sexta-feira, 23 de janeiro de 2009


INTERCESSÃO MISSIONÁRIA


* Se o sustento financeiro tem permitido o avanço da obra missionária, não menos importante é sustentá-la também em oração.

* Sem a intercessão, o trabalho missionário seria meramente humano.

* O povo de Deus precisa interceder pelos perdidos, pelos vocacionados e pelos missionários.

1. Interceder pelos perdidos é um ato de compaixão e demonstração de amor.

1.2.1. A intercessão de Abraão pela por Sodoma - (Gn 18.23-33).

1.2.2. A intercessão de Moisés pelo povo idólatra - (Ex 32.31-32).

1.2.3. A intercessão de Paulo pelo seu povo - (Rm 9.1-3;10.1).

1.2.4. A intercessão de Jesus pelos seus perseguidores Lc 23.34; Mt 5.44, 45.

2. Alguns motivos de oração pelos missionários

2.1. Por abertura de portas à pregação do Evangelho - Cl 4.3.

2.2. Para que haja sabedoria e ousadia na proclamação do Evangelho - Ef 6:19 e 20;
2.3. Por livramento - Rm 15.30 e 31; 1Co 16.9; 2 Ts 3.2.
2.4. Por consolo nas provações. 2 Co 1.7 e 11.
2.5. Pelos projetos missionários. Rm 15.22-25, 28-30.
2.6. Pela prosperidade da obra. Ore para que o missionário seja bem-sucedido em tudo que fizer, segundo a promessa do Salmo 1.3.
2.7. Isto é possível através do ministério da oração. 2 Ts 3.1.

2.8. Pela família do missionário. Quantas famílias de missionários têm voltado dos campos por causa de problemas familiares. Se a família não estiver bem, o ministério também não estará.
2.9. Adaptação ao campo – Se não acontecer uma boa adaptação, talvez a família missionária não conseguirá resistir às pressões e dificuldades do campo e acabará voltando.

2.10. Necessidades materiais – A maioria das pessoas passa por dificuldades materiais. Os missionários não são diferentes. Sendo que eles estão distante das suas igrejas e dos seus familiares. Temos que interceder para que vivam dignamente dentro do seu orçamento. 1 Tm 5.17,18.

2.11. Saúde – O que poderíamos dizer daqueles missionários que trabalham em países onde o sistema de saúde não oferece as mínimas condições?
2.12. Muitos dos nossos obreiros estão expostos à radioatividade, a malária, a epidemias diversas e a tanta pestilência.

Conclusão

* O Senhor deseja que cada igreja desenvolva o seu ministério de intercessão pela obra missionária, pois “é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (1 Tm 2.3).
* Que você participe deste ministério. Samuel disse: I Sm 12.23. Is 59.16.
* Será que Ele ainda continuará admirado em nossos dias pela falta de intercessores?
* Que o divino intercessor possa despertar o seu povo para o ministério da intercessão.
* “Jesus tem o seu sacerdócio imutável. Por isso também pode salvar totalmente os que por ele chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25).

AUTOR: Gerson Tomaz Pereira


QUEM PODE ALISTAR-SE PARA A GUERRA? Jz 6.34,35; 7.2-8


* Deus quer encontrar soldados que estejam prontos e qualificados para a guerra. Ele fará uma revista para saber como estão os seus soldados.


* A igreja de Jesus é qualificada como o exército de Deus sobre a terra, e sem dúvida o é, porque tem lutado a quase dois mil anos contra o mal, contra o pecado e contra satanás; que também tem seu exército, e que luta contra a igreja de Jesus Cristo. É a maior guerra.


* Mas como está o exército de Deus? Creio que tem perdido um pouco de seu entusiasmo, tem esmorecido diante de lutas importantes. Este exército às vezes tem se mostrado fraco na luta contra o pecado e satanás e às vezes tem sido vencido.


* Deus deseja saber quantos são os soldados que de fato estão prontos e que desejam continuar na luta contra o pecado e contra satanás.


* Está você pronto meu irmão? Está você pronta minha irmã? Você pretende se colocar em forma para a revista ou vai desistir?
Deus está formando um grande Exército para lutar contra o inimigo. E Ele está procurando soldados.


E o que Ele deseja encontrar?

I. Deus deseja encontrar homens e mulheres corajosos.


=> No velho testamento, Deus passou em revista o seu exército comandado por Gideão, seu servo.


=> E disse Deus a Gideão que tirasse de entre o povo de entre os soldados, todos aqueles que fossem covardes.


=> Passando em revista aquele exército, ele percebeu que a maioria daqueles soldados eram covardes (22.000 soldados). Jz 7.3 - Deus não queria contar com eles, seria um prejuízo para o seu reino.


=> Na obra do Senhor não há lugar para medrosos, e Deus não está interessado em números, mas na qualidade dos homens e mulheres que querem fazer parte de seu exército.


=> Jz 7.4-6 - 9.700 sem confiança.


Um dos grandes problemas na Igreja de Jesus Cristo são os medrosos; aqueles que não se engajam na luta, que não enfrentam o pecado, quem não lutam contra satanás, mas que vivem derrotados e vencidos.


=> Creio ser hora de tomarmos definições sérias para nossa vida religiosa, precisamos definir o que queremos como cristãos!


=> Qual é o nosso objetivo? Conhecemos a seriedade de ser um soldado?
=> Você pertence ao exército de Deus? Você quer pertencer?


=> Então você precisa ter coragem para lutar, para trabalhar, pois no reino de Deus não há lugar para medrosos, para covardes, que não querem assumir compromisso, que não querem ter responsabilidades.


E o que Ele deseja encontrar?

II. Deus quer encontrar homens e mulheres preparados.


=> O soldado precisa estar com a armadura completa, e Paulo apresenta a armadura do crente. Ef 6.10-17


=> É a partir daqui que nos é apresentado a armadura de Deus para lutar contra satanás. Estar preparados é o que Deus quer de cada um de nós.


=> E só podemos estar preparados quando gastamos tempo na meditação da palavra, quando oramos, quando vivemos em comunhão fraternal e com isso uma vida frutífera e de testemunho. Precisamos estar preparados para a guerra.


=> Não adianta coragem sem preparo, é derrota certa.


=> O que se lamenta é que muitos não estejam preparados para coisa alguma, pois já vivem derrotados, e desanimados em suas vidas. Se você é um destes, então desperta enquanto há tempo, então há oportunidade.


=> Mantenha acesa a sua lâmpada da fé e não permita jamais que o azeite se acabe e a lâmpada se acabe. Mt 25.1-13


E o que Ele deseja encontrar?

III. Deus quer encontrar homens e mulheres olhando para o alvo.


=> Uma tropa corajosa e preparada precisa ter alvos, e se não tiver, tudo está perdido. O alvo do crente é Jesus, e todos que tiram os olhos de Jesus fracassam - Hb 12.1, 2.


=> Muitos tem naufragado na fé pelo fato de tirar os olhos de Jesus. Se você quer ser um vencedor, não olhe nem para a direita e nem para a esquerda e muito menos para baixo, olhe para cima, olhe para Jesus.


=> Quando o rei Josafá recebeu o aviso de guerra dos Amonitas, ele orou: “… não sabemos o que faremos, porém os nossos olhos estão postos no Senhor” – II Cr 20.12.


=> Muitas pessoas vivem derrotadas porque não olham para Jesus, seus olhos estão postos no mundo e seus pecados, e vivem desejosos de participar comendo suas bolotas.


=> Sendo assim você não está preparado para a guerra, você não tem alvo definido em sua vida… Jesus disse: “Aquele que lança mão do arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus”- Lc 9.62.


E o que Ele deseja encontrar?

IV. Deus quer encontrar homens e mulheres que tenham certeza da vitória.


=> O apóstolo Paulo diz que a vitória é certa – Rm 8.35-37


=> Deus quer encontrar homens e mulheres que tenham fé e certeza da vitória. Venha o que vier, custe o que custar, a vitória é nossa, pois Deus a garantiu.


=> Eliseu foi um profeta que viveu todos os dias na certeza de que Deus lhe daria a vitória. II Reis 6.15-17.


=> Eliseu era um homem de fé, e por isso um homem de vitória. Deus quer encontrar crentes de fé.


Conclusão


* O Senhor dos exércitos passa em revista o exército para a guerra.
* E deseja encontrar em sua igreja homens e mulheres corajosos; preparados; que tenham alvos, objetivos; e que tenham fé suficiente para viver uma vida de vitória.


FONTE: http://sermoesonline.pibja.org/category/igreja/page/5/ - Pr.Cirino Refosco
window.google_render_ad();