O DEUS QUE
COMEÇA E TERMINA
Zc 4; Hb 10.36


Destruir é fácil, mas reconstruir é sempre mais difícil.


- Reconstruir coisas,- Reconstruir relacionamentos,

- Reconstruir casamentos,

- Reconstruir ministérios,

- Reconstruir vidas...Deus é especialista em reconstruir, restaurar, fazer de novo, mas isso poderá levar mais tempo do você imagina, Ele também poderá fazer de uma maneira bem diferente da sua.


Você precisa crer e perseverar até a obra ficar totalmente pronta no tempo de Deus e do jeito de Deus.


PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

1. DEUS PRIMEIRO PRECISA TE ACORDAR: v. 1


· A nação de Israel estava destruída... A Babilônia tinha vencido e todo o povo de Israel havia sido levado cativo... Isso durou 70 anos, até que agora, nesse ponto que estamos no cap. 4, o povo de Israel voltou para o seu lugar e se lançou à tarefa de reconstruir, de entre os escombros, a nação, que antes, era tão poderosa.


· Agora, nesse v. 1, lemos em Zacarias, como ele estava atordoado por ver sua gente destruída... Tudo causou uma confusão nos sentidos do profeta, até ele ser despertado “como um homem que é despertado do seu sono”.


· É um anjo de Deus que faz o serviço de despertar a Zacarias que, absorto em seus pensamentos e sentimentos, não se animava em reconstruir a cidade.


· · Quando as crises chegam sejam de ordem pessoal, familiar, matrimonial, financeira, essas crises podem causar em nós um impacto tão grande que ficamos depressivos, a ponto de perder de vista a maneira de como resolver nossos problemas... Aí, precisamos ser despertados como pessoas que dormem.


· · E Deus, através de diversas formas, desperta a nossa atenção a fim de reconstruir nossa vida.

· Deus usa a Bíblia, usa a palavra de sabedoria de um irmão, usa uma circunstância para reconstruir nossa vida.


· · E hoje, nesta noite, Deus está despertando você a fim de reconstruir a sua vida!


PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

2. DEUS MOSTRA O SEU VALOR: v. 2


· Nesta visão de Zacarias, depois dele ter sido despertado para ver a maneira como Deus iria reconstruir a nação, é mostrado a ele um candelabro.


· Zacarias descreve esse candelabro como um candelabro de ouro maciço...


· Isto nos leva a pensar que esse candelabro era de um valor incalculável, imensurável...


· · Mas, o que era esse candelabro? Era um símbolo de Israel... O candelabro simboliza o povo de Deus.


· · Deus estava mostrando a Zacarias: “Israel é precioso para mim... aos meus olhos é povo valioso e de grande estima, por isso, faço até o impossível para que esse povo volte a Jerusalém e tenha sua cidade reconstruída e sua vida reconstruída.”


· · As pessoas, para Deus, são de alto valor... não por causa de qualidades próprias ou por causa de boas coisas feitas...


· · VOCÊ É MUITO ESPECIAL E IMPORTANTE PARA DEUS!


· Tal é o amor de Deus por nós e nossa importância para Ele, que Jesus decidiu, voluntariamente, dar-se a morrer pelo perdão de nossos pecados na cruz!


· · Deus ama as pessoas e uma dessas pessoas é você... Você é para Deus esse candelabro de ouro maciço, valioso, formoso e importante!


· · Irmão...Sua vida está destruída, se sua vida está em ruínas, por causa de alguma crise, Deus quer fazer de você um belo lugar de onde Ele viva para sempre.


· · Se você crê em Jesus, você será como um candelabro de ouro, onde a presença de Deus sempre real... Não importa qual seja seu problema ou sua situação, Deus quer reconstruir a sua vida, para seu bem e para a Glória de Deus.

PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

3. DEUS TE FAZ SUPERAR OS OBSTÁCULOS DA JORNADA. v. 7.


· Deus faz essa pergunta...


· Deus falou a Zorobabel pela boca de Zacarias, que ele venceria esse monte... Que ele iria saltar esse enorme obstáculo e iria seguir adiante...


· · Deus falou: “Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos”.


· · Quando em meio as ruínas de sua vida você observar enormes montes de obstáculos que te impedem de seguir adiante, mantenha acesa a chama da fé, porque Deus te ajudará a ir em frente e conquistar a vitória.


· · Alguém disse que se a pessoa fala que não pode, ela acaba não podendo mesmo, mas se ela diz que pode e se convence que pode, então, ela poderá.


· · Quando uma pessoa quer ressurgir do meio dos escombros dos problemas, isso não será simples, mas o Senhor te diz hoje, que está te segurando pela mão, e não haverá nada nem ninguém, que faça frente ou impeça o agir de Deus, tornando sua vida bela e próspera.


PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

4. DEUS TERMINARÁ A OBRA QUE COMEÇOU EM SUA VIDA: vs. 8-9


· Zacarias é o profeta de Deus, e dá a Zorobabel, uma última mensagem que é: Zorobabel mesmo dará início a reconstrução do templo e será ele mesmo, o que a verá terminada.


· Isso, além de ser uma visão é uma promessa na qual Zorobabel devia descansar... não demoraria e a cidade e o templo estariam completamente levantados e com todo esplendor.

· Tudo o que Deus inicia em nossa vida, é absolutamente certo que será terminado.

· Não importa se esteja tão destruída a sua vida, se Deus tem começado sua reconstrução, você irá vê-la concluída!· Deus não é como nós que podemos começar algo e nunca terminar.


· Mas a Bíblia nos garante, se você põe a sua vida nas mãos de Deus, Ele iniciará a obra de reconstrução e, não importa quanto tempo leve, ela será completamente refeita, completamente terminada. Deus promete!


· Jo 4.34; Fp 1.6


Conclusão:

O segredo é ser fiel, e permanecer fiel até o fim! Decida ficar ao lado de Deus até o fim, aconteça o que acontecer.


AUTOR: Pr. Carlito Paes - PIB em SJC/SP


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem