NÃO TOQUE NO
QUE É SAGRADO
2 Samuel 6:4-7





Introdução


* Em coisas sagradas não se toca... diga aí pra seu irmão ao lado.
* Nesta manhã eu quero meditar com os amados sobre esse texto...Estou interessado em fazer um alerta hoje... um alerta contra a legalidade que damos a Satanás para trazer maldições sobre nós, ao desobedecermos a Deus, tocando naquilo que é sagrado.
* A Bíblia deixa bem claro, que quando desobedecemos a Deus, o diabo tem direito (uma autorização dada por Deus) para poder agir contra nós... obviamente, o diabo não faz nada a nosso favor... a especialidade dele é trazer maldições sobre nós, é trazer coisas que nos roubem, nos matem e nos destroem.

* Então, entenda bem: Um direito legal é dado a Satanás de agir contra nós, quando não ouvimos a voz de Deus e não guardamos os Seus mandamentos...

* Por isso, nessa manhã, faço esse alerta: Em coisas sagradas não se toca. Essa é a principal lição a ser extraída desse texto, v.6 e 7: “Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, [tocou naquilo que era sagrado] porque os bois haviam tropeçado. 7 A ira do SENHOR acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus”.
Preste atenção: isso é chocante... um homem foi fulminado e morreu por tocar com suas mãos na arca de Deus... um móvel, que naqueles dias, representava a santidade e a glória de Deus.

* A Carta aos Hebreus 9.4-5, explica um pouco sobre essa arca dizendo o seguinte: “...a arca da aliança, toda coberta de ouro. Dentro da arca estavam a vasilha de ouro com o maná, o bordão sacerdotal de Arão, do qual tinham saído brotos, e as duas placas de pedra com os mandamentos escritos nelas. Em cima da arca, representando a Presença Divina, estavam os querubins, com as suas asas abertas sobre o lugar onde os pecados eram perdoados”.


* Coisas próprias do Velho Testamento, que era a sombra das coisas que haviam de vir...

* Mas Isso ilustra um princípio: Algumas coisas são consideradas na Bíblia como sagradas e o homem não pode tomá-las para si, não pode, nem mesmo, tocar nelas de maneira inapropriada, porque elas pertencem com exclusividade ao Senhor.

* Quais são as coisas sagradas, semelhantes à arca, que nós não podemos tocar?Vamos ver as principais, afim de não sofrermos maldição, como aconteceu com Uzá.

A primeira coisa sagrada, que não podemos tocar, é a glória de Deus e a adoração devida a Ele.1- NÃO TOQUE NA GLÓRIA NEM NA ADORAÇÃO, PORQUE ELAS PERTENCEM AO SENHOR
* Irmãos: A glória e a adoração pertencem ao Senhor.Está escrito no livro de Isaías (48.11), Deus diz: “Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a nenhum outro”.
* “Glória” é a majestade, é o brilho, é o esplendor que acompanha a manifestação da presença de Deus... Deus está declarando pela boca do profeta Isaías: “a glória me pertence e ela não será dada a nenhum outro”.
* Mas nós tocamos na glória de Deus...Quando, por exemplo, somos usados pelo Espírito Santo numa oração, numa pregação, numa canção, numa dança... e dizemos orgulhosos: “Uall! Eu abafei... cantei maravilhosamente!” ...ou “preguei como ninguém” ou “dancei como ninguém!”.Não, não. Não podemos dizer isso... se cantamos bem, se pregamos bem, se dançamos bem, glória a Deus, porque a unção veio dEle.

* Nós tocamos em algo sagrado, tocamos na glória devida a Deus, quando também fazemos “tietagem”.Sabe o que é isso? A pessoa vem, principalmente de fora, de outra cidade... vem cantar em louvor a Deus ou vem pregar a mensagem de Deus... mas, depois é um tal de tirar fotos, de conseguir autógrafos para a contra-capa da Bíblia...Nós não podemos glorificar ninguém... não existe ídolo gospel... não podemos tomar parte num fã clube...Hoje você compra um CD evangélico, e dependendo de quem gravou, junto com o CD vem (de encarte), um pôster do cantor, autografado e tudo, parecendo Zezé di Camargo...

* uma vez Tânia adquiriu um CD e veio um negócio desses... eu falei assim: “Tânia, nós não precisamos disso”. E lá foi pro lixo. O CD ficou, é claro!...

Outra coisa sagrada:
2- NÃO TOQUE NA IGREJA, PORQUE ELA PERTENCE AO SENHOR
* A igreja pertence ao Senhor. Amém?

* Quando Jesus desejou estabelecer a Igreja, Ele falou assim: “...sobre esta pedra construirei a minha Igreja”...o Senhor foi enfático ao dizer “minha igreja” (Mt 16.18).
* O apóstolo Pedro escrevendo a respeito da Igreja (1 Pe 2.9) disse: “...vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido... sois povo de Deus”.

* Isso significa, que quando falamos contra a igreja (o povo de Deus), estamos tocando em algo sagrado.Ferir a igreja é como ferir a Cristo novamente, porque a igreja é o Corpo de Cristo.Deixe eu lhe mostrar isso no texto de At 9.3-5: “Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: - Saulo, Saulo, por que você me persegue? - Quem é o senhor? - perguntou ele. A voz respondeu: - Eu sou Jesus, aquele que você persegue”.Saulo perseguia os cristãos, mas quando Jesus o encontrou, Ele disse assim: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” e quando Saulo perguntou: “Quem é o senhor?” Jesus respondeu: “Eu sou Jesus, aquele que você persegue” ...porque, em realidade, o que Saulo estava perseguindo não era os cristãos, era o próprio Senhor.

* Irmãos, o mesmo se passa conosco.Tocamos em algo sagrado quando falamos mal do povo de Deus (não somente do povo de Deus que congrega aqui, mas do povo de Deus que congrega também ali na Deus é Amor, O Brasil Para Cristo, Casa da Bênção...

* Nós devemos tomar cuidado com o que falamos da igreja, porque falar da Igreja é falar do próprio Senhor... é tocar em algo sagrado!

* E lembre-se: Uzá foi duramente castigado por tocar naquilo que pertencia a Deus!

...a próxima coisa sagrada é:3- NÃO TOQUE NOS DÍZIMOS, PORQUE ELES PERTENCEM AO SENHOR

* Os dízimos (isto é, os 10% da nossa renda) são sagrados... a Bíblia diz que eles pertencem ao Senhor.Nós tocamos em algo sagrado quando não trouxemos os dízimos à casa de Deus.

* Dízimos não trazidos, não entregues, se transformam em roupas novas, sapatos novos, DVD´s e numa infinidade de coisas... mas, Deus não abençoa.

* O próprio Deus diz que quem utiliza o dízimo em causa própria, está roubando e atraindo para si a maldição.

* O texto de Malaquias é clássico... é famoso, é conhecido... mas você já prestou atenção aos detalhes daquela palavra?Lá em Malaquias (3:8-9) está escrito assim: “...Será que alguém pode roubar a Deus?" Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: "Como é que estamos te roubando?" Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas...”.

* A não entrega dos dízimos, Deus falou, se constitui um roubo... é um assalto ao próprio Deus.Isso é grave.

* Está escrito em 1Co 6.10, que: “...nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”.

* Portanto, dízimos pertencem ao Senhor, são sagrados, exclusivos de Deus... não toque nos dízimos!

...a quarta coisa muito sagrada é:4- NÃO TOQUE NA PALAVRA, PORQUE ELA PERTENCE AO SENHOR

* A Bíblia é a Palavra de Deus, é sagrada... toda gráfica, que imprime a Bíblia, devia preservar esse nome “Bíblia Sagrada”.

* Hoje a moda é Bíblia Teen, Bíblia de Estudo, Bíblia Fulano de Tal, Bíblia Isso, Bíblia Aquilo... essa variedade é válida, mas o título “Bíblia Sagrada” devia ser mantido com o propósito de nos lembrar que a Bíblia é a Palavra de Deus, e como tal, nada pode ser suprimido ou acrescentado à ela.

* Mas, nós tocamos nas Escrituras Sagradas, quando a deturpamos, quando misturamos à ela um significado que ela não tem...

* Muitas vezes buscamos na Palavra de Deus um texto para apoiar a nossa vontade própria, o nosso gosto pessoal, a nossa própria interpretação...

* Conhece a história do crente que leu na Bíblia que Noé riu de Deus? Hii, ele saiu contando pra todo mundo: “Noé riu de Deus, Noé riu de Deus!” E um irmãozinho quis saber: “Ei, onde você leu isso na Bíblia?” E o indivíduo respondeu com convicção, e o duro é isso, com convicção: “Tá aqui, ó, em Gn 6.8: “Noé achou graça diante de Deus”.

* Nem por ignorância, devemos tocar na Palavra de Deus, alterando o seu sentido.Quem adultera a Palavra de Deus recebe condenação – Em Ap 22:18 está escrito: “Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: Se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa”.

* Por isso, não toque na Palavra, ela pertence ao Senhor.

...outra coisa sagrada é:5- NÃO TOQUE NOS PASTORES, PORQUE ELES PERTENCEM AO SENHOR

* Pastores são “ungidos de Deus... eles pertencem ao Senhor.

* Quando Deus investe uma pessoa de autoridade (seja para presidir, governar ou pastorear), Ele tem um zelo redobrado por essa pessoa e não permite que ela seja tocada impunemente.

* Ouça o que diz a Bíblia em 1 Sm 24:6, falando da experiência de Davi: “Então disse aos seus homens: - O Senhor Deus me livre de fazer algum mal ao meu senhor, que ele escolheu como rei! Eu não devo atacá-lo de jeito nenhum porque ele é o rei escolhido pelo Eterno”.

* Mais adiante, 1Sm 26.9, Davi disse: “Não o mate, pois o Senhor Deus castigará quem levantar a mão para matar orei que ele escolheu”.

* E apóstolo Paulo recomendou a Timóteo, 1 Tm 5:19: “Não aceite nenhuma acusação contra qualquer presbítero, a não ser que ela seja feita por duas testemunhas, pelo menos”.

* Mas nós tocamos nos pastores quando os criticamos e falamos mal deles.Em muitas congregações, aos domingos pela manhã, o culto acaba e as famílias vão almoçar “pastor assado”... é que durante o almoço, não tem outro assunto: “O pastor fez isso, o pastor fez aquilo e coisa e tal”.Alguns já gostam do pastor frito, bem fritado... como se fosse massa de pastel... falam que falam do pastor... a gordura fica fervendo, e o nome do pastor, coitado, tá lá, na fritura... alguns gostam muito daquela chiadinha da gordura (chiiiiiiiiii!!)... é o pastor sendo fritado... e quando tá bem crocante, bem tostadinho de um lado, aí vira pro outro e... chiiiiiiiiii!!!

* Não critique, não toque nos pastores, porque são autoridades, são ungidos de Deus.

* A propósito, agora temos muitos pastores e pastoras... cada líder de célula é um pastor ou uma pastora!Não são pastores no sentido de graduação num seminário, porque estudaram Teologia... não nesse sentido, mas são pastores na função: cada célula é um pequeno rebanho que o líder pastoreia.

* Portanto, honre a cada um deles. Amém?

...vamos a próxima coisa que é sagrada:6- NÃO TOQUE NO CORPO, PORQUE ELE PERTENCE AO SENHOR

* O nosso corpo é um templo sagrado, pois nele habita o Espírito Santo.Em 1Co 3.16 está escrito: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

* Por isso, não podemos usar nosso corpo de maneira profana, tornando-nos escravos de vícios, maus hábitos, apetites desenfreados ou de prática do sexo ilícito (fora do casamento).

* Um verso adiante em 1 Co 3, diz: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”.

* Você deve cuidar bem do corpo: um bom penteado, uma caminhada, uma refeição adequada... tudo isso ajuda.

* Mas, não toque nem permita que seu corpo seja tocado, de maneira indevida, porque ele pertence ao Senhor.


...e finalmente:7- NÃO TOQUE NO DIA DO DESCANSO, PORQUE ELE PERTENCE AO SENHOR
* Deus estabeleceu que a cada sete dias, um seja consagrado ao descanso e ao culto.É um dos Dez Mandamentos, Ex 20.8: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”.

* Sábado significa descanso, porque, diz a Bíblia que em seis dias Deus trabalhou e no sétimo, descansou.

* Os hebreus guardavam o sábado, o sétimo dia da semana... a igreja cristã, porém, com a ressurreição de Jesus no domingo, passou a separar esse dia, o primeiro da semana, como dia de descanso.

* Ainda hoje é assim: trabalhamos seis dias e descansamos em um... foi o que Deus mandou fazer... Ele santificou um dia, isto é, Deus separou um dia para ser o Seu dia: o Dia do Senhor, conforme chamamos o domingo.

* Gosto de pensar nesse dia, como um dia, para descansarmos de todas as nossas coisas a fim de nos ocuparmos com as coisas de Deus.

* João Wesley, em seu tempo de estudante em Oxford, traçou para si mesmo um programa de agenda. Ele fez assim: segunda e terça-feira, estudar clássicos gregos e latinos; quarta-feira, Lógica e Ética; quinta-feira, Hebraico e Árabe; sexta-feira, Metafísica e Filosofia Natural; Sábado, Eloqüência e Poesia. Domingo, Deus somente”.O domingo é o Dia do Senhor, é dia sagrado, pertence ao Senhor.

* Muitos crentes não priorizam esse dia como sagrado... vão passear, vão jogar bola, vão assistir televisão, vão preparar o churrasco... alguns até vão trabalhar mais!

* Tudo isso pode até ser feito nesse dia, não há problema... desde que Deus seja priorizado... isto é, primeiro Deus, a adoração...No Domingo, nada pode me atrapalhar de adorar a Deus... nenhuma atividade pode me atrasar para o culto... nenhum passeio, nenhum futebol, nenhum churrasco... amém?

* Ouça o que está escrito na Bíblia, em Ex 31:15: “Vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia é o dia solene de descanso, separado para mim. Quem fizer qualquer serviço nesse dia deverá ser morto. O povo de Israel deverá guardar esse dia como um sinal da aliança”.

* Não toque no dia do Senhor, porque sagrado é.

Conclusão
* Um homem chamado Uzá, foi fulminado e morreu, por tocar com suas mãos naquilo que era sagrado.

* Eu penso, irmãos, que nesta manhã, devemos nos arrepender das vezes que temos tocado naquilo que é sagrado....a glória de Deus tem sido tocada;...a igreja tem tocada;...os dízimos têm sido tocados;...a Palavra de Deus tem sido tocada;...os pastores têm sido tocados;...o nosso corpo tem sido tocado;...o Dia do Senhor tem sido tocado.

Evangelístico:
Deus quer fazer de sua vida algo sagrado também, completamente dele.Para que isto aconteça, você tem que permitir que Jesus seja seu Senhor e Salvador. Quer fazê-lo agora?Oração


AUTOR: Pr Walter Pacheco da Silveira, 3 de setembro de 2006



##############


++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem