O MAIOR
FRACASSO
NA HISTÓRIA
DA
HUMANIDADE

Mt 26.14-25,47-50; 27.1-5


· Ao longo da história, um grupo de homens ilustres, engrossaram as fileiras dos fracassados, renderam-se ao pecado, entregaram-se à volúpia e aos vícios desregrados.

· Macularam seus nomes com a maldade, mancharam suas vidas, enlamearam-se, emporcalharam-se. Deixaram de ser heróis, guardiões da virtude para serem protagonistas das desgraças.

· Sujaram seus nomes de tal forma que são sempre lembrados com desprezo.

Exemplos: Nero, Hitler, Mussolini, Idi Amim, Chaucesco.

Todavia, o maior fracasso da história foi Judas Iscariotes.

E isto por várias razões:

I. JUDAS PERDEU A MAIOR OPORTUNIDADE DE SUA VIDA

As oportunidades passam pela nossa vida e às vezes jamais voltam. É loucura desperdiçá-las. Judas teve grandes oportunidades.

1. Judas foi chamado para ser apóstolo de Jesus - Lc 6.12-16 =

· Depois de uma noite de oração, depois de estar subalterno à vontade do Pai, Jesus chama os homens que haveriam de dar continuidade à sua obra.

· Homens escolhidos com atenção, com oração. Que privilégio! Que bênção! Era do grupo íntimo de Jesus.

· Em vez de ser coluna da igreja, em vez de ser bênção para o mundo, foi traidor. Brincou com Deus. Desperdiçou a esplêndida oportunidade.

2. Judas tinha excelentes qualidades

2.1. Era inteligente, estudado, líder, com grande capacidade em assuntos financeiros

Foi escolhido como tesoureiro do grupo dos apóstolos. Era homem de confiança. Ninguém podia imaginar qualquer deslize dele. Mantinha as aparências.

2.2. Tinha um bom nome = O nome JUDAS era um nome predileto naquela época. Significa LOUVOR.

Maria, mãe de Jesus, tinha outro filho com este nome. A partir da traição de Judas, ninguém mais usa o nome de Judas. O louvor cessou. Aquele que devia ser louvor foi maldição.

2.3. Era muito respeitado pelos outros apóstolos Judas gozava de grande prestígio entre os doze apóstolos.

Quando Jesus na última ceia disse que um deles haveria de traí-lo, ninguém suspeitou de Judas. Ninguém acusou Judas.

Ninguém perguntou: “É Judas, o traidor?”

Somente Jesus sabia o que havia no coração de Judas.

3. Judas viveu com Jesus = Judas viveu e conviveu com Jesus.

Tinha intimidade com aquele que é a luz do mundo, com aquele que é o caminho, a verdade e a vida. Com aquele que é a porta da salvação. Com o bom pastor. Conviveu com aquele que é o salvador do mundo.Judas andou com Cristo três anos. Ouviu suas palavras de salvação, de arrependimento, de perdão, de vida eterna.

. Ouviu os maiores sermões da história. Escutou a própria voz de Deus. Presenciou os milagres: viu cegos, coxos, paralíticos, leprosos serem curados. Viu mortos ressuscitando.

4. Judas pregou o Evangelho a outros, mas não foi salvo.

* Hoje também há muitos membros da igreja que não são crentes. Que nunca nasceram de novo. Que pregam, evangelizam, mas que nunca nasceram de novo. Jo 6.64; Mt 7.21-23

Deus tem lhe dado muitas oportunidades. Você tem ouvido de Jesus, tem escutado um sermão, lido um folheto. Hoje Deus está falando com você. Quem não aproveitar as oportunidades de Deus é semelhante a Judas Iscariotes.

II. JUDAS FOI O MAIOR FRACASSO DA HISTÓRIA, PORQUE COMETEU O MAIOR ERRO: TRAIU A JESUS!

Ele podia ser bênção. Podia ser um ganhador de almas. Podia ser um forte estandarte da igreja. Mas era avarento.

Era materialista.
Era egoísta.
Era ladrão.
Era pseudofilantropo (Jo 12.4-6).
Era um aproveitador. Um mercadejante. Um explorador.

Judas traiu o Senhor = Jesus o amou.
Jesus o chamou.
Judas mais do que ninguém conhecia a Jesus. Sabia que Ele era o Filho de Deus.

Sabia que Ele era o único Salvador. Mas não abriu espaço na sua vida para Jesus. Jamais se entregou a Ele. Nunca o amou de fato. Sua religião era de costume. Era vazia. Era falsa. Ele não amava a Jesus. Ele deu lugar ao diabo. Ela escancarou sua vida ao inimigo.

Jo 13 = Lava-pés. Cristo lava os pés dos apóstolos. Lava os pés de Judas também. Sabe da trama. Não diz nada para Judas.

III. NA VIDA DE JUDAS ACONTECEU O MAIOR FRACASSO PORQUE ELE RECUSOU A MAIOR OFERTA: O PERDÃO DO SENHOR JESUS

1. Depois de ter traído, Judas poderia ter se arrependido - Mt 27.3 = Na manhã seguinte à prisão de Jesus, Judas está cheio de remorso. Passou a noite em claro. Estava desesperado. Sua alma está afogada num mar revolto. A culpa o esmagava. Os horrores do inferno bafejavam a sua vida. Ele sentiu apenas remorso, mas não buscou o perdão em Jesus. Ele não se quebrantou.

2. Judas confessou o seu erro com uma consciência pesada, mas não confessou a quem deveria ter confessado - Mt 27.3-5 = Agora com a vida em tormento, cheio de remorso, já sente que o dinheiro não o satisfaz. Sabe que fez uma loucura: trocar Jesus por dinheiro. Ele corre para o templo.

3. Judas procurou o suicídio, ao invés de procurar arrependido o perdão de Jesus - Mt 27.5 = O suicídio é uma armadilha do diabo. É uma trama satânica. É um golpe fatal de Satanás.

Ele diz para os desesperados, para os que vivem atormentados: “OLHA, SEU CASO ESTÁ ENCERRADO. CHEGOU O PONTO FINAL, O FIM DA LINHA, O FINAL DO TÚNEL. NÃO DÁ MAIS PARA CONSERTAR. TUDO ESTÁ PERDIDO. AGORA, VAMOS, VÊ SE VOCÊ TEM A CORAGEM DE PELO MENOS DAR CABO DE SUA VIDA.”

4. Perdendo tantas oportunidades, Judas foi para o seu próprio destino, o inferno - Jo 17.12; At 1.25 = Judas brincou com Deus. Desperdiçou as oportunidades. Conviveu com o Salvador.

CONCLUSÃO

Judas foi o maior fracasso da história porque:

1) Perdeu a maior oportunidade = a da convivência com Jesus sem se converter.
2) Cometeu o maior erro = trair o seu melhor amigo.
3) Recusou a maior oferta = a de ser perdoado por Cristo.Esta história trágica se repete na vida daquele que hoje rejeita a Jesus como seu Salvador ou não obedece a Cristo.

Como está sua vida?

Tem você traído a Jesus com sua vida, com seu testemunho, com suas atitudes e palavras?

Venha agora a Jesus! Não demore. Venha já. Só nele há vida em abundância.

O diabo começou a afastar Judas devagar. Depois roubou o seu coração.

Deixe agora seus pecados. Rompa com os laços do diabo. E venha agora a Jesus!





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem