* O livro de Jó fala de um homem muito especial. Ele é apresentado no início da história como um servo de Deus admirável, abençoado com muitas riquezas e uma família maravilhosa. Deus tinha muito prazer na vida de Jó!

* Sua vida de fé e obediência é uma inspiração para todos nós. Viveu uma vida agradável a Deus.

Como deve ser uma vida que agrada a Deus?
I – Deve ser uma vida comprometida com a integridade moral

=> O texto diz que Jó era íntegro e reto.
=> Integro significa inteiro, completo.

=> Essa é uma referencia à sua retidão moral e a nobreza de seu caráter. Ele era completamente honesto. Sua vida resistia a qualquer investigação.

=> Poucas são as pessoas em nossa sociedade que resistiriam uma investigação.
=> Vivemos em um mundo onde a falta de caráter tem sido marca registrada de muitas pessoas. Compromisso com os princípios morais é coisa que muita gente não tem interesse em assumir.

=> E por isso nossa sociedade vai sendo corroída, minada, destruída por pessoas sem moral, sem caráter, que se colocam a serviço do mal.

=> Mais do que nunca, precisamos de homens e mulheres como Jó, que possam ser testados, provados e reconhecidos pela sua nobreza de caráter e integridade moral.

Como deve ser uma vida que agrada a Deus?
II – Deve ser uma vida que se desvia do mal

· Deus se agrada de uma vida que se afasta, se desvia do mal.

· Ao ressaltar a integridade de Jó, o texto diz que ele se desviava do mal. Isso significa que seu estilo de vida era o resultado de uma atitude.

· Ele se esforçava para se manter íntegro. Sabia que não estava imunizado contra o erro e que precisava estar atento o tempo todo para não cair, não se corromper.
·
· Muito diferente foi a vida de Ló, que sabia que os moradores de Sodoma eram grandes pecadores contra o Senhor - Gn 13:13, mas foi armando a sua tenda até chegar naquela cidade e ali se estabeleceu, rejeitando a ajuda dos anjos para tira-lo daquele meio perverso, pois havia se acostumado com o mal.
·
· Foi salvo da destruição porque os anjos foram insistentes e o arrastaram para fora da cidade.
·
· No Salmo 40.12 Davi diz que estava cercado pelo mal “Males sem número me cercam”.
·
· Daí a necessidade que temos de nos desviar do mal, ao contrário seremos alcançados por ele, e teremos nosso caráter comprometido, manchado, corrompido.
·
· O cristão está cercado pelo mal e precisa viver como Jó, desviando-se do mal.
·
· O ímpio é muito diferente! A Bíblia declara que o mal está em seu coração, Salmo 28:3.

Como deve ser uma vida que agrada a Deus?
III - Uma vida comprometida com Deus.

· Deus deseja que sejamos comprometidos com Ele. Isso é diferente de ser apenas religioso.
·
· Milhões de pessoas são religiosas, mas não tem qualquer compromisso com Deus.
·
· O texto diz que Jó era temente a Deus. TEMER é tributar reverência e respeito.
·
· Isso significa que Jó era um servo de Deus consciente do seu papel; tinha uma vida devota e submissa. Seu prazer era amar ao Senhor e obedecer a sua palavra.
·
· Em Eclesiastes 12:13 lemos “Temer a Deus e guardar seus mandamentos é todo o dever do homem”.
·
· Mas, o que é TEMER ao Senhor? Temer a Deus não é ter medo, mas é perceber a grandeza de Deus, perceber quem ELE é. E isso depende de conhecê-lo.
·
· O conhecer a Deus é o principio do saber, pois só assim podemos conhecer a nós mesmos. Ninguém se conhece se não conhecer a Deus, e esse é o grande problema da humanidade.
·
· Há muita gente pensando que é grande, que é poderoso, porque não conhece a si mesmo. Por isso o principio de todo saber está no Temor do Senhor.
·
· Quanto mais alguém conhece a Deus, mas humilde e dependente se torna.
· Quando olhamos para uma pessoa, sabemos se teme ou não ao Senhor. Atos 9:31; Dt 10:12
·
· Jó amava a Deus. Vemos isso quando foi incitado por sua esposa a blasfemar contra Deus e morrer. Ele respondeu: Jó 2:10 e 19:25. Esta é sem dúvida uma declaração de fé. Jó era amigo de Deus.

Conclusão

· Como está sua vida?
· Acha que está agradando ao Senhor?
· Que tal deixar tudo de lado e se entregar ao Senhor de todo seu coração, de toda sua alma, e com toda a força de sua vida?
·
· Ele vai ajudar você a ter um bom caráter, a se desviar do mal. Em Cristo você poderá ter uma vida nova. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” II Cor. 5:17.
·
· Além da transformação que Ele opera em sua vida aqui neste mundo, Ele garante a você a vida eterna.
·
· Você deseja ter uma vida que agrade a Deus?
· Então pratique o que acabou de ouvir.
· Tenha uma vida íntegra e reta; desvia-te do mal; e tema a Deus, amando-o de todo coração, alma, entendimento e forças.


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem