4 PECADOS
DA LÍNGUA


(Isaías 6:1-7)

"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a sua Glória enchia o templo. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado"


- O profeta Isaías, quando viu o Senhor no templo, ele não apontou o dedo prá ninguém, não quis lembrar a Deus o pecado do irmão, ele disse: "AI DE MIM, PORQUE VOU PERECENDO"... é isso!

- Quando você tem uma experiência verdadeira com Deus, você olha para dentro de você e passa a enxergar o que está de errado na sua vida.

- Jesus disse: "antes de olhar o argueiro que está no olho do teu irmão, tira primeiro a trave que está no seu" (Mt 7:3).


- Isaías não apenas percebeu o erro que estava nele como também IDENTIFICOU o seu pecado e a CAUSA deste pecado.

- Ele disse: "SOU HOMEM DE LÁBIOS IMPUROS, PORQUE HABITO NUM POVO DE LÁBIOS IMPUROS"...

- Jovem, eu cresci ouvindo um ditado:

"Dize-me com quem tu andas e eu te direi quem tu és".

- Você já ouviu isso também?

- Isaías tinha lábios impuros porque as pessoas com quem ele andava influenciava ele a cometer o pecado da língua.

- Se cuide prá que nada e nem ninguém te leve a ter uma língua maligna...

- A experiência com Deus te leva a uma mudança total de vida, e te faz se comportar como verdadeiro filho de Deus!

Por isso elimine 4 Pecados da língua:

1) Murmuração

- O Dicionário Aurélio define "Murmuração" como: Ato de censurar ou repreender disfarçadamente e em voz baixa.

- Dizer mal; maldizer; Falar (contra alguém ou algo); criticar, conversar difamando ou desacreditando. Soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar.

- Dizer mal de alguém; apontar faltas; conceber mau juízo.

- A murmuração é resultado da ingratidão e da incredulidade.

- O murmurador é alguém ingrato, insatisfeito e que está desacreditado.

- Quem murmura não conquista!

- Assim foi com os israelitas que murmuraram no deserto ao invés de acreditar na promessa de Deus de lhes entregar a terra de Canaã.

- "E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra" (Nm 14:36)

- Jesus aborrece a murmuração. "Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós" (Jo 6:43).

- Paulo orienta aos crentes não murmurarem contra ninguém: "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor" (1Co 10:10).

- Deus não suporta quem murmura do seu irmão!

"Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei" (Sl 101:5)

2) Boato (falso testemunho)

- O Dicionário Aurélio o define como: “Notícia anônima que corre publicamente sem confirmação. balela, rumor".

- Se você não tem certeza de um fato, qual a necessidade de espalhá-lo? ”Não espalharás notícias falsas...” (Ex 23.1) é a determinação do Senhor para seu povo!

- O nono mandamento que o Senhor nos entregou foi: "Não serás falsa testemunha contra o seu próximo" (Ex 20:16)

3) Mentira

- Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade. Este pecado tem trazido muitos males para dentro das famílias e da igreja do Senhor Jesus Cristo.

- Mas "mentira tem perna curta"...

Veja o que diz a Bíblia:

- Quem profere mentira perece: "A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece” (Pv 19.9)

- crente de verdade odeia a mentira: "O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde" (Pv 13:5)

- Fale somente a verdade. “Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.” Sl 34.13

- Quem mente é filho do diabo. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44

- O bem estar depende do compromisso com a verdade.

Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras.” 1Pe 3.10

4) Fofoca (Mexerico)

- A ordem de Deus é clara: ninguém deve andar com mexericos no meio do povo de Deus.

- A definição que o Dicionário Aurélio dá de mexericar é: “Narrar em segredo e astuciosamente, com o fim de malquistar, intrigar ou enredar. Andar com mexericos; fazer intrigas”.

- E na definição de mexeriqueiro, encontramos o termo “leva-e-traz”, ou seja: fofoqueiro.

- A Bíblia diz...Lv 19:16 “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo teu próximo. Eu sou o SENHOR.”

Lv 19:17 "Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado"

- A Bíblia está dizendo que quando alguém dá ouvidos ao mexeriqueiro, está sendo cúmplice com ele, está levando sobre si pecado por causa da outra pessoa.

- A única forma de não pecar junto com o que traz o mexerico, é repreendê-lo e recusar dar-lhe ouvidos.

- Pv 11:13 “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.”

- Pv 20:19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios.”

- O mexerico é uma voz maligna, e infelizmente pode ser encontrada em qualquer igreja.

- Além de ser classificado como instigado por Satanás, a Bíblia ainda nos revela que o mexerico é algo que Deus abomina:

“Há seis coisas que o Senhor detesta; e a sétima ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre irmãos.” (Pv. 6.16-19.)

- Deixa o anjo tocar seus lábios com brasas vivas também e te purificar para que sua boca seja sempre um instrumento da graça de Deus falando sempre a verdade da Sua Palavra e você irá gozar dias felizes e prosperidade sem limites!
Por uma Noiva completamente sarada,


FONTE: Prs. Rogério & Elizabeth


:::::::::::::




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem