AS MENTIRAS
QUE DIZEMOS
PARA NÓS MESMOS
(Tiago 4:7-12)


· Como é que o diabo mais ataca os crentes? É através da mentira.


A Bíblia em João 8:44 afirma: “Que o diabo é o Pai da mentira”.


· Agora, como é que o diabo fala mentira para nós? O diabo é um espírito, então ele sopra nos ouvidos. Ele não fala na 3ª pessoa. Fala sempre na 1ª pessoa. E nisto a pessoa entende que é ela que está fazendo tais afirmações.

Ex. “Eu não consigo”


· · O que devemos fazer então?

Como o texto nos mostra (v.7) precisamos resistir a ele, crendo naquilo que a Palavra de Deus diz para nós.


Vejamos então quais são estas mentiras que dizemos de nós mesmo:


Primeira Mentira:

“Eu não tenho tempo”


· Para orar, estudar a palavra, visitar alguém, fazer consolidação de alguém, participar do culto,etc.


· Mas a palavra de Deus nos diz em Mateus 16:26.


· Amados, o Reino de Deus tem de vir em 1º lugar. Essa tem de ser a prioridade.


Segunda Mentira:

“Eu não tenho tempo. Depois eu faço isso.”


· E quem se permite dar ouvidos a esta mentira, deixa sempre as coisas para depois.


· “Não se envolva com Deus, você é novo demais! Quando for mais velho terei tempo”.


· · A palavra de Deus de Deus nos diz: (I Pe 1:24; Tg 4:14).


· Hoje é o dia de nós servimos a Deus, não sabemos do amanhã. Este, a Deus pertence.

Terceira Mentira:

“Ninguém vai me ver”


· Engano seu querido, “os olhos do Senhor estão sobre todo “homem”.


· Isso por um lado é benção saber que os olhos de Deus te acompanham em todo tempo. Isso nos traz refúgio, paz, todavia esse fato tem implicação: não existe privacidade!


· Então não tente uma vida dupla. Amados, não basta termos encontros com Deus, precisamos é permanecer na presença de Deus.


Quarta Mentira:

“Deus sabe que sou assim, Ele me fez assim”


· Isso é verdade irmãos?

Vejamos o que nos diz a Palavra a respeito do próprio Lúcifer, em (Ez 28:15).


· “Ah eu sou nervoso. Isso é coisa de temperamento. Toda minha família é assim.”


· Mentira! Deus não faz ninguém sem domínio próprio, o Senhor nos fez perfeitos.


· (Atos 17:30) - (Lucas 13:4)


Quinta Mentira:

“Eu posso fazer o que eu quiser. Basta pedir perdão depois”.


· O pecado na vida de um crente é um acidente.


· Note o sangue de Jesus não é limite de crédito, para que pequemos contando com o perdão dEle.


· Quando se usa da graça de Deus desta maneira indevida, isso é chamado de rebelião.


· (Hb 10:26 a 31).

Sexta Mentira:

“Se as minhas intenções são boas, então ta tudo bem”


· Se eu sou sincero, isso basta! Isto é mentira do diabo.


· É óbvio que sem um coração sincero, ninguém poderá se aproximar de Deus. Mas só sinceridade, só não basta, mas sim a vontade de Deus.


· (I Cr. 13:5-10) Davi tinha boa intenção. Foi até um desejo sincero de agradar a Deus. Mas por não fazer o correto, o resultado foi a morte de Uzá.


Sétima Mentira:

“A maioria das pessoas faz assim”


· O diabo vai sempre querer sussurrar isto no teu ouvido. “Todo mundo faz, porque eu não posso fazer”.


· A Bíblia nos orienta que não podemos seguir o curso da maioria, mais sim a vontade de Deus, que encontramos na Sua palavra.


· Nós somos deste mundo ( I João 2:15-17)


· Somos embaixadores de Cristo aqui na terra. As normas que se obedecem em uma embaixada, num determinado país, não são as do País onde está a embaixada, mas sim as do local de origem da mesma.


· Aleluia! Você é como Elias, perturbador de Israel (1Rs 18:17).


Oitava Mentira:

“Eu já sou velho já fiz a minha parte, já dei minha contribuição”


· E nisto a pessoa se acomoda e não faz nada para Deus. Isso é mentira do diabo!


· Os idosos eram atuantes na igreja primitiva (Tito 2:2-5, Atos 15:22). Note que o texto deixa claro a proposta do discipulado.


Nona Mentira:

“Não adianta pregar pra ele”


· Mentira do diabo. É mentira porque não é a pessoa que se converte mais sim Deus que converte a pessoa.


· Não somos nós que escolhemos a Deus, Ele é quem nos escolhe.


· Se Deus nos converteu, Ele converte qualquer um.


Autor deste Esboço:Pr. Luiz Eduardo S. Silva


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem