O JOVEM E SUAS PAIXÕES


“Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”II Timóteo 2:22

- Quando Paulo fala de paixões da mocidade podemos compreender essa expressão como tendências incontroláveis da juventude, que poderiam servir de empecilho ao aperfeiçoamento de um caráter cristão, amadurecido, e forte.

- Essas paixões, aqui nomeadas são os pecados de natureza sexual.

- O adolescente e o jovem são assaltados por muitas fantasias sexuais. São eles os alvos das principais propagandas para influenciá-los a um comportamento contrário a vontade Deus.

- O hedonismo, a busca da satisfação pessoal é extremamente difundida e aceita por uma maioria de indivíduos.

- E então como fica o adolescente e o jovem, que quer vencer essa fase e sair vitorioso, como crente sincero que agrade a Deus?

A resposta esta na recomendação de Paulo ao jovem pastor Timóteo, em II Timóteo 2:22, exposto acima. “Foge!”

FOGE DAS PAIXÕES

- Literalmente significa escapar, buscar a segurança e, em sentido moral, evitar, esquivar-se.

- Existem tentações que podem ser evitadas se fugirmos delas, ao invés de as enfrentarmos, como é o caso das tentações de ordem sexual ( paixões da mocidade).

Há três áreas cruciais em que o jovem é tentado. I João 2:16. “Os jovens e suas paixões,”

1. Concupiscência da carne ( prazeres carnais).

2. Concupiscência dos olhos ( prazeres dos olhos)

3. Soberba da vida. (Se acha + bonito, + inteligente, o melhor).

Há três inimigos do jovem:

1. O mundo (enganoso),

2. A carne ( ávida por prazeres),

3. O diabo.

O que o jovem de Deus deve evitar, esquivar-se:

- Guardar-se.

Lugares que o levam a tentações: Prostíbulos, bares, bailes, festas, escuros, motéis.
- Companhias (indivíduos), colegas, amigos (as). Cujo comportamento é contrário a vontade de Deus.

Colegas e amigos que só criticam os valores ensinados por Deus e na igreja.

- Aqueles que acham tudo normal, aceitam a prática do sexo livre, namoro livre, ficar…
“ Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” Provérbio 13:20

“ Não te associeis com o iracundo, não andes com o homem colérico, para que não aprendas suas veredas, e assim enlaces a tua alma.” Provérbio 22:24, 25

“ Não vos enganeis as más conversações corrompem os bons costumes.” I Coríntios 15:33

“ Bem- aventurado que não anda no conselho do ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer esta na lei do Senhor.” Salmo 1: 1-3

Evitar namoros (principalmente aqueles cujo propósito não é casamento).
Quando namorar evitar contato físico que leve ao ato sexual.


Três palavras chaves para vencer as tentações: não, não e não! Foge, evita, escapa, busca a segurança, esquiva-te.

SEGUINDO PARA DEUS

- O jovem de Deus não só deve fugir, mas perseguir um alvo, um alvo bom e nobre. Perseguindo e buscando qualidades e virtudes que engrandecem a Deus.
“ alegra-te, jovem, na tua juventude…..” Eclesiastes 11:9

As quatro virtudes inseridas neste versículo, que o jovem deve buscar, almejar e perseguir:

1. Justiça ( lit.: retidão direito).

A retidão que o crente deve possuir é a retidão de Deus. Por ele infundida, porquanto não há outra variedade de justiça que venha de Cristo. Os que crêem nele, por Ele são justificados ( Romanos 5:1).

2. Fé.

Há três variantes de fé nas epistolas:

fé objetiva, isto é, a fé cristã, cristianismo. Fé subjetiva, que consiste da dependência da alma aos cuidados de Cristo e que é o instrumento da salvação - Atos 16:31 “ …que crer será salvo.”

Fé como virtude, como qualidade cristã da vida, e essa indica a expressão ou exteriorização da fé subjetiva. Pois o justo viverá de fé em fé Romanos 1:17.

3. Amor.

O amor aqui citado é do homem por seus semelhantes que vem como fruto do Espírito Santo, este amor gera compaixão, perdão, o ajuda suportar, se importar e libertar o próximo.

4. Paz.

É o fruto do Espírito Santo que traz gozo e harmonia espiritual por está em paz e comunhão com Deus ( Romanos 5:1) e com os homens.

Seguindo para Deus na companhia de irmãos santos.

“Com os que, de coração puro, invocam o Senhor…” = coração puro indica o estado alma do homem interior, essencial.

A juventude é o período áureo da existência humana, onde o idealismo, a força, a alegria e os projetos emergem de maneira abundante.

Com certeza, se o Espírito de Deus tiver espaço para controlar e governar esse momento, os horizontes de uma vida cristã sólida, madura e crescente, estarão definitivamente estabelecidos.


FONTE: Pr Francisco Nascimento



################

**********************





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem