REMENDO NOVO
EM VESTIDO VELHO


“Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põem-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam” (Mateus 9.16,17).




Introdução:

- O novo nascimento em Cristo é algo que deve mudar completamente a vida daqueles que experimentam receber Jesus como Senhor e salvador.

- A mudança é percebida quando o crente vai abandonando tudo aquilo que pertencia à sua velha vida.

- Não podemos querer conciliar a nova vida em Cristo com a velha vida do mundo.

1 - O NOVO E O VELHO NÃO SE MISTURAM

- Jesus estava ensinando aos discípulos de João que o evangelho é algo totalmente novo na vida daqueles que crêem n'Ele como o filho de Deus e se arrependem dos seus pecados (2 Co 5.17).

- Porém, é preciso disposição para romper com tudo aquilo que faz parte de uma vida sem Jesus.

- Do mesmo modo que não se deve colocar um remendo novo numa roupa velha, o crente não pode querer andar com Jesus e continuar na prática do pecado, pois é impossível viver uma vida de santidade permanecendo com as mesmas atitudes de quando não tinha Jesus.

- Novo é novo e velho é velho.

- Decida hoje abandonar tudo aquilo que ainda lembra a sua velha vida sem Cristo.

- Ore pedindo ao Senhor que purifique a sua vida e lhe dê forças para que você, a partir de hoje, busque a santificação da sua vida (Hb 12.14).

2 - NÃO PODEMOS VIVER DE APARÊNCIAS

- Aqueles que desejassem seguir Jesus precisariam abandonar as estruturas religiosas da época que levavam as pessoas a uma falsa religiosidade.

- Eles viviam uma vida de aparências, por fora eram belos como sepulcros caiados, mas por dentro só havia imundícia (Mt 23.27).

- A opção pelo novo de Deus é uma decisão pessoal. Jesus não interfere em nossa vontade, mas espera que tomemos a decisão de deixarmos que Ele nos guie em todos os nossos caminhos.

- As coisas velhas só vão passar quando tomarmos esta decisão.Decida eliminar tudo aquilo que lembra a sua velha vida.

- Comece fazendo uma limpeza dentro da sua casa e jogue fora tudo que ainda liga você à sua vida sem Jesus.

- Não dê nem venda, pois só devemos dar aquilo que queremos para nós também (Dt 7.26).

3 - O VINHO NOVO E ODRE VELHO NÃO COMBINAM

- Os odres eram sacos de couro utilizados para guardar líquidos. Um vinho novo só poderia ser colocado em um odre novo, pois a fermentação esticava o couro do odre que não deixava o vinho sair.

- Aquele odre não poderia ser usado novamente com vinho novo, pois odre sem elasticidade se rasgaria.

- Para ser cheio do Espírito Santo de Deus o crente precisa ter a sua vida renovada em Cristo, pois o vinho novo de Deus não entra num odre velho e sujo.

- Assim como o vinho novo não combina com odre velho, o Espírito Santo não combina com uma vida de pecado (Ef 5.18).

- Decida hoje ser um odre novo buscando uma vida de santidade, pois Deus quer levar você mais além do que você possa imaginar.

- Porém, é necessário que a sua vida esteja fluindo no Espírito Santo, desejando cada vez mais a Sua unção e poder (1Co 2.9).

Conclusão:

- Jesus disse que remendo novo não combina com roupa velha, ou seja, não podemos ser cheios do espírito Santo vivendo ainda no pecado.

- O crente não pode viver uma vida de aparência, ou somos crentes em Jesus ou não somos.

- Remendo novo em roupa velha não funciona; vinho novo em odre velho não combina. Amém.




FONTE: Prs. Jairo e Lucia

++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

  1. QUERO AGRADECER PELO LINDO ESBOÇO SOBRE O VINHO QUE DEUS ABENÇOE VCS ALELEUAIAS UM ABRAÇO A TODOS MEDITEM EM HEBREUS 6:10 ASS:PASTOR IDI AMIN DA IGREJA EVANGELICA PENTECOSTAL COLUNA DE DEUS SANTA RITA-PARAIBA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem