quarta-feira, 21 de outubro de 2009


A PERPLEXIDADE
HUMANA E A
SOBERANIA DIVINA
Habacuque 1.1-17



INTRODUÇÃO

* O século XIX foi marcado pelo conflito entre a fé a ciência.

* No século XX, sobretudo, depois da segunda guerra mundial o conflito passou a ser não entre fé e ciência, mas entre fé e a história.

* O livro de Habacuque revela essa terrível tensão do profeta de conciliar sua fé na soberania de Deus e a invasão imperialista da Babilônia invandindo o seu país e esmagando o seu povo com crueldade.

* Judá estava vivendo em profunda apostasia. As reformas do tempo do rei Josias em 621 a.C. foram superficiais.

* O povo estava vivendo na idolatria, na frouxidão moral e violência insuportável. Deus então, disciplina o seu povo através da vara dos caldeus, um povo perverso, sanguinário e expansionista.

1. O império Assírio chegava ao apogeu do seu poderio militar, esmagando com crueldade desumana todas as nações do oriente. Em 612 a.C., esse império aparentemente invencível foi esmagado pelo temível exército caldeu, oriundo da Bibilônia, que logo assumiu a posição de superpotência mundial. Outra superpotência, o Egito, sentiu-se ameaçada, e em 605 a.C., enviou um poderoso exército ao norte, para refrear o programa expansionista caldeu.

2. O pequeno reino de Judá, país satélite na órbita do Egito, viu com satisfação as unidades blindadas egípcias atravessarem a sua terra santa, para se lançarem contra as famigeradas divisões dos caldeus. Judá virou presunto de sanduiche entre as duas superpotências.

3. O magnífico exército egípcio, sob o comando do Faraó Neco, atravessou o deserto do Sinai e chegou a Carquemis na Síria, onde enfrentou as forças babilônicas. Numa batalha decisiva em 605 a.C., os egípcios foram derrotados e recuaram para a sua terra. Os vencedores babilônicos não perderam tempo em seguir os egípcios, ocupando toda a região de Judá. A cidade de Jurusalém foi cercada. O ataque devastador era iminente. Os caldeus eram impiedosos em seus ataques a outras nações (1:5,10,13; 2:5,6). Nesse clima de invasão, de ataque sangrento é que o profeta escreve o seu livro e expoe sua perplexidade.

4. O profeta olha ao redor e vê os exércitos da Babilônia cercando sua terra. Ele olha para o povo e vê o pecado destruíndo o povo. O profeta clama a Deus com perplexidade diante da aparente inação de Deus. O Senhor, então, mostra ao profeta que ele mesmo está trazendo os caldeus para serem a vara da sua ira contra o seu povo. O profeta coloca diante de Deus sua queixa e Deus vai mostrar para ele que ele é soberano e que nada escapa ao seu controle e ao propósito soberano.

I. OS CAMINHOS DE DEUS ÀS VEZES SÃO MISTERIOSOS

1. Sua inação – v. 2-4

• Muitas vezes parace que Deus está estranhamente silencioso e inativo em circunstâncias provocativas.

Por que Deus permite que certas coisas aconteçam?

Por que Deus permitiu duas sangrentas guerras mundiais com o sacrifícios de milhões de pessoas inocentes?

Por que Deus permitiu o surgimento do regime comunista em 1917 que levou o maior número de mártires do Cristianismo da história?

Por que Deus permite uma guerra sangrenta entre judeus e palestinos?

Por que Deus permite as forças aliadas invadirem com tanta truculência o Iraque arrazando um país já combalido pelos embargos internacionais, a despeito da opinião pública mundial estar contra essa invasão?

• Por que Deus permitiu o surgimento do liberalismo teológico?

Por que Deus permite a apostasia da igreja? A Secularização da igreja? A banalização do sagrado?

Por que Deus não responde as nossas orações, trazendo logo um avivamento para a igreja?

• Por que Deus não faz cessar a guerra (v. 2)?

Por que Deus permite a inversão de valores morais (v. 4)?

2. Suas providências inesperadas – v. 5-6

• Deus às vezes dá respostas inesperadas às nossas orações. Deus disse que ele mesmo estava trazendo os caldeus contra Judá. Isso deixou o profeta Habacuque perplexo.
Por um longo tempo Deus parace não responder. Então, quando responde, o que diz é mais misterioso do seu que o seu silêncio. Deus diz para Habaque que estava respondendo a sua oração trazendo os caldeus para disciplinarem o seu povo.

• Às vezes nós mesmos prescrevemos a maneira como nossas orações devem ser respondidas. Mas Deus é soberano e livre. Deus às vezes deixa as coisas ficarem piores antes delas melhorarem.

Jesus deixou Lázaro morrer antes de ir a Betânia.

Jesus deixou seus discípulos no meio da tempestade até alta madrugada antes de ir socorrê-los.

3. Seus instrumentos incomuns – v. 6

• O terceiro aspecto surpreeendente dos caminhos de Deus é que ele às vezes usa instrumentos estranhos para corrigir a sua igreja e o seu povo. Não é Satanás, mas Deus quem suscita os caldeus para castigar Israel.

Os caldeus são a vara da ira de Deus contra o seu povo rebelde. Quando o povo de Deus deixa de ouvir a voz de Deus, de atender os seus profetas, Deus levanta os ímpios para disciplinar o seu próprio povo.

• Longe de ignorar a maldade opressora dos caldeus, Deus mesmo descreve os caldeus como uma nação terrível, violenta, opressora (v. 6-7).

• Se não nos voltarmos para Deus e nos arrependermos e não acertarmos nossa vida com Deus, o Senhor pode usar instrumentos estranhos para nos disciplinar.

II. OS CAMINHOS DE DEUS ÀS VEZES SÃO MAL INTERPRETADOS

1. Por pessoas religiosas descuidadas – v. 5

• A atitude do povo era: “Vejam o que esse profeta anda dizendo: que Deus vai usar os caldeus. Como se Deus pudesse fazer tal coisa! Não há perigo; não lhe dêem ouvidos. Os profetas são sempre alarmistas, e nos ameaçam com o mal. Que idéia é essa de que Deus há de suscitar um povo como os caldeus para castigar a Israel! Isso é impossível!”

• Foi assim também na época do Dilúvio. A geração de Noé não acreditou nas advertências de Noé.

Eles consideravam sua pregação absurda.

Eles zombaram dele. Deu-se o mesmo em Sodoma e Gomorra. As pessoas despreocupadas não poderiam crer que as suas cidades seriam destruídas. Jerusalém não creu quando Jesus alertou sobre o cerco de Tito Vespasiano em 70 d.C. e a cidade foi destruída.

Hoje as pessoas não crêem na segunda vinda, não crêem na juízo final e por isso andam descuidadas!

2. Pelo Mundo – v. 11

• Os caldeus falharam completamente em compreender que eles eram apenas instrumentos nas mãos de Deus. Eles pensavam que o poder que possuíam era o seu próprio deus.

• As arrogantes potências mundiais que Deus tem usado para os seus próprios desígnios em várias épocas da história, sempre se orgulharam de suas realizações. Essas superpotências se acham onipotentes e adoram o seu próprio poder. O verdadeiro significado da história nunca lhes passsa pela cabeça.

III. OS CAMINHOS DE DEUS PRECISAM SER BIBLICAMENTE INTERPRETADOS

1. A história está sob controle divino – v. 6

• Deus controla não somente a Israel, mas também seus próprios inimigos, os caldeus. Toda nação da terra está sob a mão divina, porque não há poder neste mundo que, em última instância, não seja por Deus controlada. Não foi a força dos caldeus que lhes deu vitória. Foi Deus quem os suscitou.

Deus é o Senhor da história. As nações para ele são como um pingo que cai de um balde, os povos como gafanhotos.

Deus está acima de tudo. Ele está com as rédeas da história nas mãos.

2. A história segue um plano divino – v. 6

• O plano de Deus não pode ser frustrado. Israel não será destruído. O povo de Deus jamais será destruído.

Os inimigos do povo de Deus podem ser usados por Deus para castigar o seu povo, mas eles sofreram a justa ira de Deus por não reconhecerem a mão de Deus sobre eles (2:5).

IV. OS CAMINHOS DE DEUS PRECISAM RESOLVER AS NOSSAS PERPLEXIDADES

1. O deus deste mundo é o poder passageiro, mas o nosso Deus é eterno – v. 11, 12

• O deus dos caldeus era o poder (v. 11). Esse poder era passageiro. O deus deles fora criado por eles mesmos. Mas o nosso Deus é eterno. Os problemas da história não podem abalá-lo nem destruído. É ele quem governa a história.

A história não caminha para o caos, mas para um fim glorioso. O Deus a quem adoramos está fora do fluxo da história. Ele precedeu a história.

Ele criou a história. Seu trono está acima do mundo e fora do tempo.

Ele, o Deus eterno, reina na eternidade.

2. O deus deste mundo é criado, mas o nosso Deus é auto-existente – v. 12

• A palavra “Senhor” Jeová signifca EU SOU O QUE SOU. Deus diz: eu sou absoluto, auto-existente. Deus não depende, em nenhum sentido, de nada que acontece no mundo, mas existe em si mesmo.

3. O deus deste mundo mancomuna-se com o mal, mas o nosso Deus é santo – v. 13

• Deus é santo, é puro, é luz, é justo. Ele não comete injustiça. Seu trono é trono de justiça. Ele nã pode ver o mal sem odiá-lo.

Todo o mal que existe no universo é totalmente repugnante para Deus por causa da sua pureza. Deus e o mal são oponentes irreconciliáveis. O mal será aniquilado. A truculência será destruída.

Os ímpios serão sentenciados. O povo de Deus será resgatado (2:4).

CONCLUSÃO

Quando as nossas perplexidades superam o nosso entendimento, precisamos entregar a nossa causa nas mãos de Deus – (1.12-17).

O drama de Habacuque era ver o sofrimento do justo imposto pela truculência dos maus.

O drama de Habaque era ver como Deus usava um instrumento tão perverso para disciplinar o seu povo (v. 12b).

O drama de Habaque é ver o sofrimento do povo de Deus nas mãos dos ímpios. Habacuque não se queixa contra Deus, mas a Deus (v. 2-4).Em vez de se escandalizar, entregar-se à revolta, à amargura e fugir de Deus, Habacuque corre para Deus e refugia-se nele e busca nele resposta às suas queixas, às suas perguntas?

Nesse capítulo 1 o apóstolo não recebe resposta alguma à sua queixa, à sua oração. Ele só vai encontrar uma reposta à sua queixa quando ele sobe à torre de vigia e Deus lhe mostra o propósito glorioso na vida do seu povo e o julgamento inexorável dos ímpios (2:4).



AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes





VIBRAÇÃO DA VITÓRIA

Ex 15:1-21



INTRODUÇÃO
=> Há experiências que marcam profundamente a nossa vida. Algumas são tão agradáveis e felizes que sempre gostamos de recordar; outras são por demais traumáticas, e seria bom se pudéssemos esquecê-las para sempre.

=> Para Israel a travessia do Mar Vermelho constitui-se na mais forte experiência de todos os tempos. Afinal Deus abriu um caminho no meio do mar o e povo passou a pé enxuto. E isto aconteceu justamente na saída do Egito, onde o povo permaneceu por 430 anos.

=> Após o insistente apelo de Moisés. Faraó libertou os escravos, mas em seguida arrependeu-se e partiu no encalço do povo. Cercado de um lado, pelo bem armado exército Egípcio e, do outro, pelo Mar vermelho o povo clama a Moisés, e este recorre a Jeová, que ordena: Dize aos filhos de Israel que marchem.

=> Tão logo chegaram à outra margem, uma alegria incontida, repleta de expressões de júbilo e gratidão, toma conta do povo liberto. Dentre elas destaca-se o cântico de Moisés, celebrando a vitória do Senhor.
Cremos que Deus continua a efetuar as suas maravilhas, concedendo vitória aos seus filhos. E, assim, à semelhança de Moisés, podemos celebrar a vitória do Senhor.

I. VIBRAÇÃO QUE NASCE DA EXPERIÊNCIA COM DEUS VIVO

a) Tão logo deixou o Egito, Israel dispôs a aprofundar a sua experiência com Deus.

b) Experiências que Israel teve com Deus no Beco sem saída.

c) De repente surge um Milagre que aprofunda a vida do povo com Deus.

• As águas abrem e o povo passa em meio ao mar de pé enxuto.

II. VIBRAÇÃO QUE EXALTA SOMENTE A DEUS

a) A Canção de Moisés só tinha um motivo: Enfatizar que o Senhor é autor da vitória. Vv. 1,2

b) Ele se alia ao povo, enfrenta os inimigos como um homem de guerra v.3

c) Foi Ele que lançou no mar os carros de Faraó e seu exército V.4

d) Devemos valorizar as palavras de Jesus: Sem mim nada podeis fazer Jo 15.5

e) Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Mt 28.18


III. VIBRAÇÃO QUE CELEBRA A VITÓRIA E GARANTE NOVAS CONQUISTAS

a) Nunca podemos deixar de fazer uma retrospectiva recordando o passado vitorioso v.4

b) Não deixar de fazer uma prospectiva: indicando para o futuro, indicando que Deus haveria de conferir novas vitórias ao seu povo.

c) A Recordação traz esperança Lm 3.21

CONCLUSÃO

Um Povo sem memória não será capaz de vislumbrar o futuro.



AUTOR: Pr. Genismar Marques de Souza


O papel do homem
na família




Introdução:

Nessa palestra queremos enfatizar o papel que o homem deve fielmente assumir e desenvolver no do casamento.
Esse papel diz respeito à esposa bem como os filhos.
Quais são os papeis que o marido deve desenvolver no casamento?


I - O marido e a liderança na família
– A esposa tem anseio que o esposo seja o líder espiritual dela. Quando o marido não providencia essa liderança, ou demonstra desinteresse em ser um bom líder, ela encontra dificuldade de confiar completamente nele, e pode até buscar liderança em outros.
O marido deve ser:
1.1 – O cabeça da mulher (cf Ef 5.23; 1Cor 11.3)
– A palavra “cabeça” significa “degrau”, “ordem”, “posição”.
Esse verso não ensina a superioridade do homem sobre a mulher porque Deus e Cristo são iguais, mais o Pai tem a posição mais alta do que o Filho. Aqui Paulo está falando de função e não de posição.
Ser o “cabeça” quer dizer:
Tratar a mulher com doçura e não com amargura (Cl 3.19; cf Ef 4.31).
Ter a Cristo como exemplo (cf Ef 5. 24)
– Cristo não oprime sua igreja mas se sacrificou por ela.
Paulo salienta não os direitos, mas sim as responsabilidades.
1.2 – Ser “o cabeça” significa liderar (1 Tm 3.12) – “…governe bem seus filhos e a própria casa.”
1.1.1- Exemplos de como não se deve liderar:a. O marido ditador – usa sua posição para liderar a sua família;
b. O marido democrático – as decisões são baseadas em votações;
c. Marido teimoso – nunca admite estar errado; b
d. Marido insensível – não demonstra percepção sadia no lar;
e. Marido silencioso - governa seu lar sem comunicação verbal;
f. Marido explosivo – a família nunca sabe quando ele vai explodir ;
g. Marido perfeccionista – exige tudo com extrema perfeição;
h. Marido crítico – em tudo ele vê algo errado;
i. Marido brincalhão – não leva nada a sério;
j. O marido infiel – abala a confiança de toda a família;
k. Marido indeciso – nunca toma decisões, sua liderança é passiva.

1.1.2 - Exemplos de como se deve liderar:a. Sendo um modelo para a família
b. Ele não deve esquecer as suas prioridades
1. Pessoas antes de coisas;
2. O lar antes da profissão;
3. Esposa antes dos filhos ;
4. Filhos antes dos amigos;
5. Esposa antes de si mesmo;
6. Coisas espirituais antes de coisas materiais.
c. Ele tem percepção das necessidades no lar.

II - O marido e o amor pela esposa

2.1 - Qual é a definição de amor de marido para com a esposa na Bíblia? - Paulo fala sobre esse amor: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” (Ef 5.25).
Obs. A palavra “amor” que Paulo não é “Eros” que é o amor sexual; não é “filos” que o amor de um irmão, mas o amor “ágape”.
O que nos ensina esse amor – Ele é verdadeiro, não é paixão (ler 1Cor 13.4-7).
É um amor de entrega, ou seja, o mesmo de Cristo “…como Cristo amou a igreja…”.
O amor “ágape” é o primeiro plano, depois dele os outros sentimentos virão, pois o homem sente amor sexual por sua esposa “Eros”, ele é seu amigo verdadeiro “filos” .
2.2 – Alvos do amor verdadeiro (Efésios 5.26-27)
a. Ajudá-la a si tornar santificada, pura e madura (v.26a) – O marido deve ajudar a mulher em sua santificação.
b. Ajudá-la a ser limpa pela Palavra (v.26b)
c. Ajudá-la a ser gloriosa aos olhos do Senhor (v.27a)
d. Ajudá-la a eliminar defeitos espirituais (v.27b) – O marido deve ajudar a sua mulher a conhecer e servir melhor o Senhor.
2.2.1 – Algumas maneiras práticas de alcanças seus alvos:a. Elogiar sua mulher: “Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.” (Pv 31.28-31).
Obs - Há diferença entre “elogio” e “bajular” (adular), o elogio focaliza as qualidades de caráter, que ela tem responsabilidade de desenvolver.
Bajular focaliza os traços físicos, pólos quais não é responsável. Ele motiva o orgulho (cite exemplos de elogios).
b. Desenvolver segurança no seu relacionamento com ela
III. A esposa deve ter certeza de que está em primeiro lugar na vida do marido. Caso contrário, ela se tornará insegura.
a. Nunca comparar a esposa com outras mulheres.
A mulher fica muito machucada quando o marido admira a aparência ou habilidade de outra mulher as quais a esposa não possui. O marido que age assim está dizendo que não aceita a esposa como é.
b. Providenciar horas de conversas íntimas:a. Para o lazer
b.Para orarem juntos
IV. Valorizar as suas opiniões
Não tome decisões a respeito do lar sem entrar em acordo com ela.
Dê tempo a esposa para que expresse suas idéias e opiniões – quando o marido fica impaciente ao ouvi-la, ela sente frustrada. Procure enxergar as coisas do ponto de vista dela.
V. Encarar a sua esposa como a “parte mais frágil” (cf 1 Pe 3.7)
– Esteja sempre alerta às ciladas do diabo para atacar a sua esposa. Trate-a com discernimento e consideração.
1- O marido e o amor pelos filhos
– Como já falamos na palestra anterior, os filhos são herança do Senhor, ou seja, bençãos e: “Feliz o homem que enche deles a sua aljava;…” (Aljava – sacola onde se colocam flechas) (Sl 127.5a).
A idéia é que o homem que tem muitos filhos tem uma forte posição na comunidade e não será envergonhado se tiver de contender, perante a lei contra os seus inimigos.
1.1 – Dedicando-se aos filhos
– O marido não deve ser viciado em trabalho.
Às vezes a ansiedade tira dele o tempo de dedicar aos filhos e a esposa.
Obs.
A ausência do pai é uma das tendências mais destrutivas da nossa geração. Muitos homossexuais, e viciados em drogas começam tendo um pai ausente.
1.2 – Um exemplo de pai (cf Sl 103.13)
– Deus é pai e esse modelo de pai o marido deve seguir. Amoroso, compassivo, sustentador; em estar presente quando necessário.
Assim como Deus não quebra a aliança com seu povo, assim o marido não deve quebrá-la ele deve ouvir a voz de Deus: “…anda na minha presença e sê perfeito.”(Gn 17.1).
1.3 – O esposo e o seu papel de sacerdote
– Como sacerdote, ele precisa ter conhecimento de Deus, pois o próprio Deus diz: “…adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes.”(Pv. 4.5)

Conclusão:
Vimos nessa palestra que o esposo precisa tomar cuidado para não perder o seu papel de líder no lar.
Ele é o “cabeça” de sua esposa, mais isso não significa que ele deva ser um ditador. Ele deve demonstrar amor pela esposa, um amor verdadeiro.
Deve ser um pai exemplar e sacerdote em casa. Ele deve ser um homem de oração e temor a Deus.
Fiquemos com o Pedro escreveu: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”(1Pe 3.7).
FONTE: Rev.Ronaldo Pereira Mendes

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