VOCÊ USA MÁSCARAS?
Mt 23.13-15

· Sobreviver diante das dificuldades do mundo atual está cada vez mais difícil. É comum sermos tratados de forma cruéis, humilhados, passados para trás em diversos ambientes, como trabalho, escola, vizinhança e até mesmo na Igreja. Ninguém quer ser tratado dessa forma.

· Entretanto, a maneira que muitas pessoas está enfrentando essas dificuldades TAMBÉM NÃO ESTÁ SENDO A CORRETA. Estamos nos referindo ao uso de "máscaras" que ESCONDAM fatores que os outros possam não gostar, apresentando APENAS um lado "maravilhoso, perfeito", que todos irão gostar, MAS QUE NÃO CORRESPONDE À VERDADE DO QUE REALMENTE SOMOS.

· · Você vai dizer: "Então usar 'máscara' é uma HIPOCRISIA?"

I. O QUE É UMA MÁSCARA?

· Na língua grega a palavra HIPOKRITES (de onde vem a palavra portuguesa "hipócrita") tem o sentido de "ator, fingido, aquele que representa um papel".

· Era comum, no teatro antigo, o ator utilizar-se de máscaras ao representar.

· · Máscara é um objeto de qualquer material representando uma cara, ou parte de uma cara, destinado a cobrir o rosto, usada pra disfarçar a pessoa.
=> É também uma peça pra proteção do rosto, na guerra ou em certas modalidades de esporte.
=> Também é uma camada de creme, ou qualquer cosmético, que se aplica no rosto pra limpeza da pele, etc...A ouvinte mulher vai entender melhor isso...
=> E máscara também significa uma aparência enganadora, se diz que uma pessoa é mesquinha, mas tem a máscara da bondade.
=> E se diz que uma pessoa é mascarada quando é metida a besta, pretensiosa...

II. POR QUE AS PESSOAS USAM MÁSCARAS?

· Algumas pessoas têm sido ensinadas a usar "máscaras" desde crianças.
Quando brigavam com os irmãos pequenos eram "obrigadas" a fazer as pazes dizendo que "os amavam", sem que o problema do perdão tivesse sido adequadamente tratado.

· Com um pouco mais de idade são "forçadas", pelos pais, a mentir ao telefone, dizendo que "papai não está", quando, na verdade, ele está.

· · Outras pessoas utilizam-se de "máscaras" para compensar complexos de inferioridade. Acham que, se os outros as conhecerem como realmente são, não irão gostar e certamente se afastarão. Assim sendo, vivem uma vida que realmente não corresponde à verdade do que são.

· · Existem ainda as que usam "máscaras", alegando que isso é "uma exigência de nossa sociedade supercompetitiva".
Nesta sociedade não se podem revelar as "fraquezas" que qualquer ser humano tem. É preciso mostrar-se sempre "forte, seguro e corajoso".

· Qualquer demonstração de estar inseguro será aproveitada por seus "adversários", que estão prontos e aguardando o momento de ocupar o seu lugar.

III. COMO DEUS VÊ AS MÁSCARAS, A HIPOCRISIA?

· No Novo Testamento não há pecado mais fortemente condenado do que a hipocrisia e, na opinião da maioria das pessoas, não há pecado mais detestado.

Veja algumas linhas de pensamento do Novo Testamento sobre o "hipócrita":


· · É o homem que representa e pratica, publicamente, "a bondade teatral" - quer que todos o vejam dando esmolas (Mt 6:2), orando (Mt 6:16). Sua bondade visa a agradar aos homens e não a Deus. ·

· · É o homem que, em nome da religião, quebra as leis de Deus: não ajuda os próprios pais nem os enfermos, dando desculpas religiosas (Mt 15:7; Mc 7:5; Lc 13:15).

· · É o homem que esconde um coração mau sob a máscara da piedade (Mt 23:28).

· É o homem que, de tanto enganar os outros, acaba enganando-se a si mesmo com suas previsões erradas (Lc 12:56-57).

· · É o homem que, por sua visão distorcida sobre religião, afasta outras pessoas do caminho certo (Gl 2:13; 1Tm 4:2; 1Pe 2:1).

· · No fim, hipokrites é o homem sujeito à condenação de Deus (Mt 24:51).

CONCLUSÃO:

· Em última análise, a "máscara" é uma mentira. Contra a mentira só cabe a Verdade. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida que vale a pena ser vivida (Jo 14:6).

· Nós, que já aceitamos Cristo (a Verdade) como o Senhor de nossa vida, devemos desenvolver, em nossos relacionamentos, a SINCERIDADE.

· Davi descobriu que NÃO HÁ COMO MENTIR PARA DEUS E NÃO HÁ COMO FUGIR DELE.

· O Senhor sabe como verdadeiramente somos. Ele sabe o que está em nosso íntimo antes que a palavra chegue à nossa boca (Sl 139:1-10, 23,24).

· · DEUS NÃO NOS CRIOU PARA VIVERMOS USANDO MÁSCARAS QUE ESCONDAM A VERDADE DE QUEM SOMOS. DEUS NOS AMA E SE DISPÕE A AJUDAR-NOS, POIS ELE CONHECE O MAIS ÍNTIMO DO NOSSO SER.

· É HORA DE NOS VOLTARMOS PARA O SENHOR, POIS ELE TEM PRAZER EM NOS CONDUZIR E A NOS ENSINAR A PERMANECER EM TODO O CAMINHO DA VERDADE.


AMÉM!


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem