A MÃO DE DEUS
1 Pe 5.5-7


O v.6 fala da mão de Deus.


I. O QUE SIGNIFICA A MÃO DE DEUS?


· A mão de Deus é a mão protetora, é a mão que abençoa.


· É a mão do Pai que ama a seu filho e que o guia pelos caminhos corretos.


· · Um pai, em seu verdadeiro juízo, não deseja que algo ruim ocorra a seu filho, por isso, procura levá-lo pelos caminhos corretos, pelos caminhos em que não se ache nada em que o filho possa tropeçar, cair e se perder.


· O filho, então, tem essa sensação de paz e de tranqüilidade: ele caminha por lugares em que nunca andou, mas confia na mão do pai que o segura e guia.


· · Por isso o Senhor nos diz: “Não temas. Eu te levo. Eu te tomo por minha mão direita e não te deixarei até que chegue e tenha contigo aquilo prometi fazer.” Aleluia!


Agora …

II. COMO OPERA A MÃO DE DEUS?


· Diz a Bíblia, aqui no v.6, que para sermos honrados, pela mão de Deus, no tempo certo ou exaltados no tempo devido, é preciso que nós nos sujeitemos humildemente debaixo da mão de Deus.


· · Então, a mão de Deus para operar em nossa honra, em nossa exaltação, precisa que estejamos dispostos a nos agarrar nela.


· · E nem eu nem você, deveríamos encontrar dificuldade para nos agarrarmos à mão de Deus e nos humilharmos debaixo dela, ainda que pareça que Deus não esteja fazendo nada.


· · Porque, amado, Deus é Deus. Se a mão dEle tem tomado a sua e tem se agarrado à sua, é porque Deus tem proposto levar você ao outro lado da avenida, em completa segurança, a fim de cumprir na sua vida o propósito que Ele tem planejado para você em Cristo Jesus! Aleluia.


· Para Moisés, Deus disse: “…Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor?”. (Nm 11.23).


· E o profeta Isaías anunciou: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar…”.


· · Quando você se humilha debaixo da poderosa mão de Deus, a Bíblia diz no Salmo 23, que você estará comendo em frente dos seus inimigos e numa outra parte, a Bíblia diz que seus inimigos não te poderão tocar.


· · A Bíblia até diz: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”! (Hb 10.31).


Agora, quais são os…

III. RESULTADOS DE ESTAR DEBAIXO DA PODEROSA MÃO DE DEUS?


· Aqui em 1Pd 5.6, diz que a mão de Deus nos promove, nos exalta. Está escrito: “ele te exaltará”.


· Ouça, se humilhando debaixo da poderosa mão de Deus, fazendo isso, tarde ou cedo, você alcançará posição de honra, você será exaltado.


· O Senhor diz que te exaltará, ainda que você seja débil, ainda que não tenha forças, mas porque você está segurado pela mão de Deus, Ele te exaltará!


· · Agora, no reino de Deus, para ser promovido, muitas vezes ocorre alguns passos para atrás. Foi assim com a vida de José quando Deus lhe deu uma visão de liderança. Os irmãos tiveram José por louco, mas cheios de inveja, o venderam. Depois, José até chegou a ser colocado num poço e a vida dele foi perdendo o brilho. Parecia que o propósito de Deus não iria se cumprir.


· · Mas, quando parece que o filho de Deus andou para atrás, é quando ele está para ser exaltado por Deus.


· · Daniel também experimentou isso. O rei Nabucodonosor proibiu a adoração a Deus e decretou que sua própria estátua fosse cultuada. Mas Daniel era temente a Deus e orava três vezes por dia. E por causa disso foi lançado na cova de leões, de leões ferozes, ferozes e famintos… parecia o fim de Daniel.


· Porém, o Senhor o tirou de lá; Deus levantou Daniel da cova, mas humilhou o rei… porque Deus promove, Deus levanta aqueles que se humilham debaixo de sua poderosa mão e Ele envergonha os inimigos dos seus filhos…


Como diz o Sl 23: Deus põe uma mesa para seus filhos na presença de seus inimigos.


· · Portanto, ouça: quando você se coloca debaixo da mão de Deus, ainda que pareça que você andou para atrás, é porque você vai ser colocado adiante, é porque chegou a hora em que Deus te exaltará.

· · Então, ainda que pareça que o seu sonho, a sua visão esteja demorando se cumprir e parece que você andou para atrás, ouça o que o Senhor te diz: “Eu vou te exaltar na presença de teus inimigos”.


Conclusão


· Deus tem um projeto para a sua vida. Deus criou você para um propósito!


· · Você não nasceu por casualidade; você nasceu porque Deus tinha um propósito contigo. Deus tem um plano para te colocar numa posição de honra!


· · Humilhe-se, pois, debaixo da poderosa mão de Deus e você será exaltado em tempo oportuno!




AUTOR: Pr. Walter Pacheco da Silveira


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem