Eu quero perfumar
a minha história
Mateus 26



6 - Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,
7 - aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele se encontrava reclinado à mesa.
8 - Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: “Por que este desperdício?
9 - Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres”.
10 - Percebendo isso, Jesus lhes disse: “Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo.
11 - Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão.
12 - Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento.
13 - Eu lhes asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória”.

Introdução:

* Este é para a maioria dos comentaristas bíblicos o mesmo texto relatado em Marcos 14:3, Lucas 7:37 e João 12:5

* Jesus estava comendo na casa de um Fariseu – chamado Simão – esse homem tinha dois grandes problemas: Era fariseu (ultra-religioso) e ainda era leproso.

* Tinha uma doença incurável e sofria com o preconceito e o asco da sociedade que o rodeava.

* Mas mesmo assim Jesus vai a sua casa para comer passar um momento com aquele homem.

* Jesus gostava de fazer essas visitas.

* Marcos fala que ele estava comendo na casa deste homem – Marcos 14:3
“Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso”.

* Lucas disse que ele estava Jantando: Lucas 7:36
“Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa”.

* O Jantar naquele tempo começava as 3 horas da tarde e só terminava às madrugadas.

* Não temos informação do horário, mas no meio do jantar alguém invade a casa e surpreende a todos.

* Essa mulher entra num jantar somente de Homens, mulher só poderia ficar na cozinha. Mas aquela mulher, e alguns comentaristas e estudiosos crêem que era Maria (irmã de Lázaro, que era a mesma Maria Madalena).

* Essa mulher entra na casa, invade a sala, quebra um frasco de perfume e derrama todo perfume, um perfume caríssimo sobre Jesus.

* Lucas 7:37 – diz que ele se deita aos pés de Jesus e chora e com suas lágrimas molha os seus pés e enxuga com seus cabelos.

* O Perfume era caro – era um frasco de barro cheio do melhor perfume e mais caro daquela época.

* O Perfume exalou em toda casa. Todo mundo sentiu o bom cheiro desse perfume.
*Aquilo era o que de mais valioso aquela mulher tinha.

* Ela derrama tudo, todo perfume para perfumar a pessoa que ela mais admirava. Alguém que tinha feito grande obra na sua vida.

* Ela quebra todos os tabus – não importa que não posso entrar na casa de um fariseu, não importa que não pode entrar num jantar de homens, não importa em perfumar a vida de Jesus com o que tinha de mais valioso.

Alguns princípios importantes neste texto:

1º Princípio
– Para perfumar a história da minha vida eu tenho que ultrapassar todas as barreiras.

6 - Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,
7 - aproximou-se dele uma mulher

* Quais foram às barreiras que ela teve que enfrentar:

- O preconceito – Lucas 7:39 - Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ”.

* Aquela mulher não olhou para sua posição (prostituta), não olhou para quem era, mas olhou para quem Jesus era.

* Nós olhamos demais para quem somos e isso é uma grande barreira na nossa vida, olhe para quem Deus é.

- As pessoas – Havia muitas pessoas ali, além dos discípulos, muitos convidados. Ela não se preocupa com nada disso, invade a casa, não pensa naqueles que iriam impedi-la. Mais vai e sem medo encontra o que quer.

* Muitas vezes pessoas são colocadas, para atrapalhar nossa vida, nossa caminhada, nossa aproximação a Cristo.

* Se você não tomar cuidado essas pessoas são barreiras fortíssimas para te desanimar e fazer você desistir.

* Ele enfrentou, ele não pensou duas vezes e invadiu aquela casa, não ouviu quando disseram: Sai daqui sua vagabunda, sua prostituta, profanadora.

2º Princípio

– Para Perfumar a História da minha vida eu tenho que derramar o melhor de mim para Jesus.
6 - Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,
7 - aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele se encontrava reclinado à mesa.

* Aquela mulher tinha um propósito – ela não estava disposta a desistir, enfrentou todas as barreiras, mas além disso, estava disposta a derramar tudo que tinha na presença de Jesus.

* O texto diz que ela quebrou o vaso de alabastro – era um perfume de alto valor – e derramou sobre Jesus.

* Ela enfrenta tudo e todos para dar o melhor que ela tinha pro Senhor.

* A Maior característica da mudança daquela mulher, da transformação: Foi que ela não tinha nada mais valioso que derramar aos pés de Jesus tudo o que possuía.

* O que é mais valioso para você – derramar aos pés de Jesus o que você possui?

* Ou mais valioso para você é o que você possui – essa resposta é dada, não com palavras, mas pela atitude de entregar.

* Algumas lições conclusivas:

1) Aquilo que eu entrego só é valioso quando eu desagrado o egoísmo humano.
8 - Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: “Por que este desperdício?

2) Aquilo que eu entrego só é valioso quando não acho no direito de administrar o que possuo.
9 - Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres”.

3) Aquilo que eu entrego só é valioso quando eu entendo que estou sepultado com Jesus.
12 - Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento.
Conclusão:

Quando eu entrego o que é de valor para o Senhor eu perfumo a História das gerações.
13 - Eu lhes asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória”.

* O perfume daquela mulher exala até os nossos dias, de gerações em gerações, aquele perfume valioso exala a história de algum que perfumou a história de muitas pessoas.

* Todos naquele dia sentiram o perfume e hoje nós podemos sentir o mesmo perfume: Entregando a Deus, derramando sobre Jesus o perfume que perfumará a história das nossas famílias, da nossa igreja, da nossa cidade e da nossa nação.
2 Coríntios 2:14-15
“Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo”.







Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem