quando seus filhos ficaram adultos, Eli não os repreendia pelo mal que faziam na casa do Senhor. Eles eram chamados de filhos de Belial, filhos do diabo.

- Como é que o pai pode ser um sacerdote de Deus e os filhos, filhos de Belial? Por causa do olfato e do paladar da casa. O que se cheira, o que se solta no ar em nível de conversas, de comportamento, aquilo que o diabo vai lançando como alimento torna os filhos de Deus em filhos do diabo.

- Você pode se fazer o homem mais santo da terra, ou um pecador, um filho do diabo (Jr 2:20-21 / Lc. 6:13).

- Você pode SE TORNAR o contrário daquilo que o Senhor quer. Mas, você pode decidir por andar com Deus e ser um homem santo.

5. Tato

- Como conseguimos fazer as coisas? Pelas mãos. A mão simboliza o direito de posse. O Senhor confirmará as obras das suas mãos se você estiver atento à voz de Deus.

- É pelas mãos que você vai exercitar aquilo que o olfato sentiu e o paladar degustou. Você tem a decisão de segurar ou soltar o fruto do pecado.

- O Senhor lhe dá uma ordem: solte tudo aquilo que você segurou que não é do Senhor e receba libertação.

- Quando você se agarra nas coisas do diabo, o diabo se agarra em você. É o Senhor quem quer lhe agarrar e ninguém lhe tirará das mãos d'Ele.

6. Pés

- Este é o sexto sentido. Não é o que você está acostumado a ouvir por aí.

- Os pés são o sentido que dão movimento para onde os outros sentidos estimularam.

- Se você for estimulado pelos outros sentidos ao pecado e os seus pés não caminharem para consolidar o que o diabo está querendo, você venceu a tentação.

- Os pés foram criados para uma finalidade: serem calçados com a preparação do evangelho da paz.

- Os seus pés devem caminhar numa consolidação que colabore com o Reino de Deus e não com o reino das trevas.

- Os nossos pés são os sentidos consolidadores do que os outros sentidos nos estimularam.

- O Senhor tem uma promessa para nossos pés: se eles anunciarem a palavra do Senhor, eles serão formosos (Rm 10:15).

- A família está maculada na visão, não selecionando o que vê; está maculada na audição, não selecionando o que ouve, ou quem ouve; está maculada no olfato, estimulando cheiros que podem trazer pecado; está maculada no paladar, degustando o fruto do pecado; está maculada no tato, apegando-se ao pecado; está maculada nos pés, movimentando-se para caminhos que não agradam a Deus.

- Desta forma a família vive nas garras do diabo, vive cheia de argumentos.

- Quem tem um argumento na sua vida está nas garras do diabo.

- Você está sendo convocado a decidir pelo Senhor e o Todo Poderoso vai lhe libertar!

- O Senhor está lhe dando a chance de sair, juntamente com toda a sua família, das garras do diabo.

- O Pai lhe abraçará e ninguém jamais lhe arrebatará das mãos fortes e poderosas do Altíssimo.



FONTE: Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova