OS QUATRO AMIGOS

II Samuel – 23: 13-17





INTRODUÇÃO

- Nesta mensagem quero lhes mostrar o grande valor da boa amizade, e o quanto, os que estão ao nosso redor podem influenciar nossas vidas.

- Por isso chamo esta mensagem de OS QUATRO AMIGOS indispensáveis na vida de um cristão. Sei que já ouviram muitos pregadores ministrarem sobre esta passagem, mas quero eu ser mais um a contribuir com o enriquecimento de vosso conhecimento.

- Gostaria que todos pudessem levar esta palavra a todos seus amigos e familiares. Bem sei o quanto muitos estão sofrendo neste momento por falta de uma boa palavra e sei que só a palavra de Deus pode ajudar um homem a sair do mais profundo lamaçal de pecados e problemas.

- Abra seu coração e mais uma vez peço que sempre quando receber uma mensagem, a transmita o mais rápido possível, para que em algum lugar alguém possa pregá-la, e divulga-la e assim vidas se entregarem a Jesus, serem salvas, lavadas, remidas e enxaguadas, no sangue precioso do Senhor Jesus Cristo. Toda honra e gloria seja dado ao Senhor dos Exércitos.

I. O QUE É UM AMIGO

a) Vou tentar dar uma pequena definição para a pessoa do amigo.
Veja: Disse um soldado ao seu comandante:

-“O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, eu solicito autorização para ir buscá-lo.” Respondeu o oficial: - “Autorização negada!” “Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, esteja morto!”. O soldado ignorando a proibição saiu, e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.O oficial estava furioso e disse: - “Eu não lhe disse que ele estava morto!” - “Diga – me, valeu a pena ir até lá para trazer um cadáver?”. E o soldado, moribundo, respondeu: - ”Claro que sim, meu comandante!Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me: - “ Tinha a certeza que virias; amigo!” “Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram.”

b) Verdadeiramente amigo não é qualquer pessoa. Amigo é alguém especial, que todos desejamos ter sempre ao nosso lado.

- Um amigo é o primeiro a ser convidado quando damos uma festa.

- O amigo sente mais prazer em ouvir do que falar, mesmo que esteja passando por um momento difícil, ele dá os ouvidos e os ombros para o outro amigo.

- Amigo é alguém que nos defende mesmo quando não temos muita razão, mas ele entra e logo diz: “O meu amigo não!!!!”Amigo é aquele que de vez em sempre alugamos e em muitas vezes fazemos dele “gato e sapato”, mas ele é amigo.

- Lembro-me quando meu amigo me acordou pela manhã e com um grito ele disse:__ Acorda! Meu bebê vai nascer. Vamos comigo para a maternidade. Eu me levantei rapidamente e juntos fomos. A criança nasceu, era uma linda menina e parecida com meu amigo. Foi uma festa. Fui convidado para ser o padrinho da criança. Claro que aceitei, era a filha de meu amigo.Os tempos se passaram e a esposa de meu amigo novamente engravidou. E novamente em um dia quente, bem cedinho ele bate em minha janela gritando:__ Acorda! Acorda! Meu bebê vai nascer. Vamos comigo para a maternidade. Novamente me levantei e fomos. Mas lá chegando notei que algo estava errado, pois este parto estava mais demorado. De repente a médica se aproxima e pergunta:__ Quem é o esposo da senhora Nilza.Ele logo se levantou. Nossas pernas bambearam, a voz ficou travada. Então a médica disse em um tom que eu nunca vou esquecer:__ Pai. Ouve um problema com a criança e dificilmente ela sobreviverá mais do que três horas. Eu lamento. Poucas horas depois a criança faleceu, era uma menina. Meu amigo chorou muito, sua esposa acordava e desmaiava. A família da mãe estava em choque, não quiseram agüentar um velório, então a bebê foi colocada em um pequenino caixão e ficaria em uma sala da funerária até a manhã, quando seria feito o enterro. Durante toda a noite vi meu amigo chorar muito. Fiquei calado boa parte do tempo, mas fiquei ao lado dele. Hoje tudo passou e ainda somos amigo, e nossa amizade é inabalável. Hoje ele é pastor da mesma denominação que eu.
- Amanhã vamos à casa de nosso pai, para uma pescaria. Ele é meu irmão, e minha cunhada superou a luta e depois deu a ele um menino, e adivinha quem estava lá com ele quando a criança nasceu?

II. O PARALÍTICO DE CAFARNAUM

- O nome Cafarnaum, vem do Aramaico, e significa Aldeia de Naum, o nome Naum vem do hebraico e significa consolação. Resumindo, Jesus estava pregando a palavra na ALDEIA DA CONSOLAÇÃO.

- Havia naquela cidade um paralítico que vivia entravado em uma cama, sendo uma pessoa que dependia de favores, tipo banho de sol, passeio, troca de roupas e outras necessidades essenciais. Mas ele com toda certeza era uma pessoa querida, pois ele não tinha somente um amigo, mas tinha QUATRO AMIGOS.

- O texto acima nos relata que Jesus estava em casa, provavelmente fosse a casa de Pedro, a qual Jesus sempre pousava, e quando souberam que Ele estava ali, uma multidão se ajuntou, e quatro rapazes que também souberam da notícia, logo pensaram em seu amigo paralítico. Então foram buscá-lo, trazendo o paralítico em sua cama. Mas chegando à casa, não puderam entrar e ninguém dava passagem para o coitado.Talvez o paralítico dissesse a seus amigos: “deixem disso. Levem-me embora. Não vai dar certo”. Mas eles não desistiram, pois nos relata a bíblia que eles subiram no telhado, tiraram as palhas trançadas e amarraram uma corda nos quatro cantos da cama e desceram o paralítico até onde estava Jesus.

- Você já parou para imaginar o susto, o espanto, daquelas pessoas, vendo uma cama descer do teto da casa?

- Agora preste atenção. A bíblia não diz que havia fé no paralítico, mas diz que Jesus vendo a fé DELES, se dirigiu ao paralítico, o que reforça a minha tese que o paralítico não tinha fé, e lhe disse: “pega a tua cama e vai”

III. OS QUATRO AMIGOS INDISPENSÁVEIS

- Muitas vezes estamos fracos, desanimados, já sem esperanças para alcançar algo, ou seja, para tocarmos em milagres, ai então é necessário que tenhamos amigos que nos ajude.

- Talvez por isso Jesus tenha dito a seus discípulos em João 15:15, já não vos chamo mais servos, mas amigos.

- Não que nós sejamos amigos de Jesus, mas por que Ele é nosso amigo.

- Talvez neste momento você que esteja lendo esta mensagem esteja na condição do paralítico, pois já não consegue andar rumo a vitória, já não tem forças para subir no lugar dos campeões.

- Por isso eu vou te apresentar os quatro amigos que estavam com o paralítico da aldeia da Consolação.
=> O PRIMEIRO AMIGO – OUSADIA

- Precisamos da ousadia como amigo, a ousadia nos tira da comodidade, nos faz sair do marasmo, pois ousadia é a qualidade de se realizar atos difíceis e perigosos.

- Tenhamos a ousadia em nosso circulo de amizade, pois muitas vezes somos feridos nas batalhas da vida, mas se o amigo OUSADIA estiver conosco vamos conseguir com toda certeza.

=> O SEGUNDO AMIGO – ATITUDE.

- Este é outro amigo indispensável em nossas vidas.

- Ter ATITUDE como amigo nos ajudará, pois ele nos levará até a vitória prometida.

- Busque intimidade com seus novos amigos.

- Venha hoje, e ainda que a sua situação seja um tanto quanto delicada, eu sei que a ATITUDE o impulsionará para frente.

=> O TERCEIRO AMIGO – CORAGEM

- É por isso que a bíblia nos diz que o Senhor não nos deu espírito de medo, mas de coragem. Isso nos levar a crer que o medo e a coragem são um espírito, e assim sendo eu quero ser amigo do espírito da CORAGEM.

- Pois a coragem não nos deixa desistir de alcançar nossas bênçãos. Seja amigo da CORAGEM.

=> O QUARTO AMIGO –

- Este é o quarto amigo que não se deve desprezar.

- O amigo FÉ, quer ser seu amigo, e por isso a palavra de Deus nos diz que sem FÉ é impossível agradar a Deus.

- Então quer agradar a Deus? Seja amigo da FÉ e assim nos aproximemos do Senhor, com certeza Fé nos leva ao Senhor.

- A obra sem fé é morta, Lembra?Tenha FÉ como amigo, e creia você será uma outra pessoa.

CONCLUSÃO

- Um homem sem amigos é igual a uma rosa sem perfume (leia a mensagem QUANDO SE ACABA O PERFUME DA ROSA) pode ter alguma atratividade, mas lhe falta a essência principal.

- Salomão nos disse cheio do Espírito Santo, que o homem que tem muitos amigos pode se alegrar.

- O que você está esperando, convide esses amigos para entrarem em sua vida agora mesmo. E eles te ajudarão a chegar até o poder do milagre e todos saberão que você tem amigos.


AUTOR: PR. ALEXANDRE AUGUSTO




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem