CULTIVANDO
TESOUROS
Mt 13.44; 12.35


· Jesus contou uma parábola maravilhosa em Mateus 13, onde ele fala da importância de guardarmos as palavras e os segredos de vida que são revelados na pessoa de Jesus.

· Enfim Ele indica que quem encontra Jesus e se dedica a Ele, entesoura o melhor e garante uma vida próspera, porque entrou para o Seu reino.

· · Quando algumas pessoas têm objetos de valor como jóias, obras de arte e outras coisas, costumam depositar seus bens em cofres de bancos muito seguros. Estando seus tesouros bem guardados, não há com o que se preocupar.

· · O que tem preocupado sua mente?

· Você está guardando o tesouro certo no lugar certo?

· Quantas pessoas podem dizer que não estão preocupadas com o dia de amanhã, porque já fizeram o investimento correto?

· Qual tem sido seu maior investimento? · O que você está guardando realmente valerá a pena? · Esse investimento tem transformado sua vida?

· Tem trazido felicidade a você?

· · A Palavra de Deus é o nosso mapa para a vitória e traz o segredo do maior investimento que o ser humano pode fazer:

· Guardar a Palavra de Deus no coração, e as demais coisas como: obediência, sabedoria, pureza de ações ou de pensamentos serão acrescentadas.
Agora aprenda com Davi o que você devemos guardar para ter à disposição as bênçãos e os milagres de Deus.

I. DEVEMOS GUARDAR A PALAVRA DE DEUS - Sl 119:9.

· A palavra de Deus ajuda a permanecer puros e a crescer na fé (I Pe 1:14-16).

· Lembre-se que a Palavra, a Bíblia, é o único guia seguro para uma vida pura (II Tm 3:16-17).

· · Vivemos em um mundo de impureza. Em uma geração perversa (At. 2:40), para qualquer lado que olharmos, descobrimos que a tentação conduz à vida errada.

· · Este mundo está entregue ao mal (Gn. 6:5; Ec. 7:29).

· O salmista fez uma pergunta que preocupa a todos, mas como podemos permanecer puros em um ambiente impuro?

· · A pessoa deve ter em mente que não pode manter uma vida limpa diante de Deus por sua própria vontade, mas que deve atender aos conselhos de nossos pais proporcionados através da Bíblia - Pv. 1:8; 4:1-2; 10-27.

· · Uma das maiores responsabilidades dos pais é a de orientar seus filhos a serem sábios. E os filhos devem aceitar a responsabilidade de seguir o conselho sábio dos pais. Aqui Salomão diz como seu pai Davi o orientou a buscar a sabedoria quando era jovem (I Reis 2:1-4; I Cr 28 e 29).

· · Davi se fortaleceu muito através da palavra de Deus, já que ela é mais dinâmica e poderosa que qualquer influência tentadora que nos rodeia neste mundo.

· · Guardar a Palavra constitui o maior segredo para experimentarmos os milagres do Reino de Deus.

· Deus tem tremendos segredos a serem revelados àqueles que guardam a sua Palavra.

II. DEVEMOS BUSCAR AO SENHOR DE TODO CORAÇÃO - Sl 119:10.

· A pessoa que deseja ser vencedora na vida deve buscar o verdadeiro Deus de todo seu coração, buscar o seu poder maravilhoso, buscar sua companhia a cada momento, Sl. 105:4.

· · O jovem Uzias persistiu em buscar a Jeová e por isso fez o que era reto diante de Deus II Cr. 26:4-5.

· · Josias é outro exemplo do buscar a Deus. Nos dias de seu reinado, se considerava que os meninos com doze anos já se tornavam homens. Com dezesseis anos Josias compreendeu a responsabilidade de seu trabalho. Mesmo tão novo demonstrou sabedoria que muitos dos reis mais velhos anteriores a ele não tinham.

· · Não permita que sua idade ou falta de experiência atrapalhasse seu serviço a Deus, II Cr. 34:3.
· · O maior desejo que o homem deve ter é de viver cada dia na presença do Senhor Sl. 27:4.

· · É triste muitas vezes observar que este não é mais o maior desejo de muitos que se dizem cristãos. Aqueles que podem viver diariamente na presença de Deus poderão fazê-lo eternamente.

· · Devemos buscar sua companhia enquanto estivermos vivendo aqui neste mundo, Is. 26:9.

· · Davi estava sozinho quando se escondia de seus inimigos no árido deserto da Judéia. Ele buscou um verdadeiro amigo, ele buscou a Deus, pois desejava ter alguém em quem pudesse confiar plenamente para aliviar sua solidão, Sl. 63:1.

· · Não há dúvidas de porquê clamou: “ Deus meu… minha alma tem sede de ti ….”

· · Se você está sozinho ou tem sede de algo duradouro na sua vida, lembre-se da oração de Davi. Unicamente Deus pode satisfazer nossos desejos mais profundos!

· · O que busca a Deus de todo seu coração, guarda seus mandamentos para não pecar contra Ele, Sl. 119:10-11.

· · Há necessidade de buscar a Deus enquanto Ele pode ser achado, chamá-Lo enquanto está perto e pode ouvir. Deus é bom para aqueles que nEle esperam e buscam a vitória Is.26:9; Lm. 3:25.

· · Este é o tempo de se buscar a Deus.

· Oséias utilizou repetidamente ilustrações acerca dos campos e das colheitas. Em Oséias 10:12 - ele fala da terra que já está pronta para receber sementes, não está dura e cheia de pedras, foi preparada cuidadosamente e está disponível.

· · Sua vida está pronta para que Deus trabalhe nela?

· Você está disponível para preparar o solo duro de seu coração ao reconhecer seus pecados, pedir perdão a Deus e buscá-Lo de todo seu coração?

· Se você estiver pronto para buscá-lo, sua vida será como uma terra fértil para a produção de milagres e bênçãos em geral.

III. DEVEMOS NÃO DESVIAR DOS MANDAMENTOS DO SENHOR - Sl 119:10.

· Não devemos nos desviar da palavra de Deus, isto é, separar-se, distrair-se dos mandamentos do Senhor, Pv. 4:23-27.

· Nossos corações, nossos desejos, ditam em grande maneira como vivemos, pois sempre encontramos tempo para satisfazer nossos próprios interesses, Pv 18:1.

· · Salomão nos alerta para que tenhamos cuidado com nossos desejos egoístas, devemos viver em busca da salvação eterna e seguir guardando a lei de Deus.

· Ele nos dá sabedoria para tomar decisões e fé para confiar. Não se desespere, permaneça no caminho dEle, Sl. 119:174; Is. 26:3.

· · Certifique-se de que seus afetos os levam até a direção correta. Coloque limites em seus desejos, não corra atrás de tudo que se vê. Olhe à frente, mantenha os olhos fixos na meta, em Jesus que é o autor e consumador da fé, Hb. 12:2.

· Fuja do caminho que possa conduzir ao pecado, coloque seus desejos em Deus.

· · O caminho do justo, em algumas ocasiões, poderá não ser tão apreciável e fazer a vontade de Deus pode se tornar chato e complicado, mas lembre-se que nunca estaremos sozinhos enquanto estivermos em tempos difíceis. Deus está aqui para ajudar-nos em nossas dificuldades, para consolar-nos e para guiar-nos, Is 26:9; Mt. 28:20.

MINISTRAÇÃO FINAL:

· Um dos desejos de Deus é que o ser humano sempre se lembre do seu Criador, Ec. 12:3.

· Junte-se a nós e comece um tempo novo em sua vida. Faça um compromisso de aprender a Palavra de Deus dedicando um tempo especial para Ele.

· Você nunca poderá experimentar o melhor de Deus enquanto não se render a Ele de forma plena e entesourá-lo através da observância de sua Palavra.

· · Melhor que um milagre de Deus em sua vida é viver intimamente com o Senhor dos milagres suprindo suas necessidades.


AUTOR: Pr. Roberto Braz do Nascimento




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem