COMO VIVER
ACIMA DA MÉDIA
1 Crônicas 4.9-10



Introdução

* Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas. Não somente você quer reconhecimento, como você precisa de reconhecimento.

* As crianças demonstram isso naturalmente, revelando esta tendência que existe em nós.

Ilustr.:

Menino não queria ser "cordeirinho" da mamãe, mas o "tigrezinho".

* I Cr 4:9,10 "...Foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido..."

* No contexto, muitos nomes são citados, aproximadamente 600 nomes, e só o de Jabes recebe destaque. Neste texto você descobre a vida de um homem que recebeu destaque no meio de 600 nomes!

* O que o fez tão notório assim?

* Vamos analisar 3 SEGREDOS na vida deste homem:

Jabes teve ambição pela bênção de Deus; ele confiou em Deus, e pediu pelo poder de Deus na sua vida.



I - COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER

* Quem disse que ambição é somente negativa?

* Por que não podemos ter grandes sonhos?

* Podemos convergir esse sentimento e atitude pelas coisas certas.

* No caso de Joabe, SUA AMBIÇÃO ERA PELA BENÇÃO DE DEUS!!

* Muitas pessoas erram quando dizem: "Senhor, abençoe o que eu estou fazendo" O correto seria dizer: "Senhor, eu gostaria de estar naquilo que o Senhor está abençoando!"

* Quando você começa ter uma "santa ambição" pelas coisas que Deus coloca em seu coração, você sai do ordinário e entra para o campo do Extra-Ordinário!

* Quando não se têm alvos, não têm ambições, as pessoas somente existem! VOCÊ PRECISA TER UM SONHO!

* Deus te fez para crescer! Tudo o que é saudável cresce! Plantas crescem, crianças crescem, igreja cresce, indivíduos crescem! Você pode crescer em relacionamento, financeiramente, pessoalmente, ministerialmente, profissionalmente. Mas, cresce!

* Os desafios de sua vida, te ajudarão a crescer. Uma vida sem desafios e sem crescimento é se torna chata e insossa!

* TRÊS GRANDES ERROS QUE NOS IMPEDEM NUMA GRANDE E SANTA AMBIÇÃO:

1. Confundir humildade com medo - "Oh, eu nunca vou conseguir fazer isto" "Se é o que Deus está querendo, eu vou conseguir!"

2. Confundir contentamento com preguiça - Paulo disse: "Eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Fp 4:11)

Ele não esta dizendo para você não ter alvos! Mas, ainda que meus alvos não foram alcançados, eu aprendi como extrair o melhor desse momento!

"Eu estou feliz hoje, ainda que todos os meus alvos não foram alcançados!" Se o contentamento for desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade.

3. Confundimos pensar pequeno com espiritualidade. "Eu sirvo a Deus do meu jeitinho" Por que você não o serve de uma maneira melhor e maior?

Existem mais coisas que você pode fazer por ele.

II - COMECE A CRER, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER

Uma fé crescente Alguns fatos acerca de Jabes:

1. Não existe aqui nenhuma menção especial a um talento, dom ou habilidade em Jabes.

a. Não fala dele ser rico ou com ótima escolaridade.

b. Ele era um homem comum com uma fé incomum.

c. Não se preocupe com o que você não tem quando você tem fé!

2. A fé de Jabes o levou a alcançar seus sonhos e visões.

Mais importante do que habilidade ou formação é FÉ !

É crer que DEUS pode fazer algo significante através de você

3. Ele aparentemente tinha alguma marca em sua vida.

* Jabes significa DOLOROSO. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de "o doloroso".

* Talvez ele até foi rejeitado, não muito querido, não muito amado. (E quantos de vocês não foram também assim?)

* O seu nome o lembrava a vida toda que ele tinha sido um peso para a vida de alguém!Mas, APESAR de sua EXPERIÊNCIA DOLOROSA de vida, este homem foi levado pela sua fé a crer em grandes coisas para o futuro!

* Qual é sua marca? Algo físico? Algo espiritual? Frustração no trabalho? Problemas no casamento? Rejeição na infância?

* Tome posse de uma grande fé para vencer na vida!

III - COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR

* Oração genuína e transparente O terceiro segredo da vida de Jabes era sua vida de oração.

* Foi a oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, ter o seu exemplo registrado na Bíblia e ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois!

* Talvez você tem receio de pedir algumas coisas em oração.

1. Ele pediu pelo poder de Deus na sua vida O que faz a motivação de um homem ser boa ou ruim?

- SUA MOTIVAÇÃO! Às vezes, a questão por detrás de você não pedir alguma coisa a Deus não é humildade, é falta de Fé! E o que não provém de fé é pecado!

* PECADO = Errar o alvo! Deus quer que você acerte!!

* Você talvez nunca solucionou alguns problemas crônicos em sua vida, como a falta de realização emocional, ou seu casamento, porque você nunca o pediu sincera e abertamente isto!!

2. "Seja a Tua mão comigo!"

* Jabes queria a presença de Deus com Ele! Aí está uma oração que Deus gosta de responder!

* E este é o elemento que surpreende o mundo [vejo esse elemento de surpresa quando Jesus disse "vós sois a luz... - que é aquela luminosidade lá no meio daquele monte escuro... é um filho de Deus! - sal...".]

3. "Me preserves do mal, de modo que eu seja livre da dor"

* Fugir da tentação e pedir a Deus por isso. "Não nos deixe ENTRAR em tentação"

* A tentação vem sobre aqueles que estão fazendo coisas significantes.

* Quanto maiores coisas você fizer, mais será atacado e tentado.

* Deus quer que você dependa dele para se livrar do Maligno! É Sua especialidade fazer isso!

Conclusão:

Quer viver acima da média?

Os três princípios:

1. Uma Grande ambição. Sonhar os sonhos de Deus! Um flash do que Deus quer fazer em sua vida se re-descubra em Deus! Por que você esta cursando a faculdade? Por que você esta trabalhando nesta área? O que mais você pode fazer?

2. Uma Grande Fé. Esperar o impossível! Os recursos virão. Quando Deus envia, Deus providencia!

3. Uma vida de oração genuína e transparente.

Alguém que depende de Deus para alcançar tudo na vida.

Ter vida de Oração. Oração diária, devocional, aberta, desejosa.

Por que não começar agora?


AUTOR: Pr Walter Pacheco da Silveira




++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem