A Contribuição que
Glorifica a Deus


* É conhecida a expressão "contribua de acordo com a sua renda para que Deus não torne a sua renda de acordo com a sua contribuição".

* A contribuição com a obra de Deus e a oferta aos pobres e necessitados é uma prática bíblica inquestionável.

* Infelizmente, vivemos hoje dois extremos nesta questão: aqueles que ultrapassam os limites das Escrituras e gananciosa e astuciosamente arrancam o último vintém dos incautos, mercadejando a Palavra de Deus e vendendo no balcão da fé a sua graça e aqueles que amam mais o dinheiro do que a Deus e fecham o coração e o bolso, negligenciando a graça da contribuição, sendo infiéis na mordomia dos bens.

* A devolução dos dízimos é um ensino bíblico insofismável, presente antes da lei, durante e lei e depois da lei.

* A contribuição pessoal, voluntária, generosa, sistemática e alegre está presente tanto no Antigo como no Novo Testamento.

* O rei Davi ofereceu-nos alguns princípios importantes sobre a contribuição que glorifica a Deus, quando se preparava para a construção do templo de Jerusalém.

Vejamos:

1. Devemos contribuir porque a obra de Deus a ser realizada é muito grande - I Cr 29:1

* Davi disse: "... esta obra é grande; porque o palácio não é para homens, mas para o Senhor Deus".

* Davi estava construindo o templo e o palácio. Queria fazer o melhor e dar o melhor para Deus. Tudo o que fazia não era pensando nos homens, mas em Deus.

* Igualmente, a igreja está realizando uma grande obra: não apenas na construção e ampliação de templos, mas na expansão do Reino de Deus.

* Há templos a serem construídos, igrejas a serem plantadas, pessoas necessitadas a serem assistidas, missionários a serem enviados, muito terreno a ser conquistado aqui e além fronteira.

2. Devemos contribuir com liberalidade porque Deus merece o melhor - I Cr 29:2

* Davi, com todas as suas forças preparou para a Casa de Deus, em abundância, aquilo que existia de melhor.

* Deus é dono de tudo.

* Tudo o que temos vem das suas mãos.

* Tudo o que damos, também procede de suas dadivosas mãos.

* Ele é Deus de primícias.

* Ele merece o melhor e não as sobras.

* As coisas de Deus precisam ser feitas com excelência.

* Não podemos ofertar a Deus com usura, pois ele não nos dá suas bênçãos por medida. Ao ofertar ao Senhor, devemos colocar aí o nosso coração e a nossa força.

3. Devemos contribuir motivados por grande amor a Deus e a sua obra - I Cr 29:3

* Davi não apenas recolheu ofertas dos outros, mas ele pessoalmente, deu para a Casa do seu Deus o ouro e a prata particulares que tinha. E fez isso, porque amava a Casa do seu Deus.

* Quem ama dá.

* Quem ama é pródigo em ofertar.

* Nosso amor por Deus não passa de palavrório vazio se não ofertamos ao Senhor com generosidade.

* Nossa contribuição, ainda que sacrificial, não tem valor diante de Deus, se não é motivada pelo nosso amor ao Senhor e a sua obra.

* O apóstolo Paulo diz que ainda que entreguemos todos os nossos bens para os pobres, se não tivermos amor, nada disso aproveitará.

4. Devemos contribuir espontaneamente motivados pela alegria de Deus - I Cr 29:5-9

* A contribuição é uma graça que Deus nos dá.

* É um privilégio ser cooperador com Deus na sua obra.

* O ato de contribuir é uma expressão de culto e adoração. Deus ama a quem dá com alegria.

* A voluntariedade e a alegria são ingredientes indispensáveis no ato de contribuir.

* Davi perguntou ao povo: "Quem está disposto, hoje, a trazer ofertas liberalmente ao Senhor?

... O povo se alegrou com tudo o que se fez voluntariamente; porque de coração íntegro deram eles liberalmente ao Senhor; também o rei Davi se alegrou com grande júbilo" (I Cr 19:5,9).

* Devemos vir ao gazofilácio para ofertar, exultando de alegria e não com tristeza.

5. Devemos contribuir conscientes de que Deus é dono de tudo e que tudo deve ser feito para a sua glória - I Cr 29:10-22

* O resultado da alegre, generosa e abundante oferta do rei e do povo foi a manifestação da glória de Deus.

* Davi louvou a Deus pela sua glória, poder e riqueza, reconhecendo que as ofertas que deram tinham vindo do próprio Deus.

* O povo adorou a Deus e houve grande regozijo.

* O maior propósito da nossa contribuição deve ser a manifestação da glória de Deus.

* O Senhor é mais glorificado em nós quanto mais nos deleitamos nele.

* Que tudo o que somos e temos esteja a serviço de Deus e seja um tributo de glória a Deus.

* Que os bens que Deus nos deu estejam no altar de Deus a serviço a Deus.


AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes



++++++++++++++


===============





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem