segunda-feira, 26 de outubro de 2009


VOCÊ NÃO
É UM ACIDENTE!



“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” (Cl. 1:16)

“A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito da vida não tem sentido.” (Bertrand Russell – Ateu)



INTRODUÇÃO:

“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade” (Ef. 1:11)

Qual é o sentido da vida?

- Existem pessoas que buscam o sentido para sua vida...

Nas religiões,Nos esportes,Na piedade,Nos negócios,Nos prazeres,Nos estudos,E outros até mesmo nos vícios.

- Todavia está provado que nada disto realmente trás sentido para nossa vida.

- Então o que realmente dá sentido para vivermos?

- A questão não é você, e tudo que listei acima se refere a você, seus gostos e preferências, virtudes e defeitos.

O propósito da vida é muito maior que sua própria realização pessoal.

O propósito da sua vida é maior que sua carreira, família, sonhos e ambições.

O propósito de sua vida está em Deus! Por isso você não irá descobrir o propósito da vida olhando para você mesmo, por isso TODOS precisamos nos voltar para Deus, e Jesus Cristo é o único Caminho para Deus.

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (Jo. 14:6)

A grande questão é: Quem nos criou? Foi Deus? Então somente ele, nosso proprietário pode nos mostrar nossa verdadeira utilidade. Isto é para que fomos feitos!

Muitas pessoas estão lendo livros de auto-ajuda, não posso dizer que eles são ruins... Todavia basicamente todos eles seguem uma mesma direção:

1. Dê valor aos seus sonhos,

2. Defina seus valores,

3. Estabeleça metas,

4. Foque no seu ponto forte,

5. Aspire grandes objetivos,

6. Vá a luta, mate um leão por dia!

7. Seja disciplina

8. Acredite em si mesmo,

9. Envolva outras pessoas,

10. Jamais recue diante dos problemas.

- É lógico que estas orientações são muito boas, eu as aplico em minha vida e ministério, observando e praticando podemos ter grandes vitórias. Mas esta não é a grande essência na vida, porque não estou falando de auto-ajuda.

- Estou falando de sacrifício, entrega, devoção, rendição, é a forma de achar nosso verdadeiro EU.

- Veja o ensino de Jesus: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará.” (Mt. 16:25)

- Você foi feito por Deus e para Deus, por isso que se você está vivendo longe de Deus, você está vivendo para si ou para os outros e não para Deus, e assim você nunca será plenamente feliz e realizado.

Veja o que diz Paulo: “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz” (Rm. 8:6)

- E note bem, Deus não é apenas o ponte de partida da nossa vida, Ele é a fonte de vida para nossa vida!

- Se você deseja entender o sentido da vida volte-se para Palavra de Deus e não para a sabedoria deste mundo.

- Você não é um acidente! Veja neste verso de (Ef. 1:11) três grandes descobertas a respeito do seu real propósito de vida aqui na terra...

1. VOCÊ DESCOBRE O SEU PROPÓSITO DE VIDA ATRAVÉS DE UM RELACIONAMENTO COM JESUS:

- “Nele fomos também escolhidos,”

- Deus o aguardava aqui na terra! Muito antes de ser concebido por seu pais,m Deus já pensava em você e assim o escolheu.

- “Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.” (Jó. 12:10)

2. VOCÊ DESCOBRE O SEU PROPÓSITO DE VIDA ATRAVÉS DO AMOR DE DEUS: “Tendo sido predestinados”

- Veja que declaração de Deus maravilhosa para você:

“Assim diz o SENHOR, aquele que o fez, que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo...a quem escolhi.” (Is. 44:2)

- Sua vida não é um acidente! Até porque, como disse Albert Eistein: “Deus não joga dados”

- Deus o planejou com muito cuidado e carinho, pensou em sua raça, cor do cabelo, sua altura (Por vezes o peso é nossa decisão!), Ele decidiu o dia do seu nascimento e já sabe também o dia da sua partida, portanto nada em sua vida é casual.

- Veja que texto lindo: “Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra” (Sl. 139: 15)

- Pode até haver pais ilegítimos, mas não existem crianças ilegítimas, muitos filhos nos dias de hoje não foram planejados por seus pais, mas não são um imprevisto para Deus.

- O propósito de Deus sabia do erro humano e também do pecado no mundo. Deus não comete erros. Isto é boas novas para você!

- A questão é que talvez você tenha feito escolhas erradas, e por isto algumas coisas deram erradas em sua vida. Mas sempre é tempo de REVER e RECONSTRUIR!

- É tempo de se voltar para Deus e seus propósitos.

3. VOCÊ DESCOBRE O SEU PROPÓSITO DE VIDA ATRAVÉS DO PLANO DE DEUS:

“ Conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,”

- Ele planejou o melhor, com todo cuidado antes mesmo de você nascer! Aleluia. Você escolheu sua carreira, seus passatempos, seus amigos, mas não pode escolher seu propósito!

- A Bíblia diz que Deus é amor, e não que Deus tem amor!

Como disse anteriormente, a questão é que talvez você tenha feito escolhas erradas, e por isto algumas coisas deram erradas em sua vida. Mas sempre é tempo de rever e reconstruir! É tempo de se voltar para Deus e seus propósitos É tempo de ARREPENDIMENTO.

• CONCLUSÃO:

- Sem Deus em sua vida, sua vida não faz nenhum sentido!

- Quero lhe dar um presente! Receba estas Palavras em seu coração:
Ef. 3: 20 – “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.”Is. 46: 3-4 - “Vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei.”

- Se Deus não existisse você seria um acidente! Mas isto não é verdade, Deus existe, Ele te criou, ama e cuida de você a cada dia, e por isso Ele deseja que você viva para sempre cumprindo Seus propósitos.


FONTE: Pr. Luiz Sanches - Pastor Sênior / Baseado no livro do Pr. Rick Warren