O CRISTÃO DEVE
FALAR PALAVRÃO?
Mt 12.34-37; Ef 4.29; Cl 3.8,9


• A fala é uma faculdade diferenciadora de ser humano (os animais não falam).


• É a expressão do nosso espírito, com ela expressamos nossas reações, sentimentos, idéias, desejos, pensamentos, etc.


• Além disso, o modo e o tom com que falamos normalmente refletem o estado do nosso ser interior (dizemos normalmente, porque podemos algumas vezes falar fingidamente).


• Já que o falar é a principal forma de expressão, a maioria dos pecados que cometemos é com a boca, e muitos outros pecados são também acompanhados por uma expressão verbal.


• A forma corrente de falar torna evidente a decadência moral e espiritual da presente geração.


• O vocabulário utilizado hoje em dia tanto por homens como mulheres, sejam adultos, crianças ou velhos, é um sintoma inconfundível da deterioração dos bons costumes e da pureza de espírito.


• Ao mesmo tempo é um testemunho eloqüente daquilo que impera no coração dos homens: atrevimento, irreverência, agressividade, pessimismo, derrota, leviandade, ironia, presunção, morbidez.



I. O QUE É UM PALAVRÃO?


Uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta cunho chulo, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto-de-vista de algumas religiões ou estilos de vida.

Palavras de baixo calão, calão de baixo nível em Portugal ou simplesmente, palavrões, são formas inadequadas na norma culta da língua portuguesa e geralmente usados de forma popular ... / (http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavr%C3%A3o)

II. O CRISTÃO, COMPRADO E LAVADO COM O SANGUE DE JESUS, PODE E DEVE FALAR PALAVRÃO?


Pessoas que falam palavrões na TV:João Gordo – da MTV - Dercy Gonçalves - Costinha (falecido) Ana Maria Braga, Faustão, Bial - Turma do Pânico


III. POR QUE SERÁ QUE ALGUMAS PESSOAS FALAM PALAVRÃO?


Veja algumas opiniões:


• Existem pessoas que usam o palavrão como um desabafo. (Débora, 16 anos)


• Quando se está de mau humor, o palavrão serve de escapatória. (Fabiano,14 anos)


• Se você está brigando com uma pessoa, é uma forma de "atingir" o outro.(Cinthia, 13 anos)


• Com o palavrão as pessoas demonstram seu lado " marginal". (Ronald, 18 anos)


• Há os que falam palavrão, porque todo mundo fala.(Reny, 17 anos)


IV. QUAIS SÃOS AS CONSEQÜÊNCIAS DO USO DE PALAVRÕES?


O uso dos palavrões traz conseqüências drásticas para os relacionamentos. Confira estas:


• Magoa e agride as pessoas;


• Provoca brigas e desentendimentos;


• Rompe amizades e relacionamentos;


• Faz brotar raiz de amargura.

V. COMO SE LIVRAR DOS PALAVRÕES?


- A gente se acostuma a falar palavrões, mesmo sabendo que isso é errado. É preciso se reeducar, pensar antes de falar. O importante é ter autocontrole.


1. TREINE MUITO


Torna-se difícil mudar o hábito de falar palavrões. É necessário muito treino.

Devemos orientar nossas mentes a reagir com as palavras certas.

Nos momentos de dor, distração e nas crises é que revelamos o que somos.

Reagir frente a essas situações sem palavras obscenas deve ser o nosso objetivo. Até eliminá-los por completo do nosso vocabulário. "Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena". Pv 24.10


2. FAÇA O TESTE - Antes de dizer algo a uma pessoa, faça um teste, perguntando a si mesmo:


• Jesus diria o que estou querendo falar?


• Eu diria isso a Jesus? "Sejam imitadores de Deus". Ef 5.1


3. CONSIDERE O LUGAR


Já aconteceu de você encontrar-se em situações onde é difícil definir o que é obsceno e impróprio? Nestas circunstâncias, para decidir o que é ou não aceitável, é preciso considerar os padrões sociais e a cultura do lugar onde está.

Há certos termos que é seu costume usar, e ao seu parecer não existe problema nenhum em citá-los. Dependendo da situação ou lugar em que está, pode ser considerado como uma palavra vulgar.

Cabe a você, respeitar e considerar as pessoas, não falando tais palavras. Isso ajudará no seu bom testemunho e não escandalizará os que ouvem. "Se a comida serve de escândalo a meu irmão , nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo". 1 Co 8.13

4. FALE PARA EDIFICAR


Um palavrão consiste em tudo que traz uma associação mental, com duplo sentido e cheio de malícia.

Se o que você disser a alguém for bom, e poderá ajudá-lo, então diga. Mas, se provocar tentação, duplo sentido e malícia na mente do outro, então não fale. Diga apenas o que edifica.


Evite conversas obscenas e piadas maliciosas. "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, assim transmita graça aos que ouvem." Ef 4.29


CHEGA DE PALAVRÃO!


De sua boca só saem palavras sujas e maliciosas? Então é bom você parar e analisar o que tem dentro de si mesmo.

Será que você não está dando mais ouvidos ao que dizem por aí, do que construindo sua vida com coisas sadias, que contenham as verdades de Deus?

Está na hora de passar um tempo maior com o Pai, e recorrer à Sua Sabedoria, que se encontra na Bíblia Sagrada.

Você é capaz de ir contra a turma e não entrar nessa de só falar palavrão? Pense muito bem a quem você quer agradar. Ao usar os padrões de Deus você não agradará a toda a turma. Alguns não entenderão sua atitude e podem até rejeitá-lo.

Será que são amigos verdadeiros, esses que não aceitam o seu jeito de ser? Só querem que você viva da maneira deles?

Seja diferente e faça diferença aos seus amigos. Tenha certeza que eles o respeitarão e irão refletir, se o que estão fazendo é certo ou errado. Vamos dizer um basta à turma do palavrão, e elevar o nível das nossas conversas! "... e a boca fala do que está cheio o coração." Lc 6.45



Meus irmãos a nossa língua deve ser usada para edificação do próximo, para profetizar bênçãos, cantar louvores, conversas boas e agradáveis, confessar nossos erros uns com os outros, orar um pelos outros, em fim tudo que for bom e para edificação. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.” Efésios 4.29.


Nossa boca deve ser um canal de bênçãos, não de maldição com palavras pervertidas, pornográficas, piadas usando o nome de Deus, palavrões e muitas outras impurezas que saem da boca. “Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.”.


A Palavra de Deus diz que vamos dar conta de tudo o que falamos que é inútil. “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.” Mateus 12.36.


Nosso falar é de muita responsabilidade, tudo que fizermos em nossa vida deve ser espelhado em Cristo. Se você sente dificuldade de lidar com suas palavras, peça ao Senhor em oração para modificar seu falar, e se preciso compartilhe com algum irmão de sua confiança afim de que ele te ajude, pois às vezes estamos tão acostumado a fazer algumas coisas que parece até que nós não estamos errando, mais aquele erro é tão comum em nossas vidas que fazemos naturalmente, peça a Deus sabedoria para que você possa ser uma benção por onde você passar, onde você estiver.


Que Deus te abençoe.




AUTOR DA PESQUISA:
Pr. Robernane Ferreira Lima


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

  1. Também concordo com tudo o que está escrito, pois a bíblia não mente nunca, mas nós verdadeiros cristãos devemos exortar-nos e aos nossos que xingam para que a luz de CRISTO apareça em nós dando bom testemunho de verdadeiros cristãos, para que ganhemos almas para JESUS!

    Que a graça e paz do Senhor Jesus Cristo seja com vocês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem