domingo, 27 de dezembro de 2009


COMO COMUNICAR

A SUA VISÃO


- Muitos pastores e líderes de ministérios têm, graças a Deus, fantásticas visões do que Deus quer fazer através das suas organizações.

- Por alguma razão, porém, a visão de ministério fica empacada. Comunicar a sua visão é essencial para o sucesso de seu ministério.

- Aqui estão cinco sugestões para espalhar a sua visão:

1 - Seja um exemplo pessoal.

- Jesus era um exemplo supremo disso.

- Você deve ser vulnerável. Você precisa deixar que as pessoas vejam você.

- As pessoas precisam ver o seu compromisso e perceber você como um modelo. De muitas formas, você deve personificar o seu ministério.

- Os valores que você está tentando passar através dele devem ser vistos em sua vida.

- Lee Iacocca também é um exemplo disso. Ele personificou a visão da Chrysler. A empresa estava morrendo até que Lee Iacocca colocou o seu capacete e começou ele mesmo a fazer os comerciais. De uma hora para outra as pessoas estavam falando: "Lee Iacocca é um homem de compromisso, integridade, visão. Acho que vou comprar um Chrysler". Ele basicamente personificou uma reviravolta.

2 - Use slogans verbais.

- Desenvolva slogans particulares para aplicar ao seu ministério. Todo grande líder tem um slogan poderoso.

- Se ouviu alguma vez, você nunca esquece o "Eu tenho um sonho" de Martin Luther king Jr. Ele fala sobre crianças, negras e brancas, brincando juntas em um mundo onde caráter é mais importante que a cor. "Eu tenho um sonho" é repetido diversas vezes e alcança as pessoas.

- O poder de um slogan é imenso. Pessoas não se lembram de discursos e tampouco lembram de sermões. Elas se lembram de frases.

- Você precisa ter frases que traduzam rapidamente e em poucas palavras o que você está tentando fazer.

- As pessoas se conectarão a isso.

- Franklin D. Roosevelt basicamente gerou uma reviravolta nos Estados Unidos depois da época da Depressão, quando disse: "Não há nada a temer, a não ser a si mesmo".

- Kennedy disse: "Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país". Essas frases ficarão para sempre.

- Ninguém vai lembrar dos discursos deles, mas dessas frases sim. Elas são sintéticas, suaves e simples.

- O maior erro das pessoas que lideram um ministério é falar demais e dizer muitas coisas às pessoas.

- Na igreja de Saddlebaack temos dezenas de slogans. "Cada membro é um ministro". "Os pastores são os administradores; os membros são os ministradores". Estes são apenas alguns slogans eficazes de que fazemos uso.

3 - Empregue analogias ou metáforas.

- Se quer comunicar a sua visão de ministério ou a visão da sua igreja, você precisa compará-la a algo que todos conheçam.

- Quantas vezes Jesus disse no Novo Testamento que "o Reino dos Céus é como..."? Depois ele oferece uma analogia, uma parábola ou uma metáfora.

- Ronald Reagan foi chamado de "o Grande Comunicador". Na verdade, não havia nada de especial na forma como ele se comunicava. Ele era simplesmente um mestre em fazer ilustrações. Ele tinha a habilidade de pegar uma coisa complexa - como o déficit do orçamento, com pilhas de papel sobre a sua mesa - e resumir assim: "Um trilhão de dólares é uma pilha do tamanho do prédio do Empire State". Ele usou essa ilustração em seu primeiro pronunciamento sobre o orçamentos. As pessoas pegaram a idéia. Era uma coisa tangível que permitia que se fizesse uma conexão.

4 - Imagine símbolos.

- O simbolismo atinge as pessoas em um nível emocional e não num plano intelectual.

- Frases, logomarcas e coisas afins são muito importantes.

5 - Faça contatos pessoais.

- Fique face a face com as pessoas, pois são elas que dão legitimidade ao seu ministério. Gaste tempo pessoal com elas. Compartilhe sua visão com elas, quem sabe durante um café da manhã, um almoço, um jantar ou algo semelhante. Elas serão seus sustentadores.

- Em geral, as pessoas se desinteressam por aquilo em que não estão integradas.


FONTE: (tradução de Raquel Vieira Belo de Azevedo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.